quarta-feira, agosto 22, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Protesto no Municipal

Reportagem de Alessandro Soler em O Globo de ontem, 21.08.2007:

Protesto nas escadarias do Municipal
Servidores fazem manifestação na porta do teatro denunciando crise financeira

Um grupo de servidores do Teatro Municipal ocupou as escadarias do prédio, na hora do almoço de ontem, para um protesto. Segundo os organizadores do ato, cerca de 300 pessoas decidiram ir para a calçada denunciar a crise financeira que assola a fundação e exigir detalhes sobre a transferência do Municipal para a prefeitura. Os servidores pediram mais verbas para a manutenção da programação deste ano, que sofreu cortes, e cobraram promessas de campanha do governador Sérgio Cabral.

-- O governo continua totalmente omisso. Ninguém nos procurou desde que a crise financeira veio à tona. Parte importante da programação continua suspensa. E ainda fomos surpreendidos por essa transferência para a prefeitura. Queremos ser ouvidos -- disse João Fortunato de Carvalho, presidente da associação dos artistas do corpo de baile.

Os servidores voltaram a cobrar investimentos. De acordo com representantes de todas as associações de artistas, repasses insuficientes levaram à suspensão da programação de agosto e de parte das produções agendadas até o fim do ano. Durante a campanha, Sérgio Cabral prometeu investir pelo menos 1% do orçamento do estado em cultura.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Área Cultural (Sintac), João Carlos Dittert, disse que a proposta de transferência da administração da casa para o município foi feita "na calada da noite". Para ele, qualquer mudança deve ser precedida de discussão com os funcionários e a sociedade:

-- No passado já tinham tentado a transferência, que foi considerada inconstitucional. Não podem fazer assim, sem comunicar a ninguém.

Autor do projeto apresentado à Alerj autorizando a transferência, o deputado André Corrêa disse que, se ele for aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da casa, será debatido "longamente" em audiências públicas.

Segundo Corrêa, a prefeitura tem mais condições financeiras e técnicas para "recuperar as condições mínimas de operacionalidade do Municipal." A assessoria de imprensa do governador Sérgio Cabral voltou a confirmar a intenção dele de transferir o controle do Municipal para a prefeitura, anunciada na semana passada.

Os trâmites para isso já estariam em andamento, independentemente da lei proposta por Corrêa. A prefeitura demonstrou interesse em administrar o Municipal. Na assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Cultura, ninguém foi encontrado.

Marcadores: ,