quinta-feira, julho 10, 2008

São Paulo, SP - Off-Tap - Contemporâneo

Da Folha Online, em 10.07.2008:

Até 10 de agosto, seis companhias paulistanas ocuparão o Espaço Maquinaria, no bairro da Bela Vista, na "Mostra (in) dependente de dança?". As companhias se reúnem para mostrar seus últimos trabalhos de dança e para discutir políticas públicas acerca da dança, além de seu papel na sociedade. Grafada com um ponto de interrogação no final, a própria nomenclatura questiona a postura dos grupos de dança de São Paulo.

Idealizada e realizada pela companhia Borelli e pelo grupo Teatro de Paisagem, outras companhias como Solos e Reverberações, o grupo In Vitro, Cia. Nósláemcasa, Coletivo de Artistas Intermitentes Abismo de Sonhos e Cia. Fragmento, também mostram seus mais recentes trabalhos.

Na abertura da mostra, que acontece nesta quinta-feira (10), às 21h, o espetáculo "Artista da Fome" é encenado com base na obra homônima de Franz Kafka. Publicado em 1922, o livro do autor austro-húngaro trata de um arquétipo de si próprio: um indivíduo marginalizado pela sociedade. A relação da obra de Kafka com a temática da mostra, neste caso, condiz com a exposição do artista contemporâneo, exposto, sempre, como numa jaula, fazendo de si espectador e espetáculo.

Faz parte da programação da mostra a discussão de políticas públicas para cultura -- especificamente teatro e dança. Workshop, debate de processo de criação, demonstração de trabalho e uma exposição de fotos e vídeos exibida antes de cada espetáculo completam a programação.


Confira toda a programação clicando aqui.

Marcadores: