sábado, julho 14, 2007

Na Mídia - Musicais no Brasil

A exemplo da versão Online, que publicou texto semelhante em 09.07.2007 (veja no post do Divulgando de 10.07.2007), a versão impressa do jornal O Globo trouxe na última quinta, 12.07.2007, uma reportagem de Alessandra Duarte e Suzana Velasco sobre os musicais em São Paulo:

São Paulo, filial da Broadway no Brasil

É para lá que vão as adaptações dos grandes musicais, enquanto, no Rio, os palcos são dos textos nacionais

Teste de elenco para musical em São Paulo: canções de "O fantasma da ópera" ou de "Chicago" na ponta da língua dos atores. Teste de elenco para musical no Rio: repertório de Chico Buarque ou de outra estrela da MPB. A diferença entre o teatro cantado de cariocas e paulistas não fica só nas audições dos espetáculos -- enquanto os palcos do Rio são conhecidos por mostrar a música brasileira, como em "Sassaricando", ou personalidades nacionais, como em "Cauby! Cauby!", São Paulo está se tornando a filial da Broadway e do West End londrino no Brasil. Além de ter "My fair lady" em cartaz, hoje estréia "Miss Saigon", nona adaptação de um grande musical na capital paulista, que até o fim do mês verá também "Peter Pan". Em setembro, chega "Os produtores" e, em 2008, "West Side story".

Tudo começou com a vinda para o país, no fim dos anos 90, da empresa CIE, responsável por trazer os musicais à la Nova York e Londres para cá. O estabelecimento da unidade brasileira da CIE em São Paulo se uniu ao fato de aquela cidade ter recursos para os altos custos dos musicais de grande porte. Em 2001, a empresa inaugurou uma sala só para esse tipo de espetáculo, o Teatro Abril.

-- Por isso a predominância da Broadway lá -- diz o diretor e tradutor Claudio Botelho, que estréia no João Caetano, em agosto, o texto inédito "Sete", com 15 atores. -- O Rio, até pela falta de recursos para montagens tão caras, e por não poder cobrar ingressos com preços altos como os que o público paulista paga, teve que ser criativo e fazer musicais inéditos.

Consumindo US$ 12 milhões, o que a faz a peça mais cara para o padrão CIE, "Miss Saigon", que não deve vir ao Rio, é o nono musical produzido pela empresa e a quinta transposição fiel de espetáculos estrangeiros originais (há casos de adaptações mais livres). Uma das atrizes de "Miss Saigon", Kiara Sasso fez sucesso vivendo as protagonistas de "A bela e a fera" e "O fantasma da ópera", além de já ter atuado no Rio com Claudio Botelho e Charles Möeller. Ela compara a interpretação pedida pelos dois mercados:

-- Nas adaptações fiéis, o método criativo do ator vai até certo ponto.

-- Nas audições das transposições da Broadway, os atores já chegam com a voz preparada para determinadas músicas da peça -- completa Claudio Botelho. -- Nos testes no Rio, as pessoas cantam é Chico Buarque.

O primeiro musical do baiano Daniel Boaventura foi "Company", no Rio, em 2001. Mas, quando ele viu que o gênero Broadway ia se fixar em São Paulo, mudou-se para lá, num sinal do mercado de profissionais para musicais que está se criando na cidade. Desde então, Boaventura participou de "A bela e a fera", "Vitor ou Vitória", "Chicago" e, agora, "My fair lady":

-- Acho que São Paulo tem uma vantagem sobre o Rio, porque cerca de 20% do público dos musicais são do interior de São Paulo, que é muito rico e ajuda a sustentar o teatro.

A atriz e diretora Stella Miranda dá um exemplo da maior originalidade presente nos musicais cariocas: ela está escrevendo e vai dirigir, em 2008, um musical sobre o músico Tom Waits, no qual viverá o próprio.

-- O Rio é a off-Broadway -- define Stella, que vive Carlota Joaquina em "Império", outro texto original. -- É bom ter de tudo, mas esses milhões de dólares que São Paulo aplica nos grandes musicais poderiam ser aplicados também em espetáculos com cara de brasileiro.

Dos musicais apresentados em São Paulo pela CIE, só "Sweet Charity" chegou aos palcos cariocas, este ano no Vivo Rio. Fazendo coro com a classe artística, a cantora e atriz Soraya Ravenle diz que o problema no Rio é a falta de teatros equipados para grandes produções.

-- Queria ganhar na loteria e reformar o João Caetano. Ele tem tamanho para superproduções, mas está caindo aos pedaços -- diz ela, que fez lá o carioquíssimo "Sassaricando".

Ao João Caetano se junta o Carlos Gomes, outro apontado como ideal para musicais, e agora o Vivo Rio. A estrutura para musicais deve melhorar também com o Casa Grande, com inauguração prevista para janeiro de 2008 com "A noviça rebelde". Apesar de reformado, o Sesc-Ginástico não tem fosso de orquestra, vital para superproduções.

O fato de "Sassaricando" ter cobrado ingressos a R$ 50 no João Caetano -- e lotar -- pode abrir um precedente para a prefeitura e o estado, que controlam as salas da Praça Tiradentes, liberarem ingressos mais caros. Ingressos baratos são outro empecilho para a vinda dos musicais.

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São Paulo, SP - Off-Tap - Zouk e Musicalidade

Em julho, cursos de férias com o professor Mauricio Butenas na Milena Malzoni Dance Center (R. Gomes de Carvalho 448, Vila Olímpia, São Paulo, SP) nos dias 28 e 29.07.2007:

- Zouk (Livre) (3 horas/aula) das 15h às 16h30.
- Shines e Musicalidade (Livre) (3 horas/aula), das 16h30 às 18h.

Cada curso: R$ 65, com 10% de desconto para inscrições até 23.07.2007.

Informações: (11) 3045-5275 / 3842-7735 / info@milenamalzoni.com.br / www.milenamalzoni.com.br

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sexta-feira, julho 13, 2007

Tap Fotos - Reggio McLaughlin



Fonte: internet.

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São Paulo, SP - Off-Tap - Flamenco e Ventre

Em julho, workshops de férias na Milena Malzoni Dance Center (R. Gomes de Carvalho 448, Vila Olímpia, São Paulo, SP):

- Flamenco nos dias 17, 20, 24 e 27.07.2007 (terças e sextas, 6 horas/aula cada), para iniciantes (das 20h30 às 22h, Técnica de pés e braços e Tangos), intermediário (19h às 20h30, Técnica de pés e braços e castanholas), com a professora Priscila Grassi. Investimento: R$ 125, com 10% de desconto para inscrições até 13.07.2007.

- Dança do Ventre para iniciantes nos dias 20 e 21.07.2007 (5 horas/aula), sexta das 19h à 21h30 e sábado das 15h às 17h30. Professora: Patrícia Coelho. Investimento: R$ 105, com 10% de desconto para inscrições até 16.07.2007.

Informações: (11) 3045-5275 / 3842-7735 / info@milenamalzoni.com.br / www.milenamalzoni.com.br

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Rio, RJ - Off-Tap - Ensaio do Pan



Fonte: site do Pan no Globo Online.

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quinta-feira, julho 12, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Nos Palcos

Não são de sapateado mas são espetáculos de dança no Rio de Janeiro neste fim de semana. Fonte: Jornal O Globo de 06.07.2007.

Lia Rodrigues Companhia de Danças - "Encarnado"

Inspirado em livro de Susan Sontag, o espetáculo trata de como a dor o sofrimento alheio afetam os indivíduos.

Espaço Sesc (Mezanino):
Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana - (21) 2547-0156.
Qui e dom, às 20h. Sex e sáb, às 21h30m.
R$ 3 (comerciários) e R$ 12 (meia-entrada para estudantes, classe artística e maiores de 60 anos).
Até 29 de julho. 16 anos.

Cia. Arquitetura do Movimento - "Sala de estar - As cinco peles do samba"

A companhia celebra dez anos de vida com um espetáculo sobre o samba, com trilha de pérolas do gênero. Direção de Andréa Jabor.

Casa da Glória:
Ladeira da Glória 98, Glória - (21) 8150-0819 (informações).
Qui a sáb, às 20h. R$ 10. Até 12 de agosto. 10 anos.

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Tap Fotos - Fred Astaire



Fonte: internet.

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Rio, RJ - Off-Tap - Dançar Faz Bem

"Dançar Faz Bem" é um projeto do Via Parque Shopping (RJ) que acontece sempre na terceira quarta-feira de cada mês: uma reunião de dançarinos e músicos na Praça de Alimentação, primeiro piso do shopping, das 18h às 22h. Entrada franca. O Via Parque fica na Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, (21) 2421-9222, www.viaparqueshopping.com.br

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Fortaleza, CE - Clube do Jazz

Tendo como banda residente o Quarteto Musimania, liderada por Dudu Freire, o "Clube do Jazz", mix de música ao vivo e sapateado, estréia em Fortaleza no dia 12.07.2007 tendo como convidado especial o cantor Hudd Song, apresentando uma seleção dos standards mais conhecidos do jazz americano, e a participação da Cia. Vatá, de Valéria Pinheiro (CE). Local: Café Teatro das Marias (R. Senador Almino, 233A - Entre o Hey Ho e o Noise 3D). A jam acontecerá todas as quintas a partir das 21h, com couvert artístico a R$ 5. Informações: Valéria Pinheiro ((85) 9111-8659 / 8895-8659 / valtaper@terra.com.br) ou Hudd Song ((85) 9926-0066 / huddsongtrio@yahoo.com.br)

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Mídia - O Globo - Martha Medeiros

Texto de Martha Medeiros para a Revista O Globo, publicado um ano atrás, em 02.07.2006:

O que a dança ensina
(Martha Medeiros)

Reclamar do tédio é fácil, difícil é levantar da cadeira para fazer alguma coisa que nunca se fez. Pois dia desses aceitei um desafio: fiz uma aula de dança de salão. Roxa de vergonha por ter que enfrentar um professor, um espelho enorme, outros alunos e meu total despreparo. Mas a graça da coisa é esta, reconhecer-se virgem. Com soberba não se aprende nada. Entrei na academia rígida feito um membro da guarda real e saí de lá praticamente uma mulata globeleza.

Exageros à parte, a dança sempre me despertou fascínio, tanto que me fez assistir ao filme que está em cartaz com o Antonio Banderas, “Vem dançar”, em que ele interpreta um professor de dança de salão que tenta resgatar a auto-estima de uma turma de alunos rebeldes. Qualquer semelhança com uma dúzia de outros filmes do gênero, inspirados no clássico “Ao mestre com carinho”, não é coincidência, é beber da fonte assumidamente.

Excetuando-se os vários momentos clichês da trama, o filme tem o mérito de esclarecer qual é a função didática, digamos assim, da dança. Na verdade, o simples prazer de dançar bastaria para justificar a prática, mas vivemos num mundo onde todos se perguntam o tempo todo “para que serve?”. Para que serve um beijo, para que serve ler, para que serve um pôr-do-sol? É a síndrome da utilidade. Pois bem, dançar tem sim uma serventia. A dança nos ensina a ter confiança, se é que alguém ainda lembra o que é isso.

Hoje ninguém confia, é verbo em desuso. Você não confia em desconhecidos e também em muitos dos seus conhecidos. Não confia que irão lhe ajudar, não confia que irão chegar na hora marcada, não confia seus segredos, não confia seu dinheiro. Dormimos com um olho fechado e o outro aberto, sempre alertas, feito escoteiros. O lobo pode estar a seu lado, vestindo a tal pele de cordeiro.

Então, de repente, o que alguém pede de você? Que diga sim. Que escute atentamente a música. Que apóie seus braços em outro corpo. Que se deixe conduzir. Que não tenha vergonha. Que libere seus movimentos. Que se entregue.

Qualquer um pode dançar sozinho. Aliás, deve. Meia hora por dia, quando ninguém estiver olhando, ocupe a sala, aumente o som e esqueça os vizinhos. Mas dançar com outra pessoa, formar um par, é um ritual que exige uma espécie diferente de sintonia. Olhos nos olhos, acerto de ritmo. Hora de confiar no que o parceiro está propondo, confiar que será possível acompanhá-lo, confiar que não se está sendo ridículo nem submisso, está-se apenas criando uma forma diferente e mágica de convivência. Ouvi uma coisa linda ao sair do cinema: se os casais, hoje, dedicassem um tempinho para dançar juntos, mesmo em casa - ou principalmente em casa - muitas discussões seriam poupadas. É uma espécie de conexão silenciosa, de pacto, um outro jeito de fazer amor.

Dançar é tão bom que nem precisava servir pra nada. Mas serve.


(Martha Medeiros)

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quarta-feira, julho 11, 2007

Tap Fotos - Bojangles



Fonte: internet.

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EUA - Tap Extravaganza 2007

Clicando aqui, você lê um artigo (em inglês) de 27 de maio de 2007 sobre sapateado em Nova York, o Dia Internacional do Sapateado e o Tap Extravaganza 2007, publicado no Daily News de Nova York.

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Tap Words - Gregory Hines

"A tap festival in New York? I don't know whether to laugh or cry with joy! I've been traveling around the world attending tap festivals for over 15 years now, hoping one day The Big Apple would finally show everyone how it's done. Hoping that someone would step up (Pun) and make it happen where it ought to be happening. New York City: the Tap Capital of the World."

(do falecido e saudoso Gregory Hines, a respeito do "Tap City", cuja edição 2007 está acontecendo essa semana)

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São Paulo, SP - Off-Tap - Miss Saigon

Reportagem de Pedro Ivo Dubra de 06.07.2007 na Folha Online:

Musical "Miss Saigon" inicia temporada no Teatro Abril

Sai de cena o fantasma operístico e obsessivo, entra no palco o casal multiétnico que tem uma guerra a turbilhonar o amor e, assim, a empresa de entretenimento CIE Brasil emplaca na cidade mais um musical com a supervisão de uma equipe estrangeira e elenco brasileiro. A partir da quinta-feira (dia 12), inicia temporada no teatro Abril "Miss Saigon".

Os números, como sempre acontece, são postados na ribalta como argumentos eloqüentes: US$ 12 milhões de investimento (cerca de R$ 23 milhões), 50 toneladas de cenário e adereços de cena, 336 sapatos, 500 figurinos, 60 kg de gelo seco por sessão, 20 gringos envolvidos com a montagem, tais quais o produtor Cameron Mackintosh, o diretor Fred Hanson e o coreógrafo Geoffrey Garratt.

Há 18 músicos e 42 atores em cena, entre eles, Marcos Tumura, Nando Prado e Sabrina Korgut -- esta saiu do carioquíssimo "Sassaricando", dirigido pelo criador das versões das letras de "Miss Saigon", Cláudio Botelho, para integrar o musical importado. Eles buscam dar conta da trama do soldado norte-americano que fica enamorado de uma jovem vietnamita em meio aos conflitos da Guerra do Vietnã. A história é inspirada em "Madame Butterfly".

Se em "O Fantasma da Ópera" havia a cena do lustre desgovernado, "Miss Saigon" deve eletrizar parte da platéia com o instante do vôo de um helicóptero. Circula no ar um certo clima de nostalgia vintage, como numa cena revelada à imprensa na última terça-feira (dia 3) que exibe uma festividade em que tremulam bandeiras vermelhas comunistas. Calcula-se que o musical já tenha sido visto por cerca de 33 milhões de espectadores nos 25 países nos quais se apresentou.


Teatro Abril
Av. Brig. Luís Antônio, 411, Bela Vista, (11) 6846-6000
1533 lugares. Qua a sex: 21h. Sáb: 17h e 21h. Dom: 16h e 20h.
Estréia 12.07.2007 - Em cartaz por tempo indeterminado.
140 min. 12 anos. Ingressos: R$ 65 a R$ 200.

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terça-feira, julho 10, 2007

Divulgando no Jornal da Dança

Abaixo, a capa da edição de julho de 2007 do Jornal da Dança, onde há foto (no detalhe, segunda foto) da participação da mestra Cíntia Martin e do Divulgando o Sapateado Por Aí no programa Platéia de 25.06.2007.



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Tap Fotos - Savion Glover



Fonte: internet. A cena é do imperdível filme Tap - A Dança de Duas Vidas, de 1989.

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Rio, RJ - Off-Tap - Cursos de Férias - Jaime Arôxa

A Escola de Dança Jaime Arôxa (RJ) está oferecendo cursos de férias de 30.07.2007 a 03.08.2007. "Condução e Contato, Musicalidade, Postura e Equilíbrio / Didática, Liderança e Manutenção de Turmas", das 10h às 13h e de 14h às 17h, é indicado aos amantes da dança, não necessariamente professores. Informações e inscrições: (21) 3042-1152 / jaime.aroxa@gmail.com (inscrições até 17.07.2007).

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Rio, RJ - Off-Tap - Coreógrafos do Pan

Reportagem de Luiz Ernesto Magalhães para o caderno de Esportes de O Globo hoje, 10.07.2007:

Afinal, onde está Doug Jack?
Mistério: Diretor da coreografia da cerimônia de abertura do Pan abandona a festa

Afinal, que fim levou Doug Jack [foto ao lado] ? Sete meses após desembarcar no Rio, o festejado diretor da coreografia que será apresentada sexta-feira na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos no Maracanã foi embora e não deve assistir ao show que ajudou a conceber. A não ser que ocorra uma surpresa de última hora, o comando dos mais de 6 mil dançarinos voluntários será de responsabilidade do britânico Bryan Walters, o assistente de Doug que num português aprendido neste pouco tempo de Brasil tem animado os voluntários nos ensaios. Ele terá a ajuda de uma equipe de 26 coreógrafos brasileiros, incluindo Carlota Portela, Renato Vieira e Lola Gabriel.

Especulações sobre o sumiço

O Comitê Organizador do Pan (CO-Rio) alegou ontem que Doug Jack voltou aos EUA na sexta-feira passada por problemas pessoais. Ele ou alguém da família, que o CO-Rio não esclareceu, estaria doente. Mas a ausência da estrela, que nos últimos meses dividia seu tempo entre caminhadas na Zona Sul e os ensaios para o Pan, gerou uma onda de especulações. Procurado pelo GLOBO, o diretor de Marketing do CO-Rio, Leonardo Gryner, responsável pela festa, não retornou as ligações, aumentando mais o mistério.

As versões se multiplicam sobre o paradeiro do coreógrafo, que chamava atenção não apenas pela calvície absoluta como pelas frases motivadoras que expressava a cada ensaio. As comunidades de voluntários do Pan no Orkut ajudam a espalhá-las. Todos querem saber que fim levou o homem que desde Barcelona (1992) seleciona e dirige as cerimônias de abertura e encerramento de Olimpíadas. Segundo essas versões, Jack teria se irritado com recados deixados em seu site por torcedores fanáticos, irritados com o fechamento do Maracanã para a conclusão dos preparativos da cerimônia. Outros afirmam que o coreógrafo teria ficado insatisfeito com as limitações orçamentárias do evento. Outra versão dá conta de que Doug Jack teria se assustado com a violência do Rio, já que alguns voluntários tiveram objetos roubados durante os ensaios no Sambódromo, apesar de o espaço estar sendo vigiado por agentes da Força Nacional de Segurança.

-- Eu simplesmente não posso falar sobre isso, senão vou tomar uma bronca. Desculpe, mas não me ligue mais para perguntar sobre isso -- disse ontem uma integrante paulista da equipe de Jack.

No site pessoal de Doug Jack não havia ontem qualquer referência a uma suposta despedida à francesa. No site, ele confirmava a participação na equipe do Pan.

Ontem à noite no Maracanã, houve mais um ensaio para a cerimônia de abertura. E ninguém deu explicações aos voluntários sobre o desaparecimento de Doug Jack.

-- Ele foi embora mesmo? Engraçado, até agora não confirmaram nada para a gente. Parecia um cara legal e gostava de fazer média, já que quase sempre aparecia vestido com uma camisa do Brasil -- contou uma voluntária pelo telefone celular, durante um dos intervalo dos ensaios.

Em março, na única entrevista que deu no Brasil, a um repórter do GLOBO, que para abordá-lo se inscreveu como candidato a dançar na cerimônia de abertura, Jack afirmou que contava com o entusiasmo dos voluntários para promover um espetáculo grandioso.


.....

UPDATE - 10.07.2007, 13:35h - O Terra confirma a ausência de Doug Jack na cerimônia de abertura do Pan: clique aqui para ler.

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Rio, RJ - Off-Tap

A bailarina espanhola Inmaculada Ortega apresenta "El baile flamenco de Inmaculada Ortega", espetáculo de dança flamenca ao lado de músicos e bailarinos brasileiros. No Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, s/n, Centro, Rio, (21) 2232-8701. Nesta terça, 10.07.2007, às 20h. R$ 25. Último dia. Classificação livre.

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São Paulo, SP - Off-Tap - Musicais no Brasil

Reportagem de Márcia Abos publicada no Globo Online em 09.07.2007:

São Paulo, Nova York e Londres têm algo em comum: musicais

Musicais de pequeno, médio e grande porte tiveram presença garantida na programação cultural de São Paulo nos últimos cinco anos. Até companhias teatrais de vanguarda, como o Teatro Oficina e o Galpão do Folias, exploram o gênero, que reúne canto, dança, música e teatro e tem atraído cada vez mais público aos teatros paulistanos.

Contabilizando apenas as grandes produções, chega-se a um público de mais de 2 milhões de pessoas em seis anos. Nesta quinta-feira, mais uma superprodução nos moldes de "Les miserables" e "O fantasma da ópera" chega aos palcos da cidade: "Miss Saigon", adaptação da ópera Madame Butterfly.

A montagem é uma espécie de franquia, ou seja, replica exatamente o que é encenado em outros países, importando tecnologia e até diretores e equipe técnica e reproduzindo cenário, figurinos e efeitos especiais. As diferenças são o idioma e o elenco, que são locais.

Além de "Miss Saigon", chega no dia 27 deste mês aos palcos da cidade outro mega espetáculo "Peter Pan - Todos podemos voar" (foto acima - divulgação), estrelado pelo ator Leonardo Miggiorin. Em 13 de setembro é a vez de "Os produtores", com Miguel Falabella, Juliana Paes e Vladimir Brichta. Em 2008, entra em cartaz "West side story".

- Sempre há em São Paulo um grande musical internacional em cartaz e várias produções nacionais, novos shows pequenos ou médios. O público está gostando, comprando ingressos. E o mais interessante é a variedade no preço dos ingressos, que vai de R$ 10 a R$ 200. Nos Estados Unidos, mesmo as peças off-Broadway são muito caras - diz Fred Hanson, diretor norte-americano, que está no Brasil dirigindo a produção paulistana de Miss Saigon.

O sucesso que o gênero faz na capital paulista se deve, entre outras coisas, à riqueza local, segundo Hanson.

- São Paulo é uma das cidades mais ricas do mundo - completa.

Jorge Takla, que dirige outro grande musical em cartaz na cidade, "My fair lady", e está testando elenco para sua nova produção, "West side story", diz que São Paulo é hoje como Nova York e Londres. Mas para chegar a este ponto, foram necessários anos de trabalho.

Desde os anos 60, com Bibi Ferreira, com montagens de "My fair lady", está sendo criado espaço para musicais. Vieram depois montagens de musicais de Chico Buarque: "Gota d'Água", "Calabar", "Ópera do malandro". A era Collor deu uma freada no processo e a criação de leis de incetivo fiscais iniciou sua retomada.

- Hoje vemos que há o desejo do público e que os artistas são muito mais preparados do que eram a dez anos. A indústria do entretenimento se desenvolveu muito - diz Takla.

Para o diretor, a explicação para o fenômeno é que São Paulo é uma grande metrópole, com 20 milhões de habitantes. E turistas de outras cidades e estados ocupam de 25% a 30% dos lugares nos finais de semana nas salas de espetáculo, assim como acontece no exterior.

- A dramaturgia da TV compete com o teatro. As pessoas querem muito mais do que só teatro falado. Querem música, dança, canto. Os musicais pegam o público pela emoção. As pessoas saem falando que pagariam o dobro, que o que viram é igual a Broadway e minhas encenações são totalmente brasileiras - explica Takla.


Miss Saigon
Estréia: 12 de julho de 2007, no Teatro Abril
Quartas, quintas e sextas às 21h, sábados às 17h e 21h e domingos às 16h e às 20h.
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista, São Paulo.
Ingressos: de R$ 200 a R$ 65. Informações: (11) 6846-6060

Peter Pan – Todos Podemos Voar
Estréia: 27 de julho de 2007, no Credicard Hall SP
Quintas e sextas, às 20h, sábados e domingos, às 11h, às 14h e às 17h.
Endereço: Av. das Nações Unidas 17.955, Vila Almeida, São Paulo.
Ingressos: de R$ 140 a R$ 50. Informações: (11) 6846-6000

My fair lady
Em cartaz até 29 de julho de 2007 no Teatro Alfa
Quinta e sexta, às 21h. Sábado, 17h e 21h. Domingo, 16h e 20h.
Endereço: Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Sto. Amaro.
Ingressos: de R$ 185 a R$ 40. Informações: (11) 5693-4000 / 0300 789-3377

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Florianópolis, SC - Cursos em Agosto

Em Florianópolis, novas turmas de sapateado a partir de 01 de agosto de 2007 com a professora Elisa Prits (da "Cia. Perc Pé"):

Na Fundação Barddal
- Iniciantes - terças e quintas, das 19h às 20h
- Básico 1 - terças e quintas, das 18h às 19h
- R$ 60
- Endereço: Av. Madre Benvenuta, 416, Trindade

No Centro de Dança Laura Flores
- Iniciantes - segundas e quartas, das 16h30 às 17h30
- R$ 65
- Endererço: Av. João de Deus Machado, 43, Trindade.
- Informações: (48) 3238-8888

Outras informações: (48) 9148-4578 / 3235-2842 / elisaprits@hotmail.com

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segunda-feira, julho 09, 2007

Tap Fotos - Lynn Dally



Fonte: internet.

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São Paulo, SP - Off-Tap - Ingressos Para Baryshnikov

Da Folha Online em matéria publicada hoje, 09.07.2007, sobre as apresentações de Mikhail Baryshnikov em São Paulo:

O Teatro Municipal de São Paulo coloca à venda a partir de hoje os ingressos para as duas apresentações de Baryshnikov na capital paulista. O bailarino russo faz shows na cidade com sua nova companhia de dança, a Hell's Kitchen Dance, nos dias 24 e 25 de julho. Os preços vão de R$ 50 a R$ 220. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou pelo telefone (11) 6163-5087.

Misha, como também é conhecido, não voltava ao Brasil desde 1998, quando apresentou um espetáculo solo. À frente da companhia, Baryshnikov dançará as três peças do programa, todas criadas por coreógrafos da nova geração: "Years Later", de Benjamin Millepied, "Leap to Tall", de Donna Uchizono, e "Come In", de Aszure Barton.

Formada por 14 jovens bailarinos, a Hell's Kitchen Dance foi criada há apenas um ano. A companhia é fruto do trabalho desenvolvido no Baryshnikov Arts Center (BAC), centro internacional de experimentação e colaboração artística, inaugurado em 2005 em Nova York.

O grupo abre, no dia 18, o 25º Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, e depois segue para o Rio de Janeiro no dia 20, em apresentação no Teatro Municipal com ingressos esgotados. A turnê brasileira termina em São Paulo.

Mikhail Baryshnikov já interpretou mais de cem papéis ao longo de sua carreira nas mais importantes companhias do mundo. Nascido em 1948 em Riva, capital da Letônia, "Misha" é considerado um dos três melhores bailarinos do mundo.


Dias 24 e 25 de julho de 2007, às 20h30, no Teatro Municipal de SP (Praça Ramos de Azevedo, s/n, (11) 3222-8698). Ingressos de R$ 50 a R$ 220.

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Rio, RJ - Off-Tap - Cursos de Férias

O "Centro de Artes Nós da Dança" (Av. N. S. de Copacabana, 1138, sobreloja) oferece em julho os seguintes cursos:

- MODERN JAZZ - Prof.: Kiko Guarabira
De 23/07 a 27/07, das 12h às 13:30h e 19h às 20:30h
Preço: R$ 100 (alunos da academia = R$ 80)

- DANÇA FLAMENCA - Com prática de castanhola
Todas as sextas de julho (19h), R$ 70

- POWER STRETCH - Prof.: Claudia Freitas
Terça, quinta e sexta (18h) ou segunda, quarta e sexta (12:30h)
Preço: R$ 90

- CAPOEIRA INFANTIL - Prof. Ninho (Grupo Senzala)
- Segunda e quarta (09:00h), R$ 90

Informações: (21) 2287-2322 / www.nosdadanca.com.br

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Rio, RJ - Festival Novadança

Criado em 1996, o Festival Internacional da Novadança chega a sua décima-primeira edição com workshops, espetáculos, performances, Encontro Internacional de Criadores e Coreógrafos, sala de vídeo, Mostra de Filmes Dançando para Câmera e debates (Conversando com o Artista). O Festival começou em São Paulo e agora acontece também no Rio de 09 a 11.07.2007 (também em Brasília, até 16 de julho de 2007). Mais informações clicando aqui.

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domingo, julho 08, 2007

Tap Fotos - Gregory Hines



Fonte: internet / site do portal do Divulgando em homenagem a Gregory Hines.

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Brasília, DF - Essa Semana

Mais uma chamada para o curso intensivo de sapateado no mês de julho de 2007. O curso terá início no dia 09.07.2007 no Studio Sá Pateia (Brasília, DF). O pacote para 5 aulas de 1h30min é de R$ 70 (para turma com 4 ou mais pessoas). Para aulas particulares, o pacote com 5 aulas de 1h30min sairá a R$ 110. Maiores informações: (61) 3356.0340 / 9613.8798.

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Rio, RJ - VII Workshop Fluminense de Dança

O "VII Workshop Fluminense de Dança" acontece de 23 a 27 de julho de 2007 numa realização do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro (Av. Presidente Vargas, 583B, salas 2206 e 2207, Centro, Rio, (21) 2224-5913 / 2531-7541 / sindicato@spdrj.com.br) e será realizado em dois locais:

No Conservatório Brasileiro de Dança (R. Santo Afonso 153 – Tijuca):
- Dança Criativa (Profª Flávia Burlini) - 10:30h as 12:30h
- Composição Coreográfica e Improviso (Profª Lourdes Braga) - 13h as 15h
- Modern Jazz (Profº Caio Nunes) - 15:30h as 17:30h

No Centro de Danças Johnny Franklin (Rua do Catete, 130, 2º andar):
- Sapateado Irlandês (Profª Melissa Ricci) - 17h as 19h
- Oficina de Tango/Técnica e Didática (Profº Paulo Araújo) - 19h as 21h

Valores:
- Associados em dia com SPDRJ: R$ 40 (desconto 50% em demais cursos)
- Não-Associados: R$ 120 (com 50% de desconto a partir do 2º curso)

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Fortaleza, CE - Clube do Jazz

Tendo como banda residente o Quarteto Musimania, liderada por Dudu Freire, o "Clube do Jazz", mix de música ao vivo e sapateado, estréia em Fortaleza no dia 12.07.2007 tendo como convidado especial o cantor Hudd Song, apresentando uma seleção dos standards mais conhecidos do jazz americano, e a participação da Cia. Vatá, de Valéria Pinheiro (CE). Local: Café Teatro das Marias (R. Senador Almino, 233A - Entre o Hey Ho e o Noise 3D). A jam acontecerá todas as quintas a partir das 21h, com couvert artístico a R$ 5. Informações: Valéria Pinheiro ((85) 9111-8659 / 8895-8659 / valtaper@terra.com.br) ou Hudd Song ((85) 9926-0066 / huddsongtrio@yahoo.com.br)

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