quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Pan 2007

Matéria da página 21 do jornal O Globo deste dia 14.02.2007, de Luiz Ernesto Magalhães:

Festa de abertura do Pan terá 7 mil bailarinos
Ensaios começam em maio sob a supervisão de coreógrafo americano responsável por cerimônias de 4 olimpíadas

Um batalhão de dez mil pessoas, entre elas sete mil bailarinos e dançarinos amadores e profissionais, todos voluntários, começará a ensaiar, até o início de maio, a coreografia das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos PanAmericanos (13 a 29 de julho).

Os detalhes dos shows a serem realizados no Maracanã são mantidos em sigilo pelo Comitê Organizador do Pan (CO-Rio), que confiou o comando da festa ao americano Doug Jack, especialista em dirigir multidões em megaeventos.

Jack tem no currículo as cerimônias das quatro últimas Olimpíadas: Atenas (2004), Sidney (2000), Atlanta (1996) e Barcelona (1992) e da Copa do Mundo de 1994 (Estados Unidos). Ainda em 2002, ganhou um Emmy (espécie de Oscar para produções artísticas) pelos show do Jogos de Inverno de Salt Lake City, nos EUA.

"Doug Jack já pôs para dançar 250 mil pessoas em sua carreira. Mais de 3,5 bilhões de espectadores em todo mundo já assistiram aos seus shows" informa um trecho da homepage pessoal do coreógrafo.

Doug Jack desembarcou no Rio e começou a trabalhar no fim de janeiro. Diariamente, assiste às apresentações de alunos de academias de dança no Centro Coreográfico da prefeitura, na Tijuca, para escolher os melhores. Até abril, alunos de 500 escolas de balé e dança passarão pela peneira. As inscrições para candidatos ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do CO-Rio (www.rio2007.org.br).

- Nossa audição aconteceu no sábado passado e estamos entre as primeiras escolas escolhidas. Participar dos Jogos Pan-Americanos é um sonho - disse a diretora da escola Petit Danse, Nelma Darze, que terá 120 alunos nos dois eventos.

A direção das cerimônias de abertura e encerramento do Pan está sob a coordenação da carnavalesca da Imperatriz Leopoldinense, Rosa Magalhães, e de Luiz Stein. Os dois não falam sobre o que está sendo planejado, pois o contrato assinado com o CO-Rio tem cláusula de sigilo. Sabe-se, porém, que a equipe que organizará as cerimônias é formada por 20 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.

Além de Doug Jack, outro contratado foi Scott Givens, consultor do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ele é vice-presidente de Entretenimento da Disney World.

Procurado, o CO-Rio não se pronunciou ontem sobre a equipe, contratada como consultora.

O grupo será pago com verba do Ministério do Esporte repassada para o CO-Rio organizar as cerimônias e também a premiação dos atletas. Segundo um convênio assinado em 24 de janeiro, deverão ser gastos R$ 6,5 milhões. Deste total, R$ 2,5 milhões já foram liberados.

O Pan está numa espécie de contagem regressiva. Ontem faltavam 150 dias para o evento. Para hoje está marcada uma reunião em Brasília com a ministra do Planejamento, Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e representantes da prefeitura. O objetivo é acertar os últimos detalhes em relação à organização e ao financiamento do evento."

Marcadores: , ,