quarta-feira, setembro 27, 2006

Saudades de Donald O'Connor

Donald OConnor - fonte: internetTrês anos atrás, no dia 27 de setembro de 2003, falecia o ator, sapateador e multiartista Donald O'Connor (foto).

No boletim enviado na época do falecimento, em 29.09.2003, o Divulgando falou um pouco sobre sua carreira (o texto vai abaixo), baseado em outro post de setembro de 2000. Dois dos links indicados no boletim na época não estão mais no ar atualmente, mas substituo por outros:

- Fotos
- Biografia

além de outro site oficial, em

http://donaldoconnor.org/

.....

Faleceu no dia 27 de setembro de 2003 em Calabasas, California, EUA, o ator, sapateador e multiartista Donald O'Connor. Mais um grande nome que se vai, fica aqui nossa saudade e respeito por sua brilhante carreira.

Sétimo filho de uma família circense, onde todos cantavam, dançavam, eram palhaços, acrobatas ou trapezistas, Donald O'Connor nasceu em Chicago, Illinois, em 28 de agosto de 1925. Estreou no palco com apenas 3 dias de vida, enquanto sua mãe tocava piano. Todos os membros da família tinham uma ou mais especialidades e se apresentavam em circos e palcos, formando a "The O'Connor Family - Royal Family of Vaudeville".

Donald O'Connor era talentoso desde pequeno, e cresceu em meio aos grandes nomes do cenário musical americano. Com apenas 13 meses de vida começou a ganhar um salário de US$ 25 por semana, pois já fazia parte efetiva dos shows, e o vaudeville era de fato seu lar. Suas primeiras aulas de dança aconteceram quando ele tão pequeno que ele não consegue se lembrar quem foi seu primeiro professor. Oficialmente, seu primeiro filme, com 12 anos incompletos, foi um musical da Warner Brothers chamado "Melody for Two", mas ele considera como seu primeiro filme de verdade "Sing You Sinners", produzido em 1938. Consta que Bing Crosby, astro do filme, ficou tão impressionado com Donald que teria perguntado "Há algo que ele não possa fazer?"

A partir daí, fez diversos filmes, participando de muitos dos grandes musicais de Hollywood. Do diretor americano Stanley Donen à nossa mestra Cíntia Martin, são muitos os que consideram 'Moses Supposes' uma das melhores sequências de sapateado da história do cinema, cena integrante e essencial do musical "Singin' in the Rain", unindo de forma inesquecível Donald O'Connor e Gene Kelly. Do mesmo filme, "Make 'Em Laugh" é talvez o solo que faz Donald O'Connor ser mais lembrado, em uma sequência de acrobático, hilário e energético virtuosismo, sem falar em "Good Mornin'" e tantas outras. Donald O'Connor ganhou um Globo de Ouro por sua atuação em "Singin' In The Rain".

Foram mais de 60 filmes para o cinema, além de mais de uma dúzia de participações em séries e programas de TV, desde anfitrião no "The Colgate Comedy Hour" (pelo qual ganhou um Emmy em 1954), a participações especiais nas mais recentes "Frasier" e "The Nanny", além de seu próprio "The Donald O'Connor Show", que estreou em 1954.

Em 1979, O'Connor foi hospitalizado, e consta que por problemas com bebida. Mas na última década manteve-se me plena atividade: em 1992, produziu uma fita denominada "Let's Tap" e participou do filme "Toys" estrelado por Robin Williams, e em 1997 participou de "Out of Sea", com a dupla Jack Lemmon/Walter Matthau, além de alguns episódios de séries de TV dos anos 90, como "Frasier". A saúde do ator vinha se deteriorando havia muito anos.

A família de O'Connor divulgou um comunicado curto dizendo que o ator fez piadas sobre o Oscar em suas últimas horas de vida. Ele teria dito: "Gostaria de agradecer à Academia pelo prêmio pelo conjunto da obra que eu eventualmente receberei."

Toda a filmografia de Donald O'Connor você pode encontrar em :

http://us.imdb.com/Name?O%27Connor,+Donald

Fonte: boletim do Divulgando o Sapateado Por Aí de 29.09.2003.