terça-feira, julho 17, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Obituário - Eugenia Feodorova

Do Obituário do jornal O Globo desta terça, 17.07.2007, sobre o falecimento da bailarina Eugenia Feodorova (foto: arquivo de O Globo):

A mestre do balé russo no Brasil

Foi pelas mãos de Eugenia Feodorova que o Teatro Municipal do Rio recebeu, em 1959, a primeira versão completa do balé "O lago dos cisnes" na América do Sul. Nascida em Kiev, capital da Ucrânia, na antiga União Soviética, Eugenia chegou ao país em 1954, trazida pela bailarina Dalal Achcar. E se tornou uma das principais transmissoras da tradição do balé russo no Brasil.

-- Ela trouxe a escola russa, que depois invadiu o mundo inteiro, e nos deu a chance de conhecer o que é a verdadeira dança -- disse a bailarina Bertha Rosanova, eleita por Eugenia para estrelar a versão integral, em quatro atos, de "O lago dos cisnes".

Eugenia começou sua carreira aos 6 anos, em Kiev. Depois da Segunda Guerra Mundial, quando foi levada para um campo de trabalho forçado, foi primeira-bailarina da Companhia Orlikovsky, em Munique, da Ópera de Liège, na Bélgica, e do Ballet do Scala de Milão. No Rio, tornou-se coreógrafa do Municipal em 1958.

-- Ela foi muito importante para o Municipal. Fui ensaiada por ela muitas vezes, sempre com grande dedicação -- diz a bailarina Ana Botafogo.

Há 50 anos, a bailarina criou a Academia de Ballet Eugenia Feodorova, em Copacabana, onde formou bailarinos como Rosália Verlangieri, Isolina Sodré e Roberto de Oliveira -- que hoje administra o local, onde ensaia sua companhia, a DeAnima.

-- Não existia ninguém com a tradição de ensinamento do balé russo e Eugenia formou gerações de bailarinos -- diz Oliveira.

Segundo Rosália, Eugenia valorizou muito os bailarinos brasileiros.

-- Tudo o que aprendi de balé foi com ela -- conta.

Eugenia Feodorova morreu ontem, aos 82 anos, no Hospital São Silvestre, onde estava internada com complicações decorrentes de uma antiga cirurgia na bexiga. O corpo será velado hoje no Teatro Municipal, das 9h às 11h.

Marcadores: ,