terça-feira, abril 29, 2008

Dez Anos de DIVULGANDO O SAPATEADO POR AÍ

Foi em um 29 de abril, Dia Internacional da Dança (mas não Dia do Sapateado, comemorado em 25 de maio), mais precisamente em 29 de abril de 1998, o dia em que tudo começou: o primeiro email, já com o nome de "Divulgando o Sapateado Por Aí", foi enviado dez anos atrás...

DEZ ANOS !

Parece que foi ontem, e ainda tenho todas as mensagens, enviadas e recebidas, guardadas em meu programa de email...

Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu, muito incentivo e milhares de colaborações recebidas. Mas houve também dissabores, que quase me fizeram desistir - egos inflados, alguns que tinham certeza de que eu desistiria no meio do caminho, a soberba de quem achava que eu não poderia realizar esse trabalho... Houve quem achasse que eu era parcial, houve até quem achasse que eu ganhava dinheiro com isso, e houve quem achasse que eu desistiria justamente porque não havia lucro ("mas afinal, porque fazer um trabalho desse ? O que ele ganha com isso ?"). Mas tudo isso era pouco, poeira infinitesimal entre todos que apoiavam, dava pra contar nos dedos e, claro, passaram.

O Divulgando ficou. Permaneceu, persistiu, com seus defeitos, suas incorreções, suas falhas, mas principalmente sua maneira peculiar de existir e informar, com constância e variabilidade, com assiduidade e surpresas, com perseverança e pesquisa. Meu verbo preferido sempre foi COMPARTILHAR, e é com ele que faço este e diversos outros trabalhos em torno também da literatura, da música e do cinema, todos de forma gratuita mas com muito prazer e o carinho de tanta gente.

Nesses 10 anos eu vi, da platéia ou do cantinho da sala de aula, muita gente crescer. Em 1998, alguns dos que hoje são professores e performers de talento eram ainda pequenos aprendizes na arte da tap dance. Muitos que já eram profissionais se aperfeiçoaram de tal forma que, comparados ao que eram 10 anos atrás, eles mesmos hão de concordar que evoluiram consideravelmente - alguns inclusive sairam de suas cidades e ganharam o mundo. E fomos todos - sapateadores ou entusiastas, divulgadores ou praticantes, alunos ou professores, leigos ou profissionais - descobrindo o sapateado, em qualidade e quantidade, espalhado por localidades que nem sequer imaginávamos. Mesmo depois que virou um blog, o Divulgando continua recebendo recadastramentos de sapateadores, academias e grupos de 201 cidades em 23 estados brasileiros ou espalhados por outros 14 países. E há muito, mas muito mais por aí.

Um agradecimento especial aos professores espalhados pelo Brasil, aos grandes mestres (inclusive estrangeiros) que me incentivaram nessa caminhada e, em especial, à minha/nossa grande mestra Cíntia Martin, que durante todo o tempo que estivemos juntos sempre me incentivou e continua, hoje, a me incentivar a seguir, sempre com independência e com meu jeito próprio de fazer o que faço, nesse trabalho que gerou mais de 500 boletins e, nesta nova fase, quase 2.300 posts publicados.

Obrigado a todos. Nada é para sempre, mas torcerei para que o Divulgando continue por mais 10 anos. Com o notável desenvolvimento do sapateado pelo Brasil, com a ajuda de todos e o imenso carinho que, repito, tenho recebido todos esses anos, acredito que isso seja possível. Por que não ?

E um aviso a todos: continuarei fazendo do meu jeito. Não tenho o objetivo de agradar a este ou àquele, nem a mim mesmo: quero apenas, com simplicidade e abrangência, compartilhar as coisas do jeito que gosto, que acho legal, que acho interessante, sempre com a liberdade de mudar no meio da caminhada.

O portal, onde tudo começou, continua no ar, arquivando todos os anos em que o Divulgando foi um boletim via email:

http://www.geocities.com/divulgando


"Muitos têm idéias, e são criativos.
Alguns fazem das idéias sonhos, e são persistentes.
Raros transformam sonhos em realidade,
e são estes que movem o mundo."
(Steve Jobs)

Marcadores: