quarta-feira, dezembro 26, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - A Noviça Rebelde

De O Dia Online:

Herson Capri e Kiara Sasso vão estrelar o musical ‘A Noviça Rebelde’

(André Gomes)

Rio - Difícil encontrar quem não se empolgue ao entoar os versos de ‘The Sound of Music’, mais célebre das canções do musical ‘A Noviça Rebelde’. A partir de 17 de abril, o público carioca vai poder cantar juntinho da noviça no teatro, no musical com montagem brasileira capitaneada por Charles Möeller e Claudio Botelho.

O elenco, escolhido através de severos testes, se reuniu pela primeira vez semana passada, e é encabeçado por Kiara Sasso, tarimbada atriz-cantora das montagens paulistanas de ‘O Fantasma da Ópera’ e ‘A Bela e a Fera’. É ela que encherá o reformado Teatro Casa Grande — de mil lugares — com seu vozeirão e charme capazes de seduzir o austero capitão Von Trapp, papel que caberá a Herson Capri.

“Ele nos procurou para ser testado para o capitão. Ficamos felizes ao perceber seu desejo, pois ele é o próprio capitão”, conta Botelho, revelando em seguida as exigências do papel. “É necessário um ator experiente e maduro, galã charmoso, que tenha possibilidades dramáticas e passe autoridade. Herson é perfeito”, vibra o diretor. O ator, vale lembrar, viveu papel semelhante na novela ‘Era Uma Vez’.

Concorreram com Kiara 20 candidatas ao papel de Maria, imortalizado no cinema por Julie Andrews — o filme, de 1965, faturou cinco Oscars. Da dupla Möeller e Botelho, ela já fez ‘Tudo é Jazz’, em 2003. “Kiara é soprano e fará todas as canções nos tons originais. Tem experiência aqui e nos Estados Unidos, onde se formou em canto e teatro musical”, revela Botelho. No currículo da moça, o musical ‘Spring Awakenings’, febre do momento em Nova Iorque. “Ela fez parte do primeiro elenco off broadway do musical”, continua o diretor. Os testes para a noviça brasileira duraram um mês. Mais de 200 crianças foram ouvidas.

Antes mesmo da estréia, a Sony/BMG vai gravar CD com a versão brasileira do musical. Os ensaios vão começar em janeiro e o elenco conta ainda com Fernando Eiras na pele de Tio Max e Solange Badim como a baronesa Elsa Shroeder. A Madre Superiora será revezada por Vera do Canto e Melo e Myrna Rubim, enquanto Ada Chaseliov interpretará a governanta Frau Schmidt.

São 30 atores no elenco, orquestra de 16 músicos — um coro de 14 freiras é formado por cantoras com carreiras ligadas à ópera. O total de crianças é de 18 — três grupos se alternarão durante a temporada do musical. Criação de Roger & Hammerstein, ‘A Noviça Rebelde’ se tornou um dos mais populares musicais de todos os tempos graças à temática familiar: Von Trapp é um viúvo, pai de sete filhos, que recebe em sua casa uma noviça encarregada de cuidar das crianças. A dupla, claro, se apaixona.

Marcadores: , ,