segunda-feira, junho 16, 2008

EUA - Musicais - Brasileiro Vence Prêmio Tony

Da Folha Online:

Brasileiro leva Prêmio Tony de teatro em Nova York

O barítono brasileiro Paulo Szot, 38, venceu na noite deste domingo (15) o Prêmio Tony, na categoria melhor ator em musical, em Nova York (EUA). Ele foi indicado ao prêmio por sua atuação no musical "South Pacific", que levou sete prêmios no Oscar do teatro dos EUA.

O ator superou a resistência da Broadway a estrangeiros e levou o prêmio ante os concorrentes Daniel Evans ("Sunday in the Park with George"), Stew ("Passing Strange"), Tom Wopat ("A Catered Affair") e Lin-Manuel Miranda ("In The Heights").

Paulista de Ribeirão Pires, Szot atuou durante 12 anos como cantor lírico. Em entrevista recente, o ator disse que jamais imaginaria que a Broadway contrataria um brasileiro para interpretar um francês para uma peça.

O musical "South Pacific" se passa em uma ilha tropical durante a Segunda Guerra Mundial e conta a história de dois casais, formados com membros da Marinha dos EUA e moradores locais, afetados pela ameaça da guerra.

Na peça, Szot interpreta Emile de Becque, um fazendeiro francês que se apaixona por Nellie Forbush (Kelli O'Hara), uma enfermeira da Marinha.

Além do prêmio de melhor ator, a peça levou o prêmio de direção, cenografia, iluminação, som e figurino. "South Pacific", que estreou em 1949, também levou o prêmio de melhor "revival" pela volta aos palcos.

O ator já pôde ser visto em São Paulo em teatros como o Alfa, onde atuou nos últimos dez anos sob direção de nomes do teatro nacional como Jorge Takla e José Possi Neto.

A cerimônia de entrega do Prêmio Tony foi realizada no Radio City Musical Hall.

O musical "In the Heights", sobre a vida da população latina em Manhattan, ganhou o prêmio de melhor musical, enquanto "August: Osage County", sobre uma família de Oklahoma, levou como a melhor peça.


Fonte: clique aqui

.....

Do Globo Online:

Quando foi indicado, há um mês, ao prêmio mais importante do teatro americano, o Tony Awards, o cantor brasileiro Paulo Szot disse que preferia não pensar no assunto para manter os pés no chão e se concentrar em seu trabalho diário, estrelando o musical da Broadway "South Pacific". Agora, já pode tirar os pés do chão. No domingo à noite, ele foi anunciado vencedor do prêmio na categoria "Melhor performance de ator principal em um musical", como mostra matéria de Eduardo Fradkin publicada no jornal O Globo.

A ocasião é marcada por estréias. Este é o primeiro musical da carreira de Szot, barítono especializado em óperas. É a primeira vez que um brasileiro vira astro da Broadway, e ele é o primeiro a ganhar um prêmio Tony, considerado o Oscar do teatro americano.

Ao ser declarado vencedor, ele disse, em português, numa transmissão ao vivo pelo site do Tony:


- Dedico esse prêmio aos artistas brasileiros, especialmente àqueles que lutam por um reconhecimento nacional e internacional. Um beijo no coração, Brasil.

Szot era o favorito em sua categoria. Vinha de uma sucessão de vitórias. Foi eleito melhor ator de musical desta temporada pelos júris do Outer Critics Circle Awards, do Drama Desk Awards e do Theatre World Awards (este, restrito a estreantes na Broadway e na off-Broadway).

.....

Na foto, Paulo recebendo o prêmio das mãos de Liza Minelli:

Marcadores: ,