sexta-feira, julho 20, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Baryshnikov

Hoje é o dia D para os amantes da dança, ou melhor, o dia M: M de Mikhail Baryshnikov, que estará no Rio se apresentando com a "Hell's Kitchen Dance", um espetáculo com a companhia - e a participação mais que especial - do grande bailarino russo. No espetáculo, três coreografias inéditas trazidas por Baryshnikov para o Brasil: "Years Later", de Benjamin Millepied, "Leap to Tall", de Donna Uchizono e "Come In", de Aszure Barton. No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 20h30min, 12 anos, 72min, ingressos de R$ 40 a R$ 200.

Abaixo, a matéria de Gustavo Leitão no caderno Rio Show de O Globo de hoje, 20.07.2007:

A maturidade de um mito russo

Aos 59 anos, Baryshnikov dança ao lado de jovens de sua companhia, hoje, no Municipal

Aos 59 anos, muitos bailarinos já estão aposentados ou viraram coreógrafos. O russo Mikhail Baryshnikov, no entanto, está em plena forma. É o que demonstra sua mais recente turnê, que aporta hoje, às 20h30m, no Teatro Municipal.

A apresentação, que está com ingressos esgotados, serve de amostra do trabalho atual do bailarino, tido como um dos maiores de todos os tempos. Misha, como o russo é conhecido, comprova seu vigor ao lado de sua companhia, a novaiorquina Hell’s Kitchen Dance, formada por 14 jovens artistas.

O mito da dança sobe ao palco nas três peças do programa, criadas por coreógrafos da nova geração: Aszure Barton (integrante da Hell’s Kitchen), Benjamin Millepied (do New York City Ballet) e Donna Uchizono. Na trilha sonora, peças de Philip Glass, Erik Satie e Michael Floyd.

Em vez de escamotear o passar do tempo -- já são 40 anos de carreira -- Baryshnikov resolveu incorporá-lo ao espetáculo. Na coreografia de Millepied, ele dança acompanhado pela projeção de cenas de sua adolescência em aulas de dança na ex-União Soviética. Um incessante tique-taque de relógio pontua outra peça.

Marcadores: