segunda-feira, novembro 19, 2007

Savion Glover Completa 34 Anos

Nascido em 19 de novembro de 1973 em Newark, New Jersey, EUA, o ator, sapateador e coreógrafo Savion Glover completa hoje 34 anos.

Considerado o maior nome do sapateado mundial nos dias de hoje, é graduado na Newark Arts High School. Quando fazia aulas na Broadway Dance Center, em Nova York, ainda menino, um de seus professores conseguiu para ele uma audição com um coreógrafo na Broadway. Seu talento fez com que aos 10 anos ele fizesse sua estréia no cenário dos mais famosos palcos do mundo no espetáculo "The Tap Dance Kid". No cinema, sua estréia foi em "Tap", de 1989, filme obrigatório para qualquer sapateador, contracenando com Gregory Hines, Sammy Davis Jr. e inúmeros grandes nomes da história do sapateado americano. Voltaria ao cinema em 2000 em "Bamboozled", do aclamado cineasta Spike Lee.

Na televisão sua carreira também começou cedo: em 1990, passou a fazer parte do elenco de "Sesame Street", cuja versão com elenco brasileiro (com nomes como Sônia Braga, Armando Bógus e Araci Balabanian) recebeu o nome de "Vila Sésamo" e fez muito sucesso entre as crianças da década de 70.

Com pouco mais de 20 anos já era um nome respeitado no cenário do sapateado mundial, alcançando o estrelato em 1996 com o espetáculo do produtor musical George C. Wolfe "Bring In 'Da Noise, Bring In 'Da Funk".

Leia artigo da Dance Magazine sobre "Classical Savion", espetáculo do início de 2005, clicando aqui.

Marcadores: , , , , ,