quarta-feira, agosto 02, 2006

Rio, RJ - Off-Tap - Correios em Movimento

Do Segundo Caderno do jornal O Globo de hoje, em reportagem de Suzana Velasco:

Festival de dança começa hoje com diversidade cultural

Começa hoje a quarta edição do Correios em Movimento, que até domingo leva, para o Centro Cultural Correios, espetáculos de nove companhias de dança nacionais e internacionais. A Cia. Nacho Duatto, da Espanha, seria a décima participante, mas não conseguiu embarcar devido a um overbooking no vôo. A alemã Juscka Weigel, que se apresenta no sábado, dança também amanhã, substituindo o grupo espanhol. Todas as apresentações são gratuitas, com distribuição de senhas a partir das 12h.

O tema do festival deste ano, a diversidade cultural, surgiu na parceria com a rede internacional Les Reperages, sediada na França, com atividades e festivais ligados à dança. Desde o ano passado, o Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro, coordenado pela coreógrafa Giselle Tápias, participa do grupo.

- O objetivo de Les Reperages é a troca de experiências de vários países. Depois que os grupos se apresentam em Lyon, fazem residência em um dos países da rede, e este ano será no Brasil. Aproveitamos para que alguns grupos dessa residência também se apresentassem por aqui. Procurei escolher trabalhos completamente diferentes - diz Giselle, coordenadora artística da mostra.

A apresentação de hoje, às 19h, terá "Valises", da Ana Vitória Dança Contemporânea, "Khi", de Gícia Amorim, e "Tempo líquido", de Maria Alice Poppe - que será indicada por Giselle como a próxima brasileira a se apresentar na rede Les Reperages, em março do ano que vem. Todos os participantes desta edição, que ainda inclui grupos da Suíça e da França, estarão com outros grupos do resto do mundo na “residência” da rede, que será realizada entre os próximos dias 7 e 13 no Rio.

Durante o festival de dança, além de workshops com Edmond Russo, da França, e Juscka Weigel, Aírton Tenório fará uma oficina especial com participantes do AfroReggae, da Escola de Dança da Maré, do projeto Encantar (da Cia. Étnica de Dança) e do projeto Engenho das Artes, cujo resultado será apresentado no espetáculo de domingo.


Fonte do texto acima: clique aqui se for cadastrado no Globo Online.

Marcadores: , , ,