segunda-feira, junho 30, 2008

Belo Horizonte, MG - Off-Tap - Contemporâneo

Da Folha Online em 30.06.2008:

Grupo TAO estréia com coreografia jovem e emotiva

O grupo mineiro de dança TAO estreou no último fim de semana, no Espaço Ambiente, em Belo Horizonte, sua primeira coreografia, "Todos Os Sentidos em Todos Os Sentidos".

Os 11 bailarinos dirigidos pela coreógrafa Joana Wanner apresentaram uma dança contemporânea emotiva, repleta de significados e detalhes da intimidade cotidiana de cada um.

O grupo é jovem, formado por universitários com idades entre 17 e 25 anos que dançam juntos desde o começo da adolescência, em 2003, sempre sob comando de Wanner, que passou por grupos como o 1º Ato e atualmente é bailarina da Cia. Mário Nascimento, ambos da capital mineira. Recusando ligar seu nome a alguma escola de dança, o grupo dá os primeiros passos rumo à profissionalização.

No espetáculo, o amor --e a dor provocada por ele-- é um dos temas mais freqüentes, bem como o ritmo frenético dos tempos atuais, exposto em andares nervosos e nos espasmos cheios significado do bailarino Raul Corrêa. Outro destaque da montagem fica por conta do bailarino Tomaz Yanomane, com sua entrega total à dança cheia de dilemas e seu olhar profundo.

Sem medo, o espetáculo brinca, despretensiosamente, com os limites entre as artes. Além de dançar, os bailarinos também tocam instrumentos de percussão [e, para isso, tiveram aulas com o percussionista pernambucano Ricardo Cavalcanti, também responsável pela iluminação], fazem números de circo, falam e até cantam no número comandado pela bailarina Flávia Siqueira. Ela transforma uma escova de cabelo em microfone, num dos momentos mais divertidos do espetáculo, como é a simplicidade da vida tão complexa por eles retratada.

Marcadores: