quinta-feira, abril 24, 2008

Rio, RJ - Off-Tap - Deborah Colker

Da Folha Online, em 24.04.2008:

Deborah Colker estréia "Cruel" no Rio

(Miguel Arcanjo Prado, da Folha Online)

A nova montagem da Cia. Deborah Colker, "Cruel", estréia nesta quinta-feira (24), no Teatro Municipal do Rio. A estréia mundial foi em 29 de março, no Teatro Guaíra, durante o Festival de Curitiba. Com 17 bailarinos no palco, a nova dança de Colker mostra as agruras do amor, com todas as nuances possíveis a esse tema tão caro aos artistas.

A diretora da companhia que leva seu nome, a carioca Deborah Colker, 47, preferiu ficar apenas no comando dos bailarinos e não dança pela primeira vez. Ela contou à Folha Online, durante o Festival de Curitiba, que a coreografia do nono espetáculo de sua companhia levou dois anos para ser criada.

"Cada bailarino entra em cena de uma maneira muito particular. Não é um espetáculo sobre a crueldade em si. É um olhar cruel sobre temas como amor e família. Tudo começa em um baile onde as pessoas se encontram. A trilha é intensa e emocionante", contou Colker.

Disciplinado, o grupo ensaia 7h e 45 minutos diariamente para apresentar "Cruel" com o requinte da técnica aliada à interpretação.

O cenário e a direção de arte são de Gringo Cardia. Ele é responsável pela grande esfera branca que ilumina o baile, como se fosse uma lua cheia que embala casais de namorados, e também pelo grupo de espelhos giratórios da parte final da montagem.

Berna Ceppas e Kassin são os responsáveis pela trilha sensível. A iluminação delicada é de Jorginho de Carvalho e os figurinos bem-feitos são de Samuel Cirnansck. Já Gilberto Gawronski veio do teatro para ajudar os bailarinos na construção dos personagens, atuando na assistência da direção.

"Acho o espetáculo um belo jogo de se jogar e tenho certeza que as histórias serão apreendidas pelo público. Esse espetáculo começa do coração", afirmou a coreógrafa.

Além de Curitiba, antes de chegar ao Rio, o grupo se apresentou também em Araraquara, Ribeirão Preto e Santos, cidades do interior paulista, numa espécie de aquecimento para chegar ao Rio. Em São Paulo, "Cruel" poderá ser visto em setembro, no teatro Alfa.

Além de cuidar de "Cruel" e de sua companhia, Deborah Colker tem feito viagens constantes ao Canadá. "Tenho ido a Montreal como quem vai para Copacabana", disse. O motivo é que ela foi convidada para dirigir a próxima montagem do Cirque du Soleil, que vai falar sobre o meio ambiente para comemorar os 25 anos do grupo circense.

A previsão de estréia é em 23 de abril de 2009, em Montreal. Colker é a primeira mulher a comandar um espetáculo da trupe canadense.

"Eu acho bom demais esse convite. Já estava na hora de uma mulher dirigir o Cirque. Sou mulher e sou brasileira, o que é melhor ainda (risos). É um desafio enorme. Mas não estou com medo", afirmou.


"Cruel" - Cia. de Dança Deborah Colker
De 24 a 28.04.2008. De R$ 20 a R$ 80.
Quinta, sexta e segunda, 20h30. Sábado, 21h30. Domingo, 17h.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro
(Praça Floriano Peixoto, Cinelândia, (21) 2299-1676)

Marcadores: