Rio, RJ - Off-Tap - De graça
Cardápio fino o de hoje no "É Tudo Verdade", tanto de filmes nacionais quanto de estrangeiros, ilustrando o flerte do documentário com a música.
O prato nobre será servido às 20h30min, no Centro Cultural da Justiça Federal -- detalhe: a entrada é franca.
Trata-se de uma sessão dupla, com o premiado curta-metragem brasileiro "Pixinguinha e a Velha Guarda do samba", de Thomas Farkas e Ricardo Dias, e o longa anglo-americano "Saving jazz", de Leslie Woodhead, que talvez seja o trabalho de montagem mais requintado das 141 produções da mostra, nesta 12a edição, que termina no dia 1º .
Diretor dos aclamados "The Stones in the Park" (1969) e de "Endurance" (1999), Woodhead narra em seu documentário a história do fotógrafo octogenário Herman Leonard, morador de Nova Orleans que, durante décadas, registrou a movimentação do cenário jazzístico de sua cidade. Suas fotos flagraram momentos descontraídos de titãs do jazz como Charlie Parker, Billie Holiday e Duke Ellington. Mas, em 2005, parte de seu acervo foi destruído pelo furacão Katrina. Leonard se salvou e resolveu relembrar para Woodhead as histórias de cada clique de sua câmera -- os preservados e aqueles que o Katrina levou embora.
O curta de Farkas é uma atração à parte pelo registro raríssimo da apresentação de Pixinguinha na inauguração do Parque do Ibirapuera, nas comemorações do IV Centenário de São Paulo, em 1954. O filme ficou no limbo por cinco décadas. Há dois anos, remexendo latas antigas de película em seu escritório, o diretor achou os negativos do show, que reúne, além de Pixinguinha, Almirante, Bide, Donga, João da Baiana, Mirim, Alfredinho, Benedito Lacerda e Lentini.
Cutural Justiça Federal
Av. Rio Branco 241, Centro, Rio - (21) 3212-2550.
Grátis.
Marcadores: Off-Tap-RJ