terça-feira, março 06, 2007

Rio, RJ - Pan 2007 - Músicas

Para os que andam procurando notícias do Pan 2007, mais uma, da edição de ontem, 05.03.2007, do jornal O Globo:

Os 7 mil bailarinos que participarão das cerimônias de abertura e encerramento do Pan no Maracanã serão embalados por uma trilha sonora cujo repertório terá 90% de música brasileira. Boa parte das canções terá novos arranjos, que poderão ser tocados ao vivo pelos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) ou em gravações. A trilha sonora do Pan está sendo desenvolvida em sigilo desde agosto de 2006 pelo músico paulista Ale Siqueira, de 33 anos.

-- O grande desafio está sendo conciliar o projeto com os problemas de acústica do Maracanã, comuns em locais abertos, como um estádio de futebol. Serão trilhas diferentes para as cerimônias de abertura e encerramento, não apenas do Pan mas dos Jogos Para-Pan-Americanos. Claro que abriremos espaço para ritmos latinos e americanos em homenagem aos demais participantes do evento. Mas a prioridade será música brasileira, não necessariamente MPB. Afinal, o Rio 2007 será uma festa autenticamente do Brasil -- explica Ale Siqueira.

A cerimônia de abertura do evento (dia 13 de julho) deve ser a mais longa, com cerca de duas horas de duração. Além da trilha sonora, artistas deverão se apresentar ao vivo no Maracanã.

A relação das atrações, no entanto, não foi divulgada, já que, por enquanto, os acordos existentes com os empresários são apenas verbais. Parte do repertório será apresentado a partir de meados de maio, quando começarão os ensaios dos dançarinos.

"O maestro do Pan" explica não ter preconceito em relação a estilos musicais. Qualquer ritmo pode entrar na trilha sonora. Siqueira, no entanto, recusa-se a revelar a lista de músicas pré-selecionadas. Nem mesmo se "Cidade Maravilhosa" (hino oficial do Rio) foi incluída ele conta, argumentando que assinou um contrato com o Comitê Organizador (CORio) que exige sigilo sobre o repertório da cerimônia. A multa pela quebra do acordo é salgada: chega a R$ 90 mil.

-- Mas não falta quem não dê palpite sobre que música deve ou não ser incluída: amigos, parentes, vizinhos -- diz.

Atualmente, Ale Siqueira mora em Salvador. Ele conta que é a primeira vez que produz uma trilha sonora para um megaevento esportivo. Sua experiência vem da produção de CDs com nomes da MPB como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Tribalistas, Tom Zé e Carlinhos Brown. Um de seus últimos trabalhos foi o CD "Infinito particular", de Marisa Monte.


Mais posts sobre o Pan clicando aqui.

Marcadores: , ,