terça-feira, agosto 07, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Momix no Rio

Reportagem de Suzana Velasco em O Globo, Segundo Caderno, na segunda, 06.08.2007:

Momix volta ao Rio com seu universo ilusionista de desertos, luas e mares
Unindo dança e efeitos visuais, grupo mostra 'Opus cactus' e 'Lunar sea'

Fenômeno de popularidade, o Momix volta ao Rio com dois de seus maiores sucessos. Nos espetáculos no Teatro Municipal, que fazem parte da série O GLOBO em Movimento, o grupo apresenta "Opus cactus" (hoje e na quarta-feira, dia 8) e "Lunar sea" (dia 9). Nos próximos dias 11 e 12, a companhia que une dança e efeitos visuais mostra "Opus cactus" no Citibank Hall.

Criada há 27 anos pelo coreógrafo Moses Pendleton, o Momix se tornou célebre pelo caráter teatral e ilusionista de seus espetáculos, em que os vigorosos bailarinos criam imagens de seres estranhos e evocam estados de sonhos, brincando com o olhar do espectador.

Em "Opus cactus", o coreógrafo se inspirou no deserto do Arizona para criar plantas exóticas, serpentes gigantes e pássaros coloridos.

-- Sempre me interessei pelo mundo natural, isso influencia meu pensamento visualmente. No Momix, buscamos a realidade de um outro mundo, imitando coisas que não são nem humanas -- afirma Pendleton, que, depois do Rio, segue em turnê pelo Brasil. -- Em "Opus cactus", fui influenciado pelo ambiente árido do deserto, pela luz e pela forma do cactus. O espetáculo tem uma mistura de músicas que dá a sensação, nada literal, de passearmos por vários desertos pelo mundo.

Em "Lunar sea", a grande atração é a iluminação em ba cklight, que, unida à qualidade técnica dos bailarinos, cria a impressão de que eles flutuam ou têm apenas parte dos corpos.

Segundo Pendleton, é uma das peças mais difíceis do Momix, porque exige extrema precisão dos bailarinos. Se eles errarem qualquer movimento, todo o efeito desaparece.

-- "Lunar sea" é nosso espetáculo mais ilusionista. É como se estivéssemos explorando elementos de uma outra gravidade, assistindo a um balé na lua.

Marcadores: