Mais Chicago
Na cerimônia de entrega do "Globo de Ouro" de 2003, onde foram premiados os filmes produzidos e exibidos nos EUA em 2002, um dos laureados foi Richard Gere, eleito Melhor Ator de Filme Musical ou Comédia pela elogiada superprodução "Chicago".
(...) Ao receber a estatueta, Richard Gere agradeceu em seu discurso, entre outros, àquela que lhe ensinou a sapatear para o filme: Cynthia Onrubia.
(...) Rob Marshall, o elogiado diretor e coreógrafo de "Chicago" (seu primeiro trabalho como diretor para cinema, mas com inúmeros trabalhos como coreógrafo de musicais da Broadway), havia sido coreógrafo de uma peça que ficou em cartaz no "Criterion Center Stage Right", de novembro de 1998 a fevereiro de 1999, chamada "Little Me", onde justamente Cynthia Onrubia era diretora associada e participava como coreógrafa.
Cynthia começou cedo, e já havia também sido auxiliar do coreógrafo Peter Martins em "Song and Dance", que ficou em cartaz no Royale Theatre, de setembro de 1985 a novembro de 1986. Na Broadway também foi coreógrafa assistente em produções conhecidas, como "Victor ou Victoria" (1995 a 1997), "Metro" (1992), "Cabaret" (1998) entre outros, e participou como bailarina em peças como "Cats" (montagem de 1982 a 2000) e "A Chorus Line" (durante a temporada de 1975 a 1990).
(...) assinou a coreografia de "Máfia de Novo no Divã" ("Analyse That"), participou da curiosa cena da "festa-Marx" em "Todo Mundo Diz Eu Te Amo", de Woody Allen. Como coreógrafa, participou em 2003 do novo filme de Tim Burton, "Big Fish", com os excelentes Ewan McGregor, Albert Finney e Jessica Lange.
Depois da entrega do Globo de Ouro, Richard Gere comentou aos jornalistas: "I had this extraordinary teacher, Cynthia Onrubia. I trusted her, so I just gave myself to her.".