Rio, RJ - Off-Tap - Coreógrafos do Pan
Afinal, onde está Doug Jack?
Mistério: Diretor da coreografia da cerimônia de abertura do Pan abandona a festa
Afinal, que fim levou Doug Jack [foto ao lado] ? Sete meses após desembarcar no Rio, o festejado diretor da coreografia que será apresentada sexta-feira na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos no Maracanã foi embora e não deve assistir ao show que ajudou a conceber. A não ser que ocorra uma surpresa de última hora, o comando dos mais de 6 mil dançarinos voluntários será de responsabilidade do britânico Bryan Walters, o assistente de Doug que num português aprendido neste pouco tempo de Brasil tem animado os voluntários nos ensaios. Ele terá a ajuda de uma equipe de 26 coreógrafos brasileiros, incluindo Carlota Portela, Renato Vieira e Lola Gabriel.
Especulações sobre o sumiço
O Comitê Organizador do Pan (CO-Rio) alegou ontem que Doug Jack voltou aos EUA na sexta-feira passada por problemas pessoais. Ele ou alguém da família, que o CO-Rio não esclareceu, estaria doente. Mas a ausência da estrela, que nos últimos meses dividia seu tempo entre caminhadas na Zona Sul e os ensaios para o Pan, gerou uma onda de especulações. Procurado pelo GLOBO, o diretor de Marketing do CO-Rio, Leonardo Gryner, responsável pela festa, não retornou as ligações, aumentando mais o mistério.
As versões se multiplicam sobre o paradeiro do coreógrafo, que chamava atenção não apenas pela calvície absoluta como pelas frases motivadoras que expressava a cada ensaio. As comunidades de voluntários do Pan no Orkut ajudam a espalhá-las. Todos querem saber que fim levou o homem que desde Barcelona (1992) seleciona e dirige as cerimônias de abertura e encerramento de Olimpíadas. Segundo essas versões, Jack teria se irritado com recados deixados em seu site por torcedores fanáticos, irritados com o fechamento do Maracanã para a conclusão dos preparativos da cerimônia. Outros afirmam que o coreógrafo teria ficado insatisfeito com as limitações orçamentárias do evento. Outra versão dá conta de que Doug Jack teria se assustado com a violência do Rio, já que alguns voluntários tiveram objetos roubados durante os ensaios no Sambódromo, apesar de o espaço estar sendo vigiado por agentes da Força Nacional de Segurança.
-- Eu simplesmente não posso falar sobre isso, senão vou tomar uma bronca. Desculpe, mas não me ligue mais para perguntar sobre isso -- disse ontem uma integrante paulista da equipe de Jack.
No site pessoal de Doug Jack não havia ontem qualquer referência a uma suposta despedida à francesa. No site, ele confirmava a participação na equipe do Pan.
Ontem à noite no Maracanã, houve mais um ensaio para a cerimônia de abertura. E ninguém deu explicações aos voluntários sobre o desaparecimento de Doug Jack.
-- Ele foi embora mesmo? Engraçado, até agora não confirmaram nada para a gente. Parecia um cara legal e gostava de fazer média, já que quase sempre aparecia vestido com uma camisa do Brasil -- contou uma voluntária pelo telefone celular, durante um dos intervalo dos ensaios.
Em março, na única entrevista que deu no Brasil, a um repórter do GLOBO, que para abordá-lo se inscreveu como candidato a dançar na cerimônia de abertura, Jack afirmou que contava com o entusiasmo dos voluntários para promover um espetáculo grandioso.
.....
UPDATE - 10.07.2007, 13:35h - O Terra confirma a ausência de Doug Jack na cerimônia de abertura do Pan: clique aqui para ler.
Marcadores: Especial, Off-Tap-RJ, Pan 2007