quinta-feira, maio 08, 2008

São Paulo, SP - Off-Tap - Itaú Cultural

Reportagem de Adriana Pavlova para a Folha Online:

Evento em SP reúne grupos de dança com entrada gratuita

Manifestações recentes, mas cada vez mais presentes na cena coreográfica brasileira, os principais coletivos de dança do país reúnem-se a partir de hoje em São Paulo, em busca de perguntas e respostas sobre essa nova forma de colaboração entre coreógrafos e bailarinos.

Os coletivos são formados por artistas, ligados a companhias ou independentes, que se unem em torno de objetivos comuns. O evento Coletivo Corpo Autônomo, no Itaú Cultural, juntará pela primeira vez em torno de uma mesa o Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial (Curitiba/ PR), o Núcleo de Criação do Dirceu (Teresina/ PI), o Hibridus (Ipatinga/ MG), o 12 (Votorantim/SP), o Coletivo Dança Rio (Rio de Janeiro/ RJ) e o Movimento Dança Recife (Recife/ PE).

"A proposta é refletir sobre essas novas formas colaborativas sem, contudo, ter a pretensão de extrair um perfil do coletivo de dança no Brasil. Queremos é dar mais visibilidade a esse movimento, mostrando que os coletivos têm emergido por diferentes razões, que podem ser artísticas, sociais ou políticas", diz Sônia Sobral, coordenadora de artes cênicas do Itaú Cultural.

"Há exemplos, como o Coletivo Dança Rio, de pessoas que se juntaram para reivindicar uma política pública para a dança. E há outros, como o Couve-Flor, que têm uma ação política e artística juntas", completa.

"Coletivo Corpo Autônomo" começa nesta noite com a apresentação de dois trabalhos -"Big Little Bird", de Jacob Alves, e "Pop-Hipnotic-Machine", de Stéphany Mattanó- pinçados respectivamente das produções do Núcleo do Dirceu e do Couve-Flor.

A partir daí e até domingo, processos de investigação coreográfica desses dois coletivos se revezam no palco.

Nos dias 12 e 13, cada um dos grupos falará sobre suas experiências. A historiadora Lúcia Barbosa de Oliveira fará uma palestra sobre ações culturais como forma de resistência política, e o filósofo Jorge Barros Pires abordará alguns temas ligados a individualidades e coletividades. Fechando o evento, o bailarino e coreógrafo Marcelo Evelin, idealizador do Núcleo do Dirceu, apresenta o trabalho inédito "Mono".


Coletivo Corpo Autônomo
De 07 a 18.05.2008
(veja a programação e horários no site www.itaucultural.org.br)
Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, (11) 2168-1776/1777)
Entrada franca (ingressos distribuídos meia hora antes de cada evento)

Marcadores: