sexta-feira, novembro 24, 2006

Happy Feet - Jornais - 2

Texto na edição de hoje do jornal O Estado de Minas de 24.11.2006, em "Divirta-se". Cita a participação de Savion Glover.

O Rei do Gelo

Alguém já ouviu dizer que pingüins conseguiram passar a perna em agentes secretos? Pois é. "Happy feet, o pingüim" estreou no último fim de semana nas telas americanas junto com "Cassino Royale", a 27ª aventura cinematográfica de James Bond, o agente secreto 007 de sua majestade. Tudo bem que James Bond faz bonito em outros mercados, como o Reino Unido e a Rússia, e que a vitória foi apenas por um nariz – ou bico –, mas o fato é que os americanos se apaixonaram pelo pingüinzinho.

Os heróis de "Happy Feet, o pingüim" são pingüins-imperiais, a mesma espécie que, há poucos meses, fez muito sucesso no documentário "A marcha dos pingüins". Só que, enquanto daquela vez tínhamos aves de carne, osso e penas sendo gravadas em situações reais, dessa vez encontramos as peripécias dos bichinhos vividas por imagens animadas em computadores. O "happy feet" (pés alegres) do título refere-se a um pingüim com insuperável talento para a dança – num bando em que apenas o canto é valorizado como forma de expressão. Apesar de discriminado, o herói, Mano, juntamente com seus amigos, acaba sendo o responsável pela salvação de toda a comunidade de pingüins. O filme é dirigido por George Miller, que o grande público conhece, principalmente, por Mad Max.

Como vem ocorrendo no mundo dos desenhos animados, "Happy feet, o pingüim" flerta bastante com novas tecnologias. Para as seqüências de dança, a produção usou o sistema de motion capture, que registra digitalmente movimentos de pessoas e usa esses registros como base para que os desenhos se movam como se fossem realmente seres vivos. As coreografias de Mano, no mundo real, foram criadas e interpretadas por Savion Glover, um dos maiores astros do sapateado contemporâneo. Os fãs do cinema se lembram dele ainda menino, contracenando com dois cobras do gênero, Sammy Davis Jr. e Gregory Hines, no filme "A dança de duas vidas".

Mas houve espaço, também, para tecnologias antigas, mesmo se na versão digital contemporânea: antes que Happy Feet fosse criado, seus realizadores foram até a Antártica e produziram 80 mil fotos com os pingüins-imperiais verdadeiros. Dublando a versão original de Happy Feet estão alguns astros de sucesso, como Elijah Wood ("O Senhor dos Anéis"), Hugh Jackman ("X-Men"), Nicole Kidman ("As Horas") e Robin Williams ("Sociedade dos Poetas Mortos"). A versão brasileira pode não ser tão nobre, mas conta com pelo menos alguns nomes de peso. Mano é interpretado por Daniel de Oliveira, mas o público também vai reconhecer no áudio a voz do cantor Sidney Magal.

Marcadores: , , ,