quinta-feira, novembro 29, 2007

Joinville, SC - Festival 2008: Inscrições Abertas

Do site oficial do Festival de Dança de Joinville:

Abertas as Inscrições ao 26º Festival de Dança de Joinville

28/11/2007 - Já estão abertas as inscrições ao 26º Festival de Dança de Joinville (SC). O regulamento, divulgado esta semana pelo Instituto Festival de Dança no www.festivaldedanca.com.br , traz novidades ao evento que congrega Mostra Competitiva, Palcos Abertos e Meia Ponta, além da 8ª Mostra Contemporânea - exclusiva a grupos e bailarinos profissionais.

O 26º Festival de Dança de Joinville será realizado de 16 a 26 de julho de 2008. As inscrições para as seletivas da Mostra Competitiva, Palcos Abertos e Meia Ponta podem ser feitas até 30 de março. As da Mostra Contemporânea encerram-se antes, em 15 de fevereiro.

Uma das novidades para 2008 diz respeito aos Palcos Abertos. Com o objetivo de torná-los ainda mais abrangentes, o regulamento inclui agora a possibilidade de participação de solos, duos e trios para todos os gêneros. Também não existe mais limite do número de trabalhos para a inscrição e nem de tempo para a coreografia. No entanto, não é permitida a participação daqueles nascidos em 1999 ou depois. Para participar dos Palcos Abertos as coreografias são analisadas pelo Conselho Artístico do Instituto Festival de Dança que observa qualidade e rigor técnico - algo que norteia todo o evento e o torna referência quando o assunto é dança no Brasil.

Sobre a Mostra Competitiva que atrai centenas de grupos do Brasil e do exterior, destaque para a ampliação de oportunidades na dança de rua. Agora é possível inscrever solos, duos e trios neste gênero também. Para o Meia Ponta as inscrições podem ser feitas apenas na categoria Infantil, com alunos/bailarinos nascidos nos anos de 1996, 1997 e 1998.

O novo regulamento também faz uma ressalva importante relativa à documentação dos alunos/bailarinos. Em 2008 o único documento válido para a inscrição dos brasileiros será o número da carteira de identidade (RG). No caso dos estrangeiros vale o número do passaporte. A exemplo de 2007, não será cobrado valor de inscrição individual. A taxa de R$ 35,00 - conforme inovou o regulamento da edição anterior - incide no trabalho encaminhado ao julgamento do Conselho Artístico para as seletivas. Ou seja, como a inscrição geralmente fica sob responsabilidade dos diretores e coordenadores de companhias e grupos, cabe a eles, agora, avaliar com mais critério o material encaminhado à seleção.

Em 2007 o Instituto Festival de Dança contou com 1.378 coreografias inscritas para a seletiva da Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos.

Dentro ou fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Numa trajetória que chega à 26ª edição, milhares de bailarinos e amantes da dança devem chegar novamente a Joinville, em julho, vindos de todo o Brasil e da América Latina, com diferentes objetivos: concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se no Meia Ponta, na Mostra de Dança Contemporânea ou nos Palcos Abertos - nas praças, bairros, shoppings e fábricas -, enriquecer seus conhecimentos de dança - participando de cursos, oficinas e debates-, ou assistir às apresentações de companhias convidadas e de grupos participantes.

Como diz a letra da canção-tema, quem conhece este "Festival de Emoções" sai diferente. Afinal, ele facilita o intercâmbio cultural entre jovens, adultos e crianças. Dissemina o saber, estimula o olhar e o ser olhado, amplia a visão da dança como arte em cada um. E projeta Joinville como "capital brasileira da dança". O Festival de Dança 2008 acontece nas instalações do Centreventos Cau Hansen, Teatro Juarez Machado, Expocentro Edmundo Doubrawa - que sedia a Feira da Sapatilha; nos Palcos Abertos, e em espaços alternativos. Cerca de 200 mil pessoas acompanham o evento.

Marcadores: , , ,