sábado, agosto 04, 2007

Rádio JD - Novo Site

Agora você já pode visitar o site da Rádio JD diretamente no seguinte endereço:

http://radiojd.com.br/

O Jornal da Dança continua no endereço tradicional, em:

http://www.jornaldadanca.com.br/

E não se esqueça que na próxima quinta, às 18h, você tem um encontro marcado com o programa Tap Brasil, não percam.

Marcadores: , , , ,

Tap Fotos - Fred Astaire e Hermes Pan



Fonte: internet.

Marcadores: , , ,

Rio, RJ - Off-Tap - Correios em Movimento

Reportagem de Suzana Velasco em O Globo de 02.08.2007:

De volta, o melhor do Correios em Movimento

Existente desde 2003, mostra anual de dança faz edição comemorativa, reunindo ainda espetáculos inéditos

Neste fim de semana, a praça ao lado do Centro Cultural Correios recebe uma retroescavadeira gigante. Mas a draga, em vez de escavar, dança com os bailarinos da francesa Cie. Beau Geste. O espetáculo, "Transports exceptionnels", é um dos destaques do festival de dança Correios em Movimento, que começa hoje, com uma edição comemorativa: a programação se concentra em grandes sucessos dos outros quatro anos de evento, além de trazer atrações inéditas. São dez grupos, com uma ou mais coreografias cada, incluindo o duo de dançarino e retroescavadeira, que chegou a ter uma sessão extra em 2005.

-- A resposta do público foi maravilhosa, as pessoas ficaram em total silêncio durante o espetáculo -- diz a coreógrafa Giselle Tápias, curadora do festival. -- É uma obra de uma poesia enorme, em que se vê a fragilidade humana diante da máquina.

A programação começa hoje [quinta, 02.08.2007], às 20h, com a estreante "De novo de novo", da Cia. Étnica de Dança, criada pela coreógrafa Carmen Luz há dez anos, com bailarinos do Morro do Andaraí.

Mantendo a tradição do festival de apostar em projetos sociais, Carmen também fecha o evento, no dia 12, quando apresenta uma criação-relâmpago feita em quatro encontros com bailarinos de programas como o Engenho das Artes, o AfroReggae e a Escola de Dança da Maré.

-- A Carmen Luz é pioneira em projetos de dança e inclusão e formou uma companhia de qualidade, com profissionais -- diz Giselle.

O festival reúne outros importantes grupos nacionais, como o goiano Quasar, que apresenta, hoje e sábado, a pouco conhecida "Mulheres", mostrada por aqui em 2003; a Ana Vitória Cia. de Dança, que, presença recorrente no festival, dança "Manuelagem"; e a Staccato Dança Contemporânea, que mostra "Fragmento para coreografismos 2", em que dois bailarinos dançam num quadrado de três metros, unidos pelas mãos em 18 dos 20 minutos de espetáculo. As novidades ficam por conta de espetáculos de Paula Águas e Flávia Tápias, já apresentados este ano em outros festivais.

Entre os nomes internacionais, os espanhóis Damián Muñoz e Virginia García apresentam três coreografias -- duas hoje [quinta, 02.08.2007], "A los ojos" e "Staff". A também espanhola Cia. Nacho Duatto, que participaria no ano passado mas não conseguiu embarcar, mostra três peças curtas.

E a italiana Simona Bertozzi é a convidada da parceria que o Correios em Movimento tem, desde 2006, com o festival internacional francês Les Réperages. Simona participou da edição deste ano, em Lille, na França.

-- A Simona tem um trabalho de corpo diferenciado, muito pessoal -- diz Giselle. -- É simples, um solo, mas com um corpo especial, de articulação, quedas. Ela tem uma linguagem completamente diferente, que não se vê por aqui.

No período dos espetáculos, o Centro Cultural Correios recebe também uma mostra de fotos das outras edições do festival.

Dominique Boivin, coreógrafo da Beau Geste, apresenta ainda, na Maison de France, "La danse, une histoire à ma façon" ("A dança, uma história à minha maneira"), de 1994, na terça-feira, dia 7, às 20h, seguido de um debate.

A apresentação faz parte do Cahiers de la Danse, projeto que, do dia 6 ao dia 8, reúne conferências sobre dança, na Maison e no Espaço Sesc.

.....

Assim que acabar o Correios em Movimento, a programação da cidade continua a agradar aos amantes não só de dança, mas também de vídeo. No dia 14, começa, no Oi Futuro, a quinta edição do Dança em Foco, festival internacional de videodança que traz para a cidade 134 obras, de 35 países. Mais do que vídeos de dança, o festival ressalta o crescimento de uma mídia específica, de coreografias que existem só no vídeo, criadas especialmente para ele. Até 2 de setembro, os trabalhos serão exibidos continuamente, em programas de cerca de uma hora de duração.

-- Houve, em primeiro lugar, uma mudança na ordem de grandeza do festival -- afirma um dos criadores do evento, Paulo Caldas, que, coreógrafo da Staccato Dança Contemporânea, acaba de abrir um curso de pós-graduação de videodança, na faculdade Angel Vianna. -- Um dos maiores sintomas disso foi a convocatória para a seleção da mostra, que recebeu quase 400 vídeos, de lugares que não imaginávamos que alcançaríamos, como Cingapura e Madagascar.

O festival se completa com o lançamento do livro "Dança em Foco/ Dança e Tecnologia", uma exposição de fotos, mesas-redondas abertas ao público e oficinas para artistas de dança e vídeo, cujas inscrições para a seleção vão até amanhã. As grandes novidades desta edição são uma seleção de vídeos criados por e para celulares e um programa de residências do evento, que desde 2004 é associado aos festivais internacionais de videodança de Montevidéu e Buenos Aires.

Marcadores:

São Paulo, SP - Off-Tap - Pés da Comunidade

"Pés da Comunidade" é um projeto que em parceria com a ONG Ação Batuquedum está selecionando adolescentes entre 14 e 18 anos residentes no distrito do Jardim Ângela, São Paulo, para a formação de um grupo de dança. Estes encontros ocorreram todos os sábados das 14h às 17h com início previsto para 04.08.2007. Inscrições abertas até 03.08.2007 no Projeto Ação Batuquedum (R. Henri Laube, 58b, Jardim Paranapanema, (11) 5834-5221 / 8358-6607 macielmix@yahoo.com.br

Marcadores:

sexta-feira, agosto 03, 2007

Tap Fotos - Gene Kelly e Cyd Charisse



Do filme "Cantando na Chuva", 1952. Fonte: internet.

Update 17.06.2008 - Leia post detalhado sobre o falecimento de Cyd Charisse, em 17 de junho de 2008, clicando aqui.

Marcadores: , , , ,

Resumo de Julho de 2007

O blog do Divulgando terminou julho de 2007 com 141 posts publicados durante o mês , num total de 1352 posts desde a criação até o último dia do mês passado. Também atingiu o número de 4.064 visitas em julho. No total, as visitas já ultrapassaram 42.000 desde a estréia, sem contar os demais pageviews. Agradeço como sempre todas as visitas e colaborações. As estatísticas até julho de 2007, tanto do blog quanto do portal, estão no portal do Divulgando (link direto: seção Estatísticas).

Marcadores:

Uberlândia, MG - Off-Tap - Vídeo-Dança

O Quadra, Pessoas e Idéias de Votorantim, SP, estará em Uberlândia, MG, em evento do Colégio Nacional. Eles farão um estudo e apresentações de vídeo-dança no Palco de Arte do Uai Q Dança no dia 03 de agosto de 2007, às 20h, com entrada franca.

Marcadores:

quinta-feira, agosto 02, 2007

Programa Tap Brasil, na Próxima Quinta

Por motivo de força maior, a estréia do Tap Brasil, o primeiro programa de rádio sobre sapateado transmitido via internet, será apresentada na próxima quinta-feira, dia 09 de agosto de 2007, das 18h às 19h. Não perca: vai ser muito legal, num oferecimento do Jornal da Dança e do Divulgando o Sapateado Por Aí.

Marcadores: , , , ,

Tap Fotos - Savion Glover



Fonte: internet.

Marcadores: , ,

Rio, RJ - Off-Tap - Nos Palcos

O festival "Correios em movimento" reúne coreografias de companhias brasileiras e estrangeiras apresentadas em seus cinco anos de existência. Nesta quinta, 02.08.2007, "Mulheres", da Quasar Cia de Dança (Brasil), "A los ojos" e "Staff" (fragmento), da Cia Damian Muñoz & Virginia Garcia (Espanha); e "De novo de novo", da Cia Étnica de Dança (Brasil). No Centro Cultural Correios (R. Visconde de Itaboraí, 20, Centro, (21) 2553-2180) às quintas, 20h, e de sexta a domingo, às 19h. As senhas são distribuídas no local a partir do meio-dia. Até 12.08.2007. Livre.

Marcadores:

Pelo Mundo - Agosto

Alguns dos nomes mundiais ligados ao sapateado que nasceram em...

AGOSTO

07 - Eddie Brown (1918-1992)
07 - Harriett Browne (1932-1997)
14 - Jeni LeGon (1916)
17 - Frank Colvard (1920-1996)
23 - Gene Kelly (1912-1996)
25 - Ruby Keeler (1909)
28 - Donald O'Connor (1925-2003)
29 - Alfred Desio (1932-2007)

Fonte: TapWeb Cintia Martin.

Marcadores: ,

Programa de Democratização Cultural Votorantim

O segundo processo de seleção pública do Programa de Democratização Cultural Votorantim estará aberto até o dia 03 de agosto de 2007. Tendo em vista a paralisação dos serviços de aprovação de projetos na Lei Rouanet e do Audiovisual, no Ministério da Cultura, o número de registro no PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura) não será obrigatório para a efetivação das inscrições. No entanto, só serão contemplados projetos que obtenham aprovação nas leis até o término do processo de seleção, em outubro de 2007.

Clique aqui para ver o regulamento.

Clique aqui para saber mais detalhes no site da Votorantim.

Marcadores:

quarta-feira, agosto 01, 2007

Tap Fotos - Fred Astaire



Fonte: internet.

Marcadores: , ,

A Partir de Agosto, Tap Brasil na Rádio JD

Num oferecimento do Jornal da Dança, o Divulgando o Sapateado Por Aí amplia ainda mais suas fronteiras: estréia na próxima quinta-feira, dia 02 de agosto de 2007, o programa "Tap Brasil". Uma das novidades que a Rádio JD estará oferecendo em sua grade de programação a partir deste mês, o "Tap Brasil" é uma realização de Edézio Paz com produção executiva de Rakel Lima e estará no ar todas as quintas, às 18h, AO VIVO, para internautas de todo o planeta através do site

www.jornaldadanca.com.br

Não perca !

Marcadores: , , , , ,

Aniversariantes de Agosto

O Divulgando parabeniza os sapateadores de todo o Brasil que aniversariam no mês de agosto. A lista dos aniversariantes que um dia enviaram seus dados completos para integrar o Divulgando pode ser visitada lá no tradicional portal do Divulgando, clicando aqui. Caso seu aniversário não esteja na lista deste ou de outros meses, efetue seu (re)cadastramento completo na seção Cadastros do portal do Divulgando.

Um abraço e um excelente mês de agosto a todos.

Marcadores:

Niterói, RJ - Amely Pacheco

Com direção de Amely Pacheco (foto), o espetáculo "Shirlley Anne e suas Bibas" será apresentado nos dias 23 e 24 de agosto de 2007 no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.

O espetáculo, que intercala trabalhos coreográficos de jazz, sapateado, hip hop, dança flamenca, dança do ventre, tango, salsa e forró, apresenta como personagem principal Shirlley Anne, interpretada por Amely Pacheco, uma das drag queens que pontuam o show: segundo Amely Pacheco, todas são interpretadas por mulheres para quebrar o tabu de que somente atores/bailarinos do sexo masculino atuam na interpretação da caricata personagem.

Com irreverência e humor, este espetáculo mixa dança e teatro, com o objetivo de proporcionar ao público um momento de alegria e descontração: com coreografias baseadas em músicas da década de 70/80, "Shirlley Anne e suas Bibas" é um espetáculo de variedades, que tem como coreógrafos Amely Pacheco, Simone Fernandes, Rodrigo Pires, Elon Nascimento, Rafael Silveira, Lorenna Eunápio e Ana Lúcia Mouta.

A mestra, sapateadora, coreógrafa e performer Cíntia Martin (foto) faz participação especial no espetáculo, que conta com produção de áudio de Luiz Alves, luz de Tadeu Freire e direção geral de Célia Holanda e Amely Pacheco.

Shirlley Anne e suas Bibas
Local: TPON (Teatro Popular Oscar Niemeyer)
Atrás do terminal rodoviário de Niterói
Dias: 23 e 24 de agosto de 2007
Hora: 19:30h
Informações: (21) 2721-0169.
Ingresso: R$ 10 (já à venda na Amely Pacheco Sala de Dança: Rua Cel. Moreira César, 26, sala 602, Icaraí, Niterói).

Marcadores: , , , , ,

Rio, RJ - Off-Tap - Gyrotonic

Do caderno Zona Sul, na última quinta, 26.07.2007:

Harmonia em giros

Depois de conquistar artistas, método de condicionamento físico que mistura princípios de ioga, tai chi chuan, balé e natação se populariza na Zona Sul

(Isabel Kopschitz)


Arte de se exercitar e ir além. É o que preconiza o gyrotonic, método de condicionamento físico que está conquistando os cariocas e que se baseia nos princípios básicos de ioga, tai chi chuan, balé e natação. Os exercícios -- rítmicos, circulares e integrados à respiração -- são praticados em aparelhos especialmente desenvolvidos para esse fim.

Criado no fim dos anos 70 pelo romeno Juliu Horwath, o gyrotonic começou a fazer a cabeça dos moradores da Zona Sul mais recentemente, apesar de ter sido trazido ao país em 1999 pela bailarina Rita Renha. A popularização do método se deve, em grande parte, à adesão da classe artística, que o adotou como complemento ou mesmo alternativa aos exercícios convencionais.

-- O trabalho faz uma conexão com o corpo que você tem, e não com um dionisíaco, que você gostaria de ter. Para mim, é uma terapia -- diz o ator Diogo Vilela.

Segundo o ator, que pratica o método desde 2004, as aulas o ajudaram a melhorar a sua performance no espetáculo "Cauby! Cauby!", que ficou em cartaz de julho de 2006 a maio passado e foi assistido por mais de 65 mil pessoas.

-- No palco, a gente precisa de um pêndulo interno. O equilíbrio do corpo é fundamental para a transmissão da palavra. Considero o gyrotonic uma necessidade, porque amplia as possibilidades corporais -- diz Vilela, logo após a sua aula semanal, no Gyrotonic Instituto Brasil.

De acordo com a bailarina Rita Renha -- que faz parte do seleto grupo de dez mestres, em todo o mundo, autorizados a conceder certificação aos novos professores do método --, a filosofia do trabalho é conseguir o máximo de performance com o mínimo de esforço. O resultado, diz, é uma redescoberta dos movimentos mais fisiológicos do corpo, que as pessoas acabam desaprendendo no dia-a-dia.

-- O "músculo" que o método mais enrijece é o da inteligência. Aprendemos a não gastar energia à toa e a direcioná-la ao que nos interessa naquele momento -- explica Rita, precursora da técnica no Brasil e fundadora do Gyrotonic Instituto Brasil, em Ipanema, onde dá aulas e forma profissionais da área.

Outra artista que se encantou pelo gyro é a bailarina Renata Versiani, da Companhia de Dança Deborah Colker. Ela atribui à prática do método o fato de não ter sofrido qualquer lesão durante as últimas temporadas dos espetáculos "Nó" e "Dínamo", de março a maio passados.

A bailarina Renata Versiani acredita que reeducou seu corpo, após começar as aulas de gyrotonic, em fevereiro. Entre os componentes da companhia, ela foi a única que não se machucou nas últimas temporadas. Desde então, garante ela, seu desempenho no palco se superou.

-- Sinto que meu corpo está mais preparado para todos os movimentos, tem maior prontidão para responder a eles. Ampliei minha mobilidade articular e a força. É um processo fisioterapêutico -- afirma ela, que foi a grande incentivadora dos colegas que agora também praticam o método. -- Trabalhamos com muito impacto, então é normal que menocorram lesões.

Este mês a sede da Companhia de Dança Deborah Colker, na Glória, passou a oferecer aulas ao público, todos os dias da semana.

Mas não são apenas os artistas que estão conhecendo e aprovando o gyrotonic. A advogada Tania Liege Guimarães pratica os exercícios há oito meses. Ela descobriu o método quando o médico de seu marido indicou a ele, com o objetivo de melhorar a postura e, conseqüentemente, as dores na coluna.

-- Esse método é o que reúne tudo o que gosto em atividades, como ioga e pilates. Mas ele é melhor, porque mantém a mente ligada e o corpo em harmonia. Além disso, não sinto qualquer desconforto -- atesta Tania, que vai às aulas duas vezes por semana. Ex-praticante de ioga, pilates e musculação, Tania explica que o gyrotonic é uma atividade muito mais prazerosa.

-- Acho a musculação muito robótica. A ioga tem algumas posições desconfortáveis, e é focada na menocorram te. O pilates é muito cartesiano, você pode praticá-lo com a cabeça em outra coisa. O gyrotonic, ao contrário, só pode ser praticado se corpo e cabeça estiverem conectados -- explica.

A sensação de estar dançando foi o que encantou precursora do método no Brasil, a bailarina Rita Renha. Quando estava em Nova York, em 1991, dançando um musical, ela rompeu um ligamento do joelho teve que interromper temporada. Um amigo coreógrafo a aconselhou praticar o gyrotonic.

-- Pensei que ia ser chato fazer exercícios num aparelho. Mas cheguei chorar, porque parecia que eu estava dançando. Vi que não era um aparelho convencional, que permitia que eu sentisse o prazer do movimento e até da relação com o partner -- conta.

Onde praticar:

DESPERTAR STUDIO:
Avenida Nossa Senhora de Copacabana 749, sala 508.
Informações: (21) 2547-7394 / michelle@centroin.com.br

URSULA BERCHTOLD:
Praia de Botafogo 528, sala 1.201-A.
Informações: (21) 3684-7762 e 9322-0875.

CENTRO DE MOVIMENTO DEBORAH COLKER:
Rua Benjamin Constant 30, Glória.
Informações: (21) 2221-1309 e 2221-2034.

GYROTONIC INSTITUTO BRASIL:
Rua Visconde de Pirajá 595, Ipanema.
Informações: (21) 2511-3388.

Marcadores:

São Paulo, SP - Off-Tap - Grupo Corpo no Teatro Alfa

O Grupo Corpo estréia em São Paulo, no Teatro Alfa, o espetáculo "Breu", seu novo trabalho, com coreografia de Rodrigo Pederneiras e música de Lenine. Com 32 anos de estrada, o Grupo Corpo apresenta a trigésima-terceira obra de sua carreira, a trigésima coreografada por Rodrigo Pederneiras. Completa o programa "Sete ou oito peças para um balé", de 1994, coreografada por Rodrigo, com música de Philip Glass e do Grupo Uakti.

O espetáculo será apresentado em dez apresentações no Teatro Alfa de 01 a 05.08.2007 e de 08 e 12.08.2007. Após as apresentações em SP, o grupo apresenta o mesmo programa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre 16 e 19.08.2007, no Teatro Nacional de Brasília, de 30 de agosto a 2 de setembro, e no Palácio das Artes de Belo Horizonte, de 06 a 10 de setembro. Após MG, a Companhia leva "Breu" e "Ongotô" para 10 apresentações de 29 de setembro a 16 de outubro na Europa: uma em Palma de Mallorca, na Espanha e as demais na França, cinco no Théâtre de Champs-Elysées em Paris, as demais em Tarbe, Toulouse e La Rochelle.

Grupo Corpo - Teatro Alfa
R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro - (11) 5693-4000
Quarta, quinta, sexta e sábado, às 21h, domingo às 18h.
Lotação: 1134 lugares.
Setor 1: R$ 80 / Setor 2: R$ 80 / Setor 3: R$ 60 / Setor 4: R$ 30

Marcadores:

terça-feira, julho 31, 2007

Dance Words - Nietzche

"Antes que o homem aprenda a voar, é necessário
ensiná-lo a andar, correr e dançar." (Nietzche)

Marcadores:

Rio, RJ - Off-Tap - Momix no Rio

Aproveitem a oportunidade e concorram a 15 convites duplos para assistir ao Momix no Rio, fiquem de olho:

Concorra a 15 convites duplos para conferir o Momix no Theatro Municipal

RIO - Para os fãs de dança, um presentão do GLOBO ONLINE. Leitores que quiserem assistir à apresentação da prestigiada companhia de dança americana Momix, semana que vem no Theatro Municipal do Rio, concorrem a 15 convites com direito a acompanhante ao acessar o site e participar da promoção "Momix".

Basta clicar a partir das 11h desta quarta-feira e responder corretamente a uma pergunta a ser formulada sobre o grupo de dança, que já tem 27 anos de estrada. As 15 primeiras respostas corretas ganham os convites duplos. As cinco mais rápidas ganham ingressos para o espetáculo do dia 6 de agosto. As respostas do número 6 ao 10 vão ver a apresentação do dia 8, e as cinco últimas, a do dia seguinte, todas às 20h30.

Os vencedores deverão retirar as entradas no dias 3, 6 ou 7 de agosto na sede do jornal "O Globo", que fica na Rua Irineu Marinho 70, Cidade Nova, no Rio, das 10h às 17h. Importante: O Globo Online não é responsável pelo transporte dos vencedores da promoção.


Leia mais aqui.

Marcadores:

Teresina, PI - XI Festival de Dança

O XI Festival de Dança de Teresina acontece de 26 a 29 de setembro de 2007 em Teresina, estado do Piauí. O Festival é realizado pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves e acontecerá no Theatro 4 de Setembro, com mostra paralela nos Teatros de Arena, João Paulo II e do Boi, entre outros espaços.

Podem participar bailarinos, escolas e grupos de dança de Teresina e cidades adjacentes nas modalidades de balé clássico, dança contemporânea, jazz, sapateado, street dance e danças populares. Haverá uma seleção por uma comissão mediante apresentação de material informativo e de divulgação como release, fotos, currículo ou cartazes, folders, DVD ou fita VHS (opcional).

As inscrições estão abertas até 10 de agosto de 2007. Mais informações: http://www.fcmc.pi.gov.br

Marcadores: , ,

segunda-feira, julho 30, 2007

Joinville, SC - Encerramento do Festival

Do site oficial do Festival de Joinville 2007, em 28.07.2007.

Emoção marcou o 25º Festival de Dança de Joinville

Evento reuniu participantes de cinco países e foi acompanhado por cerca de 200 mil pessoas nas apresentações realizadas em hospitais, praças, centros comerciais, escolas, Feira da Sapatilha além do palco do Centreventos Cau Hansen

O 25º Festival de Dança de Joinville (SC) encerrou sábado, dia 28 de julho, com a apresentação das 22 coreografias classificadas em primeiro lugar e a entrega dos prêmios revelação para Camila Rocha de Caso, da Cia. Pavilhão D, de São Paulo; melhor grupo para Dança Millennium, de Itajaí (SC); coreógrafo revelação para Eduardo Fonseca Menezes, do Grupo Art & Dança, de Canoas, no Rio Grande do Sul; melhor bailarino para Yoshi Engracia Suzuki, do Núcleo Dansh, de Embu-Guaçu (SP) e para a melhor bailarina Flávia Gomes de Oliveira Carlos, da Companhia do Conservatório do Rio de Janeiro. A emoção, o colorido e a qualidade técnica aliados à vibração das 4.500 pessoas que lotaram a arena do Centreventos Cau Hansen suplantaram a baixa temperatura de uma das noites mais geladas do Sul do País.

O Estado de São Paulo foi o mais premiado, com oito coreografias consagradas, seguido do Rio de Janeiro, contemplado com sete campeões. O anfitrião estado de Santa Catarina foi recompensado com três primeiras colocações. Já o Rio Grande do Sul conquistou dois primeiros lugares. Os estados do Paraná e do Ceará foram honrados com um ganhador cada. À noite o Instituto também anunciou o nome do bailarino indicado à seletiva do Prix de Lausanne (Suíça), realizada em Córdoba, na Argentina. A indicação foi para Marcela Paiva Montes, do Conservatório Brasileiro de Dança, do Rio de Janeiro.

Este ano o Festival de Dança de Joinville contou com a participação de 201 grupos oriundos do Brasil, Argentina, Armênia, Cuba e Paraguai; 1.680 apresentações - sendo 1.400 somente em Palcos Abertos - e 170 horas de espetáculo. A média de público estimada pela organização foi de 200 mil pessoas, 50 mil apenas no Centreventos. Pela Feira da Sapatilha, realizada no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos, passaram 80 mil pessoas em 11 dias de evento. De acordo com o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz da Silva Filho, "o Festival mostrou amadurecimento tanto na parte administrativa quanto de conteúdo ao trazer Mikhail Baryshnikov com a Hell´s Kitchen Dance para a Noite de Abertura e ao apresentar grandes nomes da dança brasileira na Noite de Gala, num evento que exigiu muito da logística para reunir bailarinos que dançam na Europa, Estados Unidos e América Latina".

Diretora artística do Instituto Festival de Dança, Iraci Seefeldt observa que os 25 anos do Festival trouxeram uma responsabilidade coletiva maior e que as pessoas envolvidas no desenvolvimento do evento se superaram. "Sem dúvida foi um momento especial. O Festival é um jovem de 25 anos que ainda tem muito a crescer". Iraci destaca avanços na edição deste ano, como o amadurecimento dos 70 grupos que vieram especialmente para as apresentações dos Palcos Abertos.

O sábado também marcou a despedida de Silvia Soter e Suzana Braga do Conselho Artístico do Instituto Festival de Dança e o ingresso de Eliana Caminada e Airton Tomazzoni. Os novos conselheiros darão sua contribuição ao Festival pelos próximos dois anos ao lado de Ângela Ferreira e Ângela Nolf. Eliana Caminada teve entre seus mestres Tatiana Leskova e Eric Valdo, é formada pela Escola Maria Olenewa e considera o Theatro Municipal do Rio de Janeiro sua principal referência. É professora de história da dança da UniverCidade e tem vários livros editados além de textos e críticas sobre ballet clássico. Airton Tomazzoni, por sua vez, é coreógrafo, pesquisador e professor de história e dramaturgia da dança na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, diretor do Centro Municipal de Dança de Porto Alegre e colunista do site Idança.

Para Silvia Soter que se despede do Conselho Artístico, "O que mais salta aos olhos nesse Festival é como a dança pode mobilizar tantas pessoas, tão diversas, tão diferentes, por tanto tempo". Silvia considera "fascinante que uma cidade como Joinville tenha se tornado um pólo agregador e difusor de dança". Para ela, "essa é a verdadeira grandiosidade do Festival: a dança no plural".

A cerimônia de encerramento contou com apresentação dos grupos, entrega dos prêmios e com uma grande festa de confraternização no palco do Centreventos. O presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz da Silva Filho agradeceu a presença de todas e garantiu que os preparativos para o Festival de 2008 já começaram.


Clique aqui para ver, no site do festival, todos os resultados da mostra competitiva de 2007.

Clique aqui para ver, em post do Divulgando de 25.07.2007, os resultados da mostra competitiva de Sapateado de 2007.

Marcadores: , , , ,

Tap Fotos - Gene Kelly



Fonte: internet.

Marcadores: , ,

Rio, RJ - Off-Tap - Dancing Eldorado

Do Segundo Caderno de O Globo desta segunda, 30.07.2007, sobre a peça "Dancing Eldorado:

Nos bons tempos do puladinho
(João Pimentel)

Pouca gente sabe que o casarão da Rua do Teatro 37, na Praça Tiradentes, onde hoje funciona o Centro Cultural Carioca, já foi um animado dancing, repleto de atrações artísticas, malandros e taxi-girls que complementavam seus salários de manicure, empregada doméstica e funcionária pública dançando um puladinho ou um cruzado no salão. Pois, como uma volta no tempo, a companhia de dança que leva o nome da casa, criada pelo dançarino e coreógrafo Isnard Manso, juntou histórias de antigos freqüentadores, pesquisou o repertório, o vestuário e até comerciais dos anos 1940 e 1950.

O resultado é "Dancing Eldorado", espetáculo em cartaz lá às segundas e terças-feiras, que mistura dança de salão, teatro e muita música, calcado na simplicidade, que de forma despretensiosa ganha o público. Este, por sinal, participa diretamente do espetáculo, seja dançando ou cantando canções como "Carinhoso", que Pixinguinha tocou naqueles salões e que ganhou letra de Braguinha -- outro freqüentador assíduo do dancing -- por encomenda da então primeiradama, Alzira Vargas, mulher de Getúlio.

No vídeo, personagens que freqüentavam o dancing

Como em qualquer festa que se preze, a primeira providência foi abrir o salão para os dançarinos. O espetáculo começa com depoimentos curiosos como o do músico Joventino Marcelino, que sempre aparecia no dancing e se incorporava à orquestra com seu pandeiro para filar o almoço dos músicos. Já Alfredo Figueira Galhões, pai do diretor musical da casa e do espetáculo, também Alfredo, faz questão de ressaltar que o ambiente era ótimo e que as dançarinas não eram prostitutas.

A trama gira em torno de uma dançarina, Dinorah, interpretada por Daniela Cavanellas, que sonha ser Elizeth Cardoso (por sinal, a cantora trabalhou como dançarina antes da fama), e seus anseios por mudar de vida. Ela e suas companheiras de salão disputam os homens que chegam, especulando o que fazem e o que podem proporcionar para elas. O texto criado por Rodrigo de Roure é uma colagem despretensiosa de histórias colhidas sobre o local e funciona como elemento de ligação entre os bons números musicais.

Se o casarão já evoca o passado em seus janelões, no surrado piso de madeira e na parede de tijolos -- descoberta por acaso quando os donos foram fazer obras antes da abertura da casa —, alguns protagonistas daqueles tempos participam do espetáculo. A dupla de cantores Paulo Marquez e Áurea Martins, ambos cantando muito bem, e o excelente trompetista Darcy da Cruz fazem parte da orquestra formada para o espetáculo.

Áurea Martins interpreta "Vida de bailarina"

Áurea, em seu primeiro número musical como crooner do Eldorado, interpreta "Vida de bailarina", de Américo Seixas e Chocolate, música que melhor define as dançarinas de dancing:

"Os que compram o desejo /
Pagando amor a varejo /
Vão falando sem saber /
Que ela é forçada a enganar /
Não vivendo pra dançar /
Mas dançando pra viver".

Paulo Marquez canta "Beija-me", de Roberto Martins e Mário Rossi, e o bolero "Quizás, quizás, quizás", de Osvaldo Farrés. Então o desavisado público é convidado para uma dança.

No intervalo, uma série sensacional de comerciais de televisão da época. Um deles explica o que é uma máquina de lavar, uma novidade por aqui da Westinghouse. Outro é de um tal de xampu seco da Van Ess. Já o surrealista sofá-cama Drago são três blocos independentes que podem virar até duas poltronas.

Na volta, o melhor número do espetáculo. O bar vira cenário para três malandros e um garçom, que tenta de qualquer maneira não ser enrolado por eles. Uma percussão improvisada por Naif Simões dá ritmo à coreografia.

O ator Paulo Mazzoni rouba a cena com personagens engraçadíssimos. Um deles está à procura de uma mulher de 30 anos e dá a deixa para Paulo Marquez cantar a clássica "Mulher de 30", de Luiz Antônio.

-- Essa é do tempo em que a mulher de 30 era quase coroa -- brinca o cantor.

O espetáculo termina com um pequeno baile para público e dançarinos. Um programa com alma leve e musicalidade bem cariocas.

Marcadores:

Rio, RJ - Off-Tap - Programa Platéia

Nesta segunda-feira, 30.07.2007, o Programa Platéia, na Rádio JD (www.jornaldadanca.com.br), estará recebendo a bailarina e professora de Tango Neuza Abbes. Ao vivo, das 10h às 12h, com apresentação de Edézio Paz e produção de Rakel Lima.

Marcadores:

Apostila TOQUES - 3 Anos, Marco 200

Cíntia Martin - foto: Marcelo Batalha"TOQUES - Vivendo, Aprendendo e Ensinando o Sapateado", da mestra Cíntia Martin (foto), apostila que no último dia 16.07.2007 completou 3 anos de lançamento e que é vendida apenas via internet, atingiu este mês a marca de 200 exemplares adquiridos e espalhados por todo o Brasil.

"Toques" foi a segunda apostila de sapateado da mestra carioca Cíntia Martin, lançada em julho de 2004 e sucessora de sua pioneira "A Arte do Sapateado em Pequenas Dicas" (de 1997, adquirida por mais de 500 sapateadores das cinco regiões do país). "Toques" é fruto da persistência de Cíntia em continuar reunindo e compartilhando, agora de forma bastante ampliada, suas experiências lecionando e se apresentando em uma bem sucedida carreira como coreógrafa, mestra pelo Brasil e performer: Cíntia Martin completa 20 anos como profissional em 2007.

Leia mais a respeito e veja como adquiri-la na seção "Apostila" da

TapWeb Cíntia Martin,

sua página na internet que, em junho de 2007, também aniversariou: completou nove anos de existência, atualizada periodicamente.

Capa da apostila TOQUES, de Cíntia Martin

Marcadores: , , , , , ,

domingo, julho 29, 2007

Tap Fotos - Fred Astaire



Fonte: internet.

Marcadores: , ,

Fortaleza, CE - Off-Tap - Circo-Escola

Nos dias 29 (domingo) e 31 (terça) de julho de 2007 no palco principal do Theatro José de Alencar (Fortaleza, CE), às 18h, o espetáculo "Depende de Nós" reunirá o trabalho reúne os dois circos-escola de Fortaleza, o do Bom Jardim e do Palmeiras, com direito a participação de quatro corais. Aproximadamente 200 crianças e adolescentes com menos de 18 anos se apresentam num espetáculo circense com o tema "aquecimento global". Cristina Francescutti dirige o espetáculo. Entrada franca.

Marcadores:

Rio, RJ - Off-Tap - No Pan

Matéria de Celso Paiva para o Terra em 27.07.2007:

Carlinhos de Jesus se emociona com "1ª medalha".

O coreógrafo Carlinhos de Jesus se emocionou com a medalha de bronze do dueto brasileiro do nado sincronizado formado por Caroline Hildebrandt e Lara Teixeira. Jesus foi o responsável pela coreografia, que teve como tema o frevo pernambucano.

"Fico muito emocionado. Essa é a minha primeira medalha em Pan", disse. Ele lembrou que ao ser convidado para o trabalho chegou a desconfiar da veracidade da mensagem, recebida por e-mail. "A primeira vez que recebi um e-mail das duas, pensei que era um trote. Só respondi depois do terceiro, quando já tinha certeza de que era verdade", disse.

Entre outros trabalhos, Jesus é o responsável pela coreografia da comissão de frente da Mangueira, no Carnaval carioca.

"No começo achei que seria impossível adaptar o frevo para uma dança da na água. Porque o frevo tem movimentos de impulso e força, que precisam do chão. Não sabia como fazer isso dentro da água. Mas começamos a brincar e com a noção corporal que elas têm, tudo ficou mais fácil", disse.

Antes do início da apresentação, Caroline e Lara fizeram um passo da dança fora da piscina, o que não é comum. "Eu passei essa idéia para elas, pois achei que seria um modo diferente de levantar o público antes da apresentação. Sempre achei a entrada muito séria. Todas entram parecendo soldados do palácio de Buckingham", disse.

As atletas treinaram um mês e meio e se encontravam duas vezes por semana, entre uma hora e meia e duas de cada vez.

"Fui a cereja do bolo que já estava pronto", disse o coreógrafo.

Marcadores: