segunda-feira, maio 05, 2008

São Paulo, SP - Off-Tap - Diavolo Dance Theatre

Da Folha Online:

Diavolo Dance Theatre se apresenta pela primeira vez no Brasil



Fundado em 1992 com a proposta de integrar artes em um espetáculo múltiplo, o grupo norte-americano Diavolo Dance Theatre se apresenta pela primeira vez no Brasil em maio.

A primeira apresentação acontece no dia 16 de maio no Via Funchal, em São Paulo. A seguir, o grupo segue em turnê brasileira pelo Rio de Janeiro, Santos, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

As apresentações, formadas por bailarinos, acrobatas, atores, alpinistas e obras de arte gigantescas, pretendem mostrar "o jeito engraçado e também assustador das interações humanas", afirma a assessoria do grupo no Brasil.

Com uma aura envolta na crítica social e uma estética surrealista em performances atléticas, o Diavolo utiliza objetos do cotidiano como portas, cadeiras e escadas como trampolim para vôos, saltos, cambalhotas que representam metáforas das atividades rotineiras e as dificuldades de adaptação ao ritmo de novas tecnologias.

Obras fora do comum também servem de suporte para as travessuras do grupo. Uma escultura de ferro lembrando o trabalho do inglês Henry Moore serve de base para a coreografia "Foreign Bodies".

Em "Knockturne, Duet I e II" (2006), os integrantes, ao som de Puccini, brincam com portas que se abrem e se fecham em um paralelo com as possibilidades de rumo da vida.

Já em "D2R-A", apresentação de 1995 que ganhou uma releitura em 2005, surge uma forte crítica à guerra. Em "Trajectoire" (1999), por sua vez, um imenso galeão joga os componentes do grupo de um lado para o outro simulando as perdas e ganhos do ser humano.

Para conseguir os efeitos desejados no palco, o Diavolo carrega uma estrutura que soma cerca de 4 toneladas de equipamentos.

Jacques Heim

O diretor artístico e fundador do grupo com 10 integrantes, Jacques Heim, explica que a intenção do Diavolo é participar da evolução da dança e do entretenimento integrando as artes em um dinâmico processo criativo.

"Sigo um processo de improviso sobre um tema que às vezes demora até seis meses para ficar pronto. Após esse período de criação, eu desenvolvo a estrutura e os movimentos, crio a coreografia e elaboro o conceito metafórico. Normalmente, a música só é introduzida após toda movimentação ter sido definida. Meu trabalho nunca é estático, as coreografias vão mudando durante as apresentações, às vezes radicalmente ao longo de um ano de espetáculos", conta.

Social

Junto com o artístico, o grupo tem um trabalho social focado na atuação em equipe e na expressão individual.

O projeto "Learning to Fly", criado pelo Diavolo Dance Theatre, se utiliza das técnicas usadas por eles nos espetáculos para incentivar o espírito de equipe, exaltar a coragem, valorizar conquistas e realizações pessoais.

Este programa sócio-educativo é feito nos Estados Unidos com estudantes, comunidades carentes, empresas e pacientes de diversas cidades.


Diavolo Dance Theatre em São Paulo
16 de maio de 2008, às 21h
No Via Funchal (R. Funchal, 65, São Paulo, (11) 3897-4456
Entre R$ 40 e R$ 150

Marcadores: