terça-feira, fevereiro 19, 2008

São Paulo, SP - Off-Tap - Teatro Musical

Do Globo Online hoje, 19.02.2008:

Marília Pêra, Miguel Falabella, Fernando Meirelles e Ivaldo Bertazzo fazem mega projeto social de teatro musical

(Márcia Abos - O Globo Online)

SÃO PAULO - Com uma idéia na cabeça e o respeito de renomados colegas, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo reuniu nesta segunda-feira em São Paulo, no Teatro do Colégio Santa Cruz, um time de primeira para anunciar um mega projeto cultural: a montagem de um musical 100% brasileiro que, em sua estréia, em 1º de agosto de 2008, marcará a inauguração da Escola de Teatro Musical Brasileiro. A seu lado em ambas as empreitadas estão a atriz Marília Pêra, o ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella, o cineasta Fernando Meirelles e os 30 bailarinos da companhia Teatro Dança Ivaldo Betazzo.

- A criação da escola é meu sonho de 12 anos. Acredito que o trânsito social acontece dentro do espaço cultural. Por meio da escola de teatro musical, é possível abrir um imenso leque de possibilidades de trabalho, seja em programas humorísticos de TV, seja nos musicais tipo "Broadway" ou "off-Broadway", que não param de ser montados no Brasil - explicou o entusiasmado Bertazzo.

Sobre o espetáculo, que estréia um dia antes da inauguração da escola, ele terá um formato inovador, uma mistura de teatro e cinema.

- Vamos encenar uma espécie de filmagem de um musical da Atlântida. O público vai ver as cenas sendo filmadas, com câmeras e microfones passando e toda aquela confusão e, ao mesmo tempo em que as imagens são captadas e o público vê a encenação, elas vão sendo exibidas em um telão - explicou Fernando Meirelles, que vai ajudar Ivaldo Bertazzo a elaborar o roteiro e a transformar o espaço cênico em um "estúdio".

Antes de entrar no teatro, ainda no saguão, algumas pessoas do público vão ser convidadas a fazer figuração, recebendo fichas coloridas que indicam as cenas das quais irão participar.

Miguel Falabella será o dramaturgo. É ele quem vai criar a história, a ser protagonizada pela diva Marília Pêra. A ação se passará em um navio de luxo. Marília será uma madame, sempre acompanhada de sua misteriosa mala, que transita entre a primeira classe, cheia de granfinos, e o porão do barco, onde está a turma que viaja ilegalmente, sem visto. Ao longo da ação, descobre-se que a mala está cheia de dólares e que a personagem de Marília é uma golpista que fraudou a previdência social.

- Vou escrever sobre esta divina chanchada que é o Brasil, uma chanchada desgovernada. Quero carnavalizar. Não sei que bicho vai dar, mas estou muito animado - disse Falabella, completando que o trabalho de Ivaldo Bertazzo tem uma importância fundamental no Brasil. - Cultura é fundamental. É a única coisa que vai nos levar a algum lugar - concluiu.

Marília Pêra, que dará aulas na nova escola, explicou que pretende ensinar aos jovens como um ator deve se preparar para fazer musicais.

- Vou dar master classes sobre como os atores de musicais devem fazer para transitar entre as falas, o canto e a dança com naturalidade - disse a atriz.

Meireles e Falabela também vão dar aulas, o primeiro sobre comédia e o segundo sobre cinema. Bertazzo vai seguir na área de preparação corporal.

O musical estréia 1º de agosto em São Paulo, no Tuca, onde ficará em cartaz por quatro meses. Depois, segue para o Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano, em temporada de dois meses.

A escola será inaugurada em 2 de agosto, ainda sem sede fixa. Em seu primeiro ano, deve atender a 120 alunos de qualquer classe social. Não será cobrada mensalidade. No entanto, o aluno deverá assumir o compromisso de cumprir um ano de trabalho. Para o ingresso na escola, será feita uma seleção. O projeto de criação da escola prevê a construção de um prédio próximo ao metrô Belém, na Zona Leste de São Paulo, que terá também um teatro para 700 pessoas.


Marcadores: ,