sexta-feira, março 30, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - O Lago dos Cisnes

Do Segundo Caderno de O Globo ontem, 29.03.2007, sobre o espetáculo que começa temporada hoje, 30.03.2007, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro:

De volta, 'O lago dos cisnes' traz novidades
Jovem de 25 anos estreará no papel principal na remontagem do balé que festeja 130 anos

(Eduardo Fradkin)

Amanhã [hoje, 30.03.2007], às 20h, terá início a temporada de balé de 2007 do Teatro Municipal, com a reedição do clássico "O lago dos cisnes", de Tchaikovsky, que foi apresentado com sucesso no ano passado. Outras seis récitas se seguirão: sábado, domingo e dias 4, 5, 7 e 8 (esta, dentro do Domingo a R$ 1).

- O "Lago" está fazendo aniversário de 130 anos de sua estréia e é um espetáculo que nunca deveria sair de cartaz numa companhia clássica como a do Municipal. Tem tudo o que o público espera de um grande balé: arrojo da partitura musical, plasticidade, exigências técnicas para os bailarinos, que precisam adotar movimentos esguios, versatilidade do corpo de baile, entre outras qualidades - enumera o diretor do corpo de baile, Marcelo Misailidis.

Em relação à montagem do ano passado, há uma novidade importante: a estréia de um bailarino da casa num papel principal. O paulistano Filipe Moreira, de 25 anos, integrante da companhia de balé do Municipal desde 2002, interpretará o príncipe Siegfried em algumas récitas. Em outras, o papel ficará com Vitor Luiz e com Francisco Timbó, que já são primeiros bailarinos.

- Já fiz papel de solista antes, mas nunca um papel principal. Se estou nervoso? Nessa profissão, a gente sempre está, independentemente do papel. Tenho ensaiado bastante, diariamente das 9h às 16h - conta Moreira, que começou no balé tarde, aos 18 anos.

No principal papel feminino, a experiente Cecília Kerche se revezará com Cláudia Mota e Márcia Jaqueline, que trilham o mesmo caminho de Filipe Moreira, porém há mais tempo, o que as favorece.

- Já foi pedida ao governo do estado a promoção das duas ao cargo de primeiras bailarinas. Para conseguir essa promoção, um bailarino da casa precisa passar três anos fazendo primeiros papéis, e as duas já vêm fazendo isso. Ainda este ano, elas serão lançadas como primeiras bailarinas - anuncia Misailidis.

Os bailarinos dançarão a coreografia feita pela russa Yelena Pankova, do balé Kirov.

- Ela bolou ótimas soluções, como um prólogo que mostra o bruxo transformando a princesa Odette em cisne. Isso ajuda na compreensão da história - elogia Misailidis.

Marcadores: