quarta-feira, abril 16, 2008

Rio, RJ - Off-Tap - Hip Hop

Do jornal O Dia, hoje:

Grupo da Cidade de Deus mostra no Rio movimento de hip hop que fez sucesso na França

(Julio Biar, O Dia, 16.04.2008)

Rio - Jovens negros dos subúrbios aprendendo a canalizar sua agressividade para os passos rápidos do ‘krumping’ - estilo de ‘street dance’ surgido na Califórnia. O rosto, sempre maquiado com pinturas tribais, dá ar de guerreiros aos dançarinos de rua.

A cena, comum nos guetos americanos, pode ser transportada para qualquer comunidade carente carioca. E foi. Criado em 2004, o Carioca’s Krump, formado por seis jovens moradores da Cidade de Deus, se apresenta amanhã em noite dedicada ao ‘krumping’ no Espaço Oi Futuro, no Flamengo, com entrada franca.

“A dança é a cara do Rio, tem tudo para ser popular, mas ainda lutamos contra o preconceito, para ter visibilidade, mesmo depois das apresentações internacionais”, diz Diego White, contando que o ‘krumping’ também é usado para promover a inclusão social.

O grupo se apresentou na Bienal de Lyon em 2006 e voltou a Paris um mês depois a convite do museu Quai Branly. “Lá as pessoas nos viam de outra maneira, estavam interessadas apenas na nossa arte. Não se importavam se éramos negros ou brancos, pobres ou ricos”, diz Diego, líder do grupo. A volta ao país foi diferente do que imaginavam: “Foi um choque, não apareceram os convites que esperávamos.

Infelizmente,por aqui, as pessoas ainda ligam a dança de rua aos bandidos e ao tráfico. Bateu um desespero, uma vontade de voltar para a França”, conta o dançarino, morador de Jacarepaguá.

Na noite dedicada à dança no Oi Futuro, haverá também a exibição de ‘Rize’, documentário dirigido pelo fotógrado de moda David LaChapelle, que tornou a dança - usada em vídeos ‘I’m Really Hot’ de Missy Elliott, e ‘Hey Mama’, dos Black Eyed Peas - conhecida no mundo inteiro.


Fonte: clique aqui.

Marcadores: