quinta-feira, agosto 30, 2007

Na TV - Off-Tap - Jazz

Para os amantes do jazz, que sempre teve tudo a ver com o sapateado, uma reportagem de Fabricio Vieira para a Folha sobre um programa na "Films & Arts" da TV a cabo:

Especial explica jazz de Wynton Marsalis

Um dos mais conhecidos músicos da cena contemporânea do jazz, o trompetista norte-americano Wynton Marsalis, 45, não chega a ser uma unanimidade entre críticos e público. Se sua técnica e domínio do instrumento não são questionados, sua defesa intransigente do resgate e culto da tradição no jazz, e a conseqüente repulsa às linguagens mais experimentais, faz muita gente torcer o nariz para o músico e suas idéias.

Tendo como enfoque um de seus últimos trabalhos -o álbum "From the Plantation to the Penitentiary"-, o programa "Arts & Minds" dedicado ao famoso trompetista, que passa hoje à noite, prefere deixar de lado essas polêmicas.

O programa se inicia com um rápido panorama da carreira do músico para depois dar a palavra a Marsalis, que explica a idéia por trás de cada uma das sete composições presentes no disco, lançado em março deste ano.

Mais do que sobre música, Marsalis fala longamente sobre a condição do negro nos Estados Unidos, do período escravocrata aos dias atuais, e como essa questão serve de inspiração para sua obra. Além de trompetista e compositor, Marsalis também dá aulas e lidera a Lincoln Center Jazz Orchestra, com a qual se apresentou no Brasil em 2005.


ARTS & MINDS: WYNTON MARSALIS
Quando: hoje, às 21h - Onde: Film & Arts

Marcadores: , ,