terça-feira, setembro 04, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Contemporâneo

Do jornal O Globo desta terça, 04.08.2007:

30 Anos de Vida em Movimento

O Grupo Coringa, companhia pioneira da dança contemporânea carioca, festeja três décadas de atividades em uma semana de comemoração, com mesas-redondas, exposição fotográfica, workshopscomprofessores do grupo e apresentações de dança. Ter: às 10h, workshop "Harmonização pela dança" com Michel Robim. Às 17h, workshop "Expressividade numa vida em movimento", com Ana Christina de Andrade.

Às 19h, mesa-redonda "A presença do movimento na saúde, educação, espiritualidade, organizações e no trabalho social", com Nilton Bonder, Viviane Castello Branco, Cleonice Dias de Almeida e outros.


Centro de Movimento Deborah Colker:
Rua Benjamim Constant 30 - (21) 2539-7909.
Ter, a partir das 10h. Livre.

.....

Música com toques de poesia, teatro e vídeo

Evento leva ao Oi Futuro espetáculos, oficinas e mesas-redondas sobre os sons dos dias de hoje

(O Globo, 04/08/2007, Suzana Velasco)


Unir música contemporânea, poesia, DJs, bailarinos, cantores vídeos é a proposta do festival Cenas da Música Contemporânea II -- Todas as Vozes, que começou ontem será realizado até quinta-feira, dia 6, e nos próximos dias 11 12, no Oi Futuro. Organizado pelo Núcleo de Música Experimental do Conservatório Brasileiro de Música, o evento focado nos novos sons, mas leva outros meios para interagir com eles, em espetáculos, mesas-redondas e oficinas.

-- No ano passado, decidimos fazer um painel dos compositores do Rio que estavam trabalhando com estéticas novas. Este ano, começamos com uma proposta de mesasredondas e oficinas sobre o assunto, mas o próprio centro cultural, tendo em vista o sucesso do evento, pediu que repetíssemos a experiência -- conta a musicóloga Carole Gubernikoff, curadora do evento. -- Mantemos o caráter dos multimeios, de trazer várias formas de expressão envolvendo a música. Unir música com imagem, palavra e vídeo. O tema desta edição é a voz e, como ela aparece tanto no funk quanto na ópera, fizemos um painel bem diversificado.

Hoje é um dia dedicado aos DJs, com oficina e mesaredonda sobre o tema e um show, às 19h30m, com os DJs Tamenpi e MC Ralph, que convidam os grupos Mamelo Sound System e A Filial. Amanhã, o dia vai girar em torno do rádio e de seus desdobramentos na cultura contemporânea.

Na quinta-feira, a poesia será o destaque, com Annita Malufe, que apresentará seus poemas, acompanhada por intervenções eletrônicas em tempo real e de piano, numa interação com o compositor Silvio Ferraz. E, na semana que vem, a grande atração será o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, que fará uma palestra no dia 11, às 17h, sobre seu trabalho no Teatro Oficina. Sua montagem de "Os sertões" será exibida em seguida, às 19h30m.

-- O Zé Celso tem desenvolvido um trabalho com música muito forte, com um tratamento especial para a voz, principalmente em "Os sertões". Eu vi trechos do espetáculo pela internet. Apesar de ele ser autoral e artesanal, sempre se envolveu muito com a tecnologia mais moderna -- diz Carole.

Marcadores: