quinta-feira, julho 26, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Intercâmbio de Linguagens

A quinta edição do Festival Intercâmbio de Linguagens acontece no Rio em seis palcos entre os dias 27 de julho e 05 de agosto de 2007. Além de diversas oficinas Em diversos palcos da cidade haverá apresentações de grupos internacionais vindos do Canadá, França, Peru, Uruguai e Espanha, além de 16 companhias brasileiras de vários estados. A programação completa pode ser consultada no site oficial, ou diretamente no arquivo Word que pode ser baixado clicando aqui.

Abaixo, matéria de Gabriela Temer sobre o evento publicada hoje, 26.07.2007, no caderno Zona Sul do jornal O Globo:

No palco, mil e uma artes para crianças
V Festival Intercâmbio de Linguagens começa amanhã e ocupa seis palcos da Zona Sul

O V Festival Intercâmbio de Linguagens começa amanhã e vai até o dia 5 de agosto, com a ousadia e a experimentação de sempre. São seis palcos, que receberão companhias do mundo inteiro unidas por um mote: inovação e criatividade no teatro para crianças.

-- Nosso negócio é misturar gente e linguagens, mas sempre apontando para o que é inovador. Há coisas tão diferentes que nem conseguimos nomear -- resume a idealizadora do evento e diretora teatral, Karen Acioly.

O evento será aberto quase simultaneamente por duas peças. Às 16h, a Cia. do Abração, do Paraná, apresenta, no Teatro dos Quatro, na Gávea, uma versão bem brasileira do clássico shakespeariano "Sonhos de uma noite de verão". Meia hora depois, no Teatro do Jockey, a companhia espanhola Títeteres de Maria Parrato apresenta a história de Ping, um pingüim que nasce sozinho, não sabe quem é, mas sonha em voar. Falando sobre vida e morte de forma cômica, o espetáculo ganhou o Prêmio Max 2007 de teatro infantil.

Em seguida, às 17h, no Teatro Villa-Lobos, a Arcosm Company, da França, apresenta o espetáculo de música e dança "Echoa". A programação do dia se encerra com "Perseu" (Canadá) e Rio Maracatu, à noite, no Teatro do Jockey.

O roteiro do F.I.L também traz de volta a dupla Hugo e Ines com "Cuentos pequeños", sucesso do festival em 2006, além do inédito "Os mundos de Fingerman". Utilizando partes do corpo, os dois dão vida a histórias e personagens. Outra atração é o teatro de bonecos "Filme Noir", com personagens típicos do cinema como a mulher fatal e o detetive durão. Sem falar em Bia Bedran, que reconta clássicos infantis em "Histórias de um João de Barro".

Marcadores: