sábado, dezembro 23, 2006

Rio, RJ - Off-Tap - Parada de Natal



Fonte: jornal O Dia, 22.12.2006. O evento acontece nesse sábado, dia 23 de dezembro de 2006. A matéria abaixo é da coluna Gente Boa de O Globo de 22.12.2006.

André Paz assina direção de arte e cenografia da "Parada Iluminada", que desfilará pela Avenida Atlântica amanhã, entre 20h e 22h. O desfile não é novidade na cidade. Entre 1955 e 1965, o empresário Abraão Medina, dono do Rei da Voz, levava carros com personagens do Natal e heróis infantis aos bairros, incluindo a Zona Norte. O desfile de amanhã terá 13 carros alegóricos e 30 bonecos gigantes. "Fábrica de brinquedos", o carro da foto acima [abaixo], tem sete metros de altura e foi construído no antigo barracão da Vila Isabel. O espetáculo reunirá 350 bailarinos, dirigidos pela coreógrafa Regina Miranda, em 14 alas, e vai misturar símbolos tradicionais do Natal com personagens dos contos de fada. Os atores mirins Bruna Marquezine e Rafael Ciani vão interpretar crianças que sonham com a noite de Natal. A iluminação será assinada por Peter Gasper, e a direção musical, por Guto Graça Mello. O projeto prevê que o desfile seja realizado anualmente.



Já a matéria a seguir é da jornalista Júlia Motta para o caderno Rio Show do mesmo O Globo:

Quem for à Praia de Copacabana amanhã à noite verá uma mistura de espetáculo teatral e desfile de carnaval com enredo natalino. Da Av. Princesa Isabel ao Posto 6, um cortejo formado por 14 alas, seis carros alegóricos (feitos por escolas de samba como Beija-Flor e Vila Isabel), 30 bonecos gigantes e 350 integrantes, entre bailarinos e atores, encena três atos no evento batizado de Parada Iluminada. O espetáculo, com direção artística de Regina Miranda, tem 45 minutos de duração e será repetido ao longo do trajeto.

-- A tradição de paradas existe no mundo inteiro. Aqui vamos fazer um pouco diferente, pois tudo é dançado. Ensaiamos as coreografias por dois meses -- explica a diretora geral do evento, Lu Araújo.

O primeiro ato do evento explica o que é o Natal, abordando o nascimento de Jesus. O segundo conta a história de duas crianças, interpretadas pelos atores Bruna Marquezine e Rafael Ciani, que adormecem na véspera de Natal e sonham com a chegada do Papai Noel. O terceiro mostra a fábrica do bom velhinho -- cuja gerente é Elke Maravilha -- e os preparativos para a entrega dos brinquedos.

Marcadores: , , , ,