sexta-feira, maio 23, 2008

Fortaleza, CE - Disritmia

Reportagem de Izakeline Ribeiro para o Diário do Nordeste em 23.05.2008:

No compasso deles

Entre um encontro e outro, a Cia. dos Pés Grandes foi se formando. Paixão e curiosidade passaram a movimentar 12 jovens, que descobriram na dança mais um sentido para a vida. Neste fim de semana, eles são atração no Theatro José de Alencar

Apaixonados pela dança, os rapazes da Companhia dos Pés Grandes estão em cartaz com novo espetáculo na sala de teatro Nadir Pápi Sabóia (Theatro José de Alencar). ´Disritmia´ leva ao palco uma coletânea de sons e passos capazes de impactar o público em 40 minutos de dança contemporânea e sapateado. E, apesar do título, ritmo é o que não falta a esses jovens, com idades variando entre 18 e 28 anos.

´É um ato político, um manifesto. São doze homens no palco não para levantar uma parede ou fazer uma construção e sim para dançar. É mais uma quebra de paradigma´, destaca o diretor Heber Stalin.

Para o repertório da apresentação - que começa com dança contemporânea - Stalin fez uma seleção entre clássicos do jazz (Nina Simone, Chet Baker), o pop internacional de Jack Jonhson também teve espaço e ainda uma música da banda japonesa Nouvelle Vague. Na hora de sapatear, o grupo segue a linha ´fora de tempo´ do diretor.

E tem explicação! ´Gosto muito de mexer com o som. Quando parece que o passo não está de acordo com o tempo da música, nós mostramos que ele tem uma ligação sim. Então a gente faz um funk, à capela, hip hop, coco e encerra com um sambinha´, afirma o diretor.

Entre um ritmo e outro, a Cia. conta com a participação especial do baterista Anael Guimarães - que fez uma música especialmente para o espetáculo - e do ator e dançarino Marconi Basílio.

Depois das apresentações deste fim de semana, a companhia entra de férias, enquanto Heber viaja para Florianópolis, São Paulo e Brasília para ministrar workshops de sapateado. ´Em Brasília, vou ensinar junto com o dançarino americano Lane Alexander, do Chicaco Human Rhythm Project´, conta.

Assim que voltar, Heber pretende ir em busca de patrocínio para alugar uma sala para a Cia. - que hoje ensaia no TJA - e também para bancar a participação do grupo em festivais de dança pelo Brasil.


´Disritmia´
em cartaz sábado e domingo
na sala Nadir Pápi Saboya
TJA (Praça José de Alencar s/n - Centro).
Ingressos: R$ 3,00 e R$ 6,00. (3101- 2567 ou 8744-4301).

Marcadores: , , , ,