sábado, setembro 22, 2007

Tap Videos - Jean O'Neil

Curiosidades de 1936:

(1) "Acrobatic Tap Dance", executada por Jean O'Neil no curta "Amuse Yourself":

http://br.youtube.com/watch?v=bN6dCjkUgp4

(2) A mesma Jean O'Neil, "Play, Girls!":

http://br.youtube.com/watch?v=u9yy1l0LxR4

Marcadores:

Rio, RJ - Off-Tap - Colker

Da Folha Online:

Deborah Colker apresenta dança no Festival Internacional do México

A Companhia de Dança Deborah Colker, do Brasil, apresentará na Universidade Nacional Autônoma do México a coreografia "Rota", durante o 35º Festival internacional Cervantino, que acontecerá em Guanajuato.

"Rota" será apresentada nos dias 13 e 14 de outubro em uma sala do Centro Cultural Universitário, com a colaboração do Ministério da Cultura do Brasil, da embaixada do Brasil no México e o patrocínio da empresa Petrobrás.

O espetáculo acontecerá em um dos locais de dança mais importantes do México, a sala Miguel Covarrubias, sede alternativa do Festival Internacional Cervantino.

A Companhia de Dança Deborah Colker apresentará um espetáculo multidisciplinar de acrobacia e dança contemporânea, inspirada nos parques de diversão e na rotação da Terra.

Vinda do Rio de Janeiro, a companhia de dança explora em seus movimentos a força de gravidade e o espaço cênico.

Marcadores:

Na TV - Dance, Dance, Dance

Reportagem da Folha Online sobre a novela Dance, Dance, Dance, que estréia no dia 01.10.2007 na Band:

Novo folhetim da Band exibe "dança dos quase famosos"

Estréia no dia 1º de outubro, às 20h15, a nova novela da Band, "Dance dance dance". Enquanto o "Domingão do Faustão" consegue audiência com quadros como "Dança no Gelo", "Dança dos Famosos" e agora "Dancinha dos Famosos" (com atores mirins), a atração da Band apresenta alguns ex-globais e um montão de novatos. É ir na contra-mão das emissoras, já que a Record também aposta em atores consagrados.

"Dance" ambienta a trama numa academia de dança. Esta será a primeira novela do Brasil a ser exibida em alta-definição, adequando-se ao novo sistema de televisão digital que deve chegar em dezembro a São Paulo. "Duas Caras", da Globo, que estréia no mesmo dia, também é gravada em alta-definição, mas vai ao ar após a estréia da Band. Divulgação

Trama

Juliana Baroni, que já fez "Malhação", é a dançarina Sofia, protagonista da novela que deve atingir em cheio o público "teen". Seu par romântico é o ator novato Ricardo Martins, que interpreta um homem inteligente, rico e bonito, educado para o mundo empresarial.

Sofia vive no interior de São Paulo, onde foi criada pela avó de mesmo nome, que ensinou à menina aulas de balé no quintal de casa. Sofia quer tentar uma carreira como dançarina na Broadway e, assim, procurar pela mãe, que há muito tempo foi para o exterior.

Para concretizar o sonho, a jovem precisa ser aprovada no processo seletivo da mais importante escola de artes cênicas e dança da América Latina, a Fundação Verônica Marques, localizada em São Paulo. Para juntar o dinheiro necessário para a viagem, Sofia procura emprego numa fazenda da região.

E sem querer, ela encontra seu primeiro amor, o rico empresário Rafael, que acompanha o pai numa viagem de negócios. O rapaz também se encanta pela beleza e simplicidade da moça e juntos vivem uma breve história de amor, já que Vilma, amiga de Estéfano, dono da fazenda, também está interessada em Rafael e logo entra em cena para separar o casal.

Recomendação

Novelas costumam lançar moda no Brasil --lembremos do número de pessoas que procuraram academias para fazer dança do ventre quando da novela "O Clone".

Se emplacar, "Dance" incitará crianças e adolescentes a dedicar o tempo livre à trilha sonora da novela na voz de Juliana Baroni, sem falar nas prováveis imitações das coreografias de balé, jazz, sapateado e hip-hop exibidas na novela. Pais, preparem-se.

Marcadores: , ,

sexta-feira, setembro 21, 2007

Tap Videos - Tapestry Dance Company

"The Souls of Our Feet", em novembro de 2006, com a Tapestry Dance Company, da mestra Acia Gray (autora do livro "The Souls of Our Feet" e que já esteve aqui no Brasil, no Tap Encontro de 2004):

http://www.youtube.com/watch?v=iYtlwMbrjT8

Marcadores: ,

Tap Videos - Buck and Bubbles

A sequência é pequena,
mas o talento de
John Bubbles é enorme.

http://br.youtube.com/watch?v=80r6ZaYasfQ

Marcadores: , ,

Na TV - Dance, Dance, Dance

Reportagem no site da Band a respeito da novela "Dance, Dance, Dance", que estréia no próximo dia 01 de outubro de 2007:

Mistura de estilos marca coreografias de DANCE, DANCE, DANCE

Novela terá balé clássico, jazz, sapateado, hip-hop, lap dance, tango, mambo e salsa. E a mistura de tudo isso.

Em DANCE DANCE DANCE, a fictícia Fundação Verônica Marques é freqüentada pelos melhores alunos de balé clássico, jazz e sapateado. Já num bairro pobre da cidade é o hip-hop que movimenta os jovens.

No entanto, as coreografias da novela vão mostrar que a dança não tem fronteiras nem obedece a limites. Quando Sofia (Juliana Baroni) passa a fazer parte desses dois mundos tão diferentes, há o encontro de estilos e o surgimento, quase que mágico, de algo novo.

Ao ritmo de sons inusitados como percussão com violinos ou batidas com clássicos, belos musicais surgirão na tela da Band. "As coreografias vão misturar estilos de dança. O balé clássico, o jazz e as danças latinas vão se unir ao hip-hop" afirma Roberta Cid, coreógrafa da novela que tem no currículo musicais no Brasil e no exterior. Roberta, que há dez anos trabalha nas produções da Disney Latin America, ressalta que a beleza dos movimentos se unirá ao frescor do novo, num resultado surpreendente. "Além dos atores que têm se saído muito bem na execução das coreografias, selecionamos bailarinos excepcionais nas audições que realizamos em São Paulo. Somente o núcleo da escola de dança conta com 13 bailarinos, talentos que descobrimos entre os 350 avaliados", conta.

A dança também tem um papel importante na condução da trama. Logo no primeiro capítulo, Sofia (Juliana Baroni) e Rafael (Ricardo Martins) protagonizam uma audaciosa e sensual cena de tango. "É o primeiro encontro do casal, que em vez de usar palavras mostra a explosão de sua paixão por meio da dança. A cena é maravilhosa e os movimentos revelam tudo; o medo, a recusa, o desejo contido e a entrega ao amor. É como se contássemos a história através de cada passo", ressalta.

Marcadores: , ,

quinta-feira, setembro 20, 2007

Mais Programa Tap Brasil

Outros links a respeito do programa de hoje:

- Aproveite e assista o video da cena cuja música - Moses Suposes - foi executada no programa de hoje, do filme "Cantando na Chuva". Veja post a respeito também aqui.

- Clique aqui para saber mais sobre o projeto "Análise Fisiológica em coreografia de Sapateado Americano", de Samantha Lemes (DF).

- Se você, professor, ainda não recebeu o email de recadastramento do segundo semestre e quer adiantar o envio dos dados, você pode preencher a ficha no portal do Divulgando, clicando aqui.

Marcadores: , , , ,

Tap Brasil - Resumo do Programa de 20.09.2007

Foi ao ar nesta quinta, 20.09.2007, ao vivo e cheio de atrações, mais uma edição do programa Tap Brasil. Entre os diversos tópicos abordados:

- leia mais sobre Donald O'Connor, um dos temas da seção "Memória do Tap" desta edição do programa, no informativo enviado em 29.09.2003 via email na fase boletim do Divulgando, na época de seu falecimento, clicando aqui.

- mais sobre Donald O´Connor: sua ficha no IMDB e, sobre o musical Singin' in the Rain, mais aqui.

- sobre Fred Kelly, leia mais na seção da apostila de sapateado da mestra Cíntia Martin: visite a TapWeb Cíntia Martin para saber como adquirir "Toques - Vivendo, Aprendendo e Ensinando o Sapateado" pelo correio, através de depósito bancário. Clique no botão "Apostila". O email de Cíntia é cintiatap@globo.com

- ainda Cíntia Martin: leia as primeiras informações sobre o espetáculo "A Poética do Pé" em post do Divulgando publicado em 05.09.2007.

- na homepage de Flávio Salles você pode saber mais sobre como adquirir o livro "Tap - A Arte do Sapateado": visite o site da Academia do Tap. O email do Flávio é flaviotap@uol.com.br

- mais informações sobre o curso de Steve Zee em Paranaguá, PR, no site do Centro de Artes Adriana Digiovanni, clicando aqui.

Mande seu email para enviar sugestões e opiniões e não perca o programa da próxima quinta, 27.09.2007, na Rádio JD:

http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br

E se você perdeu por algum motivo esse quarto programa, já estará disponível, para ouvir pelo site da rádio, a edição da semana anterior.

Marcadores: , , , , ,

Tap Fotos - Hervé Le Goff



Fonte: internet.

Marcadores: ,

Rádio JD - Nesta Quinta, Tap Brasil

Hoje tem ! Nesta quinta, 20.09.2007, vocês já sabem: o encontro marcado é com o "Tap Brasil", sapateado nas ondas da rede sempre às quintas, das 18h às 19h. Para assistir, basta entrar em um dos sites do Jornal da Dança e da Rádio JD e clicar em "ao vivo":

http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br

Marcadores: , ,

Curitiba, PR - Final de Ano 2007 - Adriana Digiovanni

Em dezembro de 2007, acontece a "VI Mostra de Dança do Centro de Artes Adriana Digiovanni" com o espetáculo "A Dança de A a Z" no dia 02.12.2007 às 19:30h no Teatro Fernanda Montenegro, Shopping Novo Batel, em Curitiba. O espetáculo vai ter a participação dos alunos da escola mais o convidado internacional Steve Zee.

Informações:
www.adrianadigiovanni.com

Marcadores: , , , , ,

quarta-feira, setembro 19, 2007

Tap Videos - Mark Mendonça

Um vídeo de casamento, mas a cena é de Mark Mendonça sapateando:

http://br.youtube.com/watch?v=yDDlJs9PdL8

Marcadores: ,

São Paulo, SP - Off-Tap - WorkMusical

Marcadores:

Salvador, BA - Casa do Sapateado

Nestes dias 19 e 20 de setembro de 2007, a Casa do Sapateado Rachel Cavalcanti estará realizando apresentações no Teatro Sesi, no Bairro Rio Vermelho, em Salvador, BA. No dia 19 serão apresentadas coreografias de Sapateado Americano e no dia 20 será reapresentado o show de Flamenco "Rosa Flamenca". No Teatro Sesi, às 21h.

Mais informações no site da academia, em:

http://www.casadosapateado.com.br/

Marcadores: , , , ,

Porto Alegre, RS - Off-Tap - Julio Bocca

Reportagem de Alessandra Duarte, enviada especial de O Globo a Porto Alegre, publicada em 19.09.2007:

A despedida de Bocca no auge da festa

Em Porto Alegre, onde se apresenta hoje e amanhã, o bailarino argentino fala de sua carreira e de seus projetos

Como alguém que quer ir embora de uma festa antes que ela desanime, o bailarino e coreógrafo argentino Julio Bocca vai parar de se apresentar e de coreografar enquanto sua dança ainda o diverte. Dentro da última turnê dos seus 27 anos de carreira, que será encerrada com uma apresentação ao ar livre em dezembro, em Buenos Aires, o virtuose da dança apresentará "BoccaTango", hoje e amanhã, na 14aedição do festival Porto Alegre em Cena. "BoccaTango" é a festa com a música ainda boa.

-- É um espetáculo de que gosto. No meu último ano de carreira, quero viajar com algo que me faça sentir bem — disse Bocca na última segundafeira, quando chegou a Porto Alegre. -- "BoccaTango" é divertido, sensual e alegre.

Acompanhado por dois cantores, oito bailarinos e uma orquestra, Bocca mostrará o tango que criou para a música de Astor Piazzolla, autor da maior parte das composições utilizadas.

"BoccaTango" estreou em 2001 na Argentina, onde já teve 20 mil espectadores. No espetáculo, ele promete mudar o que o senso comum pensa sobre o tango, "aquela história de uma flor vermelha, como os espanhóis":

-- Nossa origem vem daí, mas nosso tango é outra coisa. Não somos tão chorões. Somos mais sensuais, mais rítmicos -- sublinha ele, e estala os dedos. -- Mais agilidade.

A preferência pelo tango está ligada à própria iniciação de Bocca na dança. Sua mãe, que foi sua primeira professora na área, usou as danças folclóricas argentinas e o tango, sobretudo o de Piazzolla, para ensinar o filho, então com 4 anos, a bailar.

-- Cresci ouvindo Piazzolla e depois tive a sorte de conhecê-lo. Para mim, a relação da música com o movimento é muito mais fácil de se entender por meio dele -- afirma Bocca, que faz uma definição pouco ortodoxa do tango. -- O tango tem o encanto da pizza de mozarela. O encanto das coisas cotidianas. Sempre procuro pôr algo dele nos meus espetáculos.

Bocca no Rio: "Imagine um menino de 15 anos feliz"

O início foi no tango, mas a forma de trabalho que Bocca aplica em seu grupo, o Ballet Argentino (que continuará a dirigir), vem muito do que aprendeu com companhias como o Ballet Bolshoi e o American Ballet Theatre.

-- Foi uma prova de fogo, que me fez poder formar minha companhia mais tarde — diz o bailarino, cuja carreira se iniciou na Venezuela. -- Comecei a me apresentar aos 14 anos, em Caracas. Aos 15, fui trabalhar no Teatro Municipal do Rio. Imagine um menino de 15 anos atuando como primeiro bailarino em "La fille mal gardée" e "Copélia", com Ana Botafogo. Eu era o bebê da companhia. Naquela época trabalhávamos muito no Teatro Villa-Lobos. À esquerda, o teatro; à direita, a Praia de Copacabana. Então, imagine um menino de 15 anos feliz.

A aposentadoria aos 40 anos só abrirá exceção para trabalhos como diretor e professor de dança. Seu principal projeto, agora, é uma escola de arte para jovens. Ao falar dele, Bocca revela a falta de apoio ao principal nome argentino na dança mundial em seu próprio país.

-- No Brasil é mais fácil. Na Argentina, não há leis de incentivo. A escola que pretendo criar contará apenas com recursos meus. Minha companhia de dança, mantenho eu. Minha fundação, mantenho eu. Nosso único patrocinador, para projetos de educação como levar aulas gratuitas ao interior da Argentina, é a Petrobras.

Perguntado se a decisão de parar deriva do desejo de sair no auge, Bocca responde que não, mas complementa:

-- Acho boa a idéia de sair bem. Poderia continuar, mas respeito muito minha carreira para isso. Não gosto de ver artistas que se apresentam mas que já não poderiam mais estar em cena. Também quero deixar o caminho para gente mais jovem. A dança é para os jovens. Ela precisa de experiência, mas também do corpo e do frescor.

Julio Bocca diz que a consciência de que vai se aposentar no fim do ano não o afeta no palco, onde esquece que está "cansado de ter compromissos e horários". É este cansaço que o faz soltar um sopro de alívio e confessar seu verdadeiro primeiro projeto após a despedida:

— Acordar da bebedeira.

Marcadores: ,

terça-feira, setembro 18, 2007

Tap Fotos - Gregory Hines



Fonte: internet.

Marcadores: , ,

Rio, RJ - Off-Tap - No Novo Teatro Rival

Um espetáculo que não é de sapateado mas que estará em cartaz nos palcos cariocas a partir dessa semana em mais uma reinauguração importante para a cultura do Rio: Pé Na Estrada, com a Cia de Dança Carlinhos de Jesus, Silvia Pfeiffer e Quitéria Chagas na reinauguração do Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33, Cinelândia, (21) 2240-4469). Quartas e quintas, às 19:30h, até 29.09.2007.

Observação - O site do jornal O Dia fala em terça-feira:

"Pé na Estrada", de Carlinhos de Jesus, reinaugura o Teatro Rival nesta terça. Participam Silvia Pfeifer e Quitéria Chagas. Nathalia Timberg será mestre-de-cerimônias e entregará placa a Ângela Leal.

Marcadores:

Tap Videos - Campeonato Mundial 2006

Pouca gente sabe, mas existe um World Tap Dance Championship. As cenas abaixo são da versão de 2006:

http://br.youtube.com/watch?v=SLbyU0J9u-Y

Marcadores:

Rádio JD - Programas da Terça

Nesta terça, a Rádio JD apresenta:

- de 10h às 11h, "Tablado Flamenco", com Estrella Bohadana e Ricardo Samel, um panorama geral sobre a Dança Flamenca.

- de 11h às 12h, "Rio Oriente", com Márcia Gaia e Samra Sanches, sobre Dança do Ventre.

- de 14h às 16h, "Assim é o Rio Grande", apresentado por Edemir Machado, sobre a cultura gaúcha.

Na quinta, vocês já sabem: o encontro marcado é com o "Tap Brasil", sapateado nas ondas da rede sempre às quintas, das 18h às 19h. Ainda na grade da rádio, não percam também os programas apresentados por Edézio Paz:

- "Platéia", segunda-feira, das 10h as 12h
- "Chamada Geral", sexta-feira, das 11h às 12h

Para assistir, basta entrar em um dos sites do Jornal da Dança e da Rádio JD:

http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br

Marcadores: , , , , ,

Rio. RJ - Off-Tap - Pequenos Milagres

Texto da crítica de teatro Barbara Heliodora para O Globo sobre o espetáculo do Grupo Galpão atualmente em cartaz no Rio:

Galpão celebra 25 anos com qualidade e amor
Pequenos milagres: Espetáculo encantador

Com "Pequenos milagres", no Teatro Sesc Ginástico, o Grupo Galpão não só comemora seus 25 anos de existência como também dramatiza o que tem sido o seu norte artístico desde a fundação.

De início se apresentando só na rua e até hoje preocupado em viajar por cidades e vilas do interior para levar sua arte aos que normalmente não recebem tais visitas, o grupo já provou muitas vezes que é perfeitamente possível juntar qualidade e acessibilidade, e respeitar esse público dito despreparado, com espetáculos que dão prazer, divertem, comovem, sem chanchadas ou apelações.

O projeto do 25o aniversário foi o de encenar histórias contadas por toda espécie de gente (receberam 600 respostas a seu apelo), que foram selecionadas e receberam tratamento dramatúrgico de Mauricio Arruda Mendonça e Paulo de Moraes. "Cabeça de cachorro", "O pracinha da FEB", "O vestido" e "Casal náufrago" formam o espetáculo, com a primeira serpenteando entre os outros episódios.

A primeira parte da peça, que estabelece a identidade do menino e da história do cachorro, é um pouco expositiva demais, e o episódio do Pracinha é menos satisfatório do que os outros; mas, a partir da metade, o espetáculo toma impulso e se torna mais encantador.

A cenografia de Paulo de Moraes e Carla Berri é bonita, simples e funcional, um painel que ocupa todo o fundo do palco, onde se abrem grandes portas com cenários específicos de cada seqüência. Os figurinos de Rita Murtinho colaboram bem para o universo retratado, e a luz de Maneco Quinderé é ágil e bonita.

O diretor convidado, Paulo de Moraes, optou por uma linha realista e sem dúvida provou que o pessoal do Galpão também sabe o que faz quando o realismo é pedido, e para eles a experiência nova deve ter sido interessante, embora a barroca imaginação da maioria de seus trabalhos deixe saudades. O trabalho do diretor, no entanto, é muito eficiente, e as cenas de maior movimentação têm uma vida fascinante.

Antonio Edson se destaca em "Cabeça de cachorro" O rendimento do elenco é, como sempre, muito bom. Desta vez, a história do menino com a cabeça do cachorro dá a Antonio Edson uma oportunidade excepcional, que ele aproveita muito bem, e, para evitar injustiças (e aproveitar que o nome do "menino" começa com A), têm atuações de imensa empatia Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Julio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Simone Ordones.

Só podemos desejar que nos próximos 25 anos o Grupo Galpão continue a nos encantar e a tratar todo o seu público com igual qualidade e amor.

Marcadores:

Joinville, SC - Sapateado à Distância

O curso de sapateado americano à distância com Kika Sampaio tem matrículas abertas até 27 de setembro de 2007 e início das aulas previsto para o dia 01 de outubro:

O conteúdo do curso é todo baixado do site por download. Ao iniciar as aulas, o aluno tem acesso ao conteúdo da unidade I e ao passar pela avaliação da unidade I, abre automaticamente o conteúdo da próxima unidade.

Ao final do curso os alunos recebem o certificado por correio. O tempo máximo de duração do curso é de 12 semanas, mas como o aluno programa suas aulas, escolhendo o melhor dia e horário para estudar, poderá concluir o curso bem antes desse prazo, conforme sua disponibilidade de tempo. Na área do aluno existe o forum, ferramenta onde os alunos inserem as duvidas para serem respondidas pelo Professor.


Informações e matrículas: www.unidanca.com.br

Marcadores: , , ,

São Paulo, SP - Aulas

O Ballet Magaly (R. Antonio de Macedo Soares, 1295, Campo Belo, São Paulo, SP, (11) 5044-6805) está oferecendo aulas de sapateado com a professora Ana Paula de Souza às terças, das 15h30 às 16h30 (iniciante), e às quintas, das 15h30 às 16h30 (intermediário). A mesma professora também ministra aulas no Stúdio Heloísa Carmo às terças e quintas das 17h às 18h (intermediário).

Marcadores:

segunda-feira, setembro 17, 2007

Tap Fotos - Donald e Gene

Do diretor americano Stanley Donen à nossa mestra Cíntia Martin, são muitos os que consideram "Moses Supposes" uma das melhores sequências de sapateado da história do cinema, cena integrante e essencial do musical Singin' in the Rain, unindo de forma intensa e inesquecível os grandes Donald O'Connor e Gene Kelly. A imagem abaixo é desta cena deste grande filme de 1952.

Marcadores: , , , , ,

Rio, RJ - Off-Tap - Dança de Salão

A coreógrafa Marta Bastos (www.ciakhoros.com.br) enviou mensagem sobre a necessidade de um(a) professor(a) de Dança de Salão para a WESTFIT, novo espaço de fitness situado em Bangu, Rio. Interessados devem entrar em contato com o professor Denis pelo telefone (21) 2402-6964.

Marcadores: ,

EUA - Cursos em Nova York

Cursos oferecidos pela American Tap Dance Foundation em Nova York a partir deste final de setembro de 2007:

Brenda Bufalino teaches Int/Adv Workshop - Tap Technique & Repertory

Class will focus on building technique, tone, texture speed and clarity. Developing material in a variety of modes: swing, bop, latin, musicality... learning words and melodies of standards and blues heads. Improvisation... improvising in multiple modes. Conscious improvisation leading to spontaneous composition. Trading fours, eights, and whole choruses. Simultaneous and collective group improvisation.

Ms. Bufalino will teach new original repertory, as well as repertory created for the American Tap Dance Orchestra which was founded in 1986 by master tap dancers Brenda Bufalino, Tony Waag, and the late Charles 'Honi' Coles.

From 1986 through 1999, the Orchestra performed in hundreds of concert, stage, and film projects and thrilled audiences around the world.

When: Two 4-week workshops:
Sept. 26, Oct. 3, Oct. 10, Oct. 17
Wednesdays 12:00 - 2:00 pm

How Much: $30 per single class / $210 for all 8 classes

Where: Stepping Out Studios
37 W. 26th St. 9th Floor
between Broadway & 6th

Susan Hebach teaches Fast Beginning Tap

Some experience required - Ages 13+. Students should know all the basics (such as: flaps, shuffles, cramp rolls, etc) and be able to put together basic technique steps within short combinations. Emphasis will be on developing combinations, learning a variety of time steps, and developing simple choreography. Class will feature a variety of jazz music.

When: Sept. 20th, 2007 - June 2008
Thursdays 6:00 - 7:00 pm

Where: Chelsea Studios
151 W. 26th St. 5th or 6th Fl.
between 6th & 7th Ave.

How much: $15 per single class / $104 for 8 classes

Courtney Runft teaches Intro to Tap

Little to no experience required - Ages 13+. Students will focus on developing basic tap techique in an encouraging and supportive environment. Students will drill basic tap vocabulary and put together short, simple combinations. Class will feature a variety of jazz music.

When: Oct. 7th, 2007 - June 2008.
Sundays 2:00 - 3:00 pm

Where: Chelsea Studios
151 W. 26th St. 5th or 6th Fl.
between 6th & 7th Ave.

How much: $15 per single class / $104 for 8 classes

Marcadores: , , ,

Porto Alegre, RS - Off-Tap - Porto Alegre em Cena

Da coluna de Luis Fernando Veríssimo de 16.09.2007 em O Globo:

Trazer ao Brasil pela primeira vez o legendário Théâtre du Soleil da Ariane Mnouchkine é apenas um dos feitos do "14o Porto Alegre em Cena", que começou no dia 10 e até o fim de setembro transforma a capital gaúcha na capital nacional e (por que não?) continental do teatro. Mais de 60 espetáculos brasileiros e mundiais, incluindo o grupo de dança japonês Sankai Juku, o bailarino Julio Bocca, Antunes Filho, Zé Celso Martinez Corrêa e cerca de 800 outros diretores, atores, bailarinos e técnicos terão mais de 130 apresentações em 14 teatros e espaços alternativos, onde também estão acontecendo oficinas, debates, exposições e lançamentos de livro. E festas, que todos merecem.

Marcadores:

Brasília, DF - Estudo Fisiológico

A professora Samantha Lemes (Brasília, DF - foto), graduanda de Educação Física e que enviou projeto ao CNPq com o título de "Análise Fisiológica em coreografia de Sapateado Americano", já conseguiu 9 dos 15 praticantes de sapateado para participar do estudo. Os demais que se interessarem (com no mínimo 3 anos de prática do sapateado) devem entrar em contato com ela através do email

sa_ucb@hotmail.com

A coreografia a ser analisada nos testes que serão feitos no LAFIT (Laboratório de Avaliação Física e Treinamento) da Universidade Católica de Brasília será o Shim Sham (versão completa). Samantha está fazendo uma seleção dos interessados, com prévia inscrição com os dados pessoais e disponibilidade para participar da seleção para o estudo.

Marcadores: , ,

domingo, setembro 16, 2007

Tap Videos - Fred Astaire

Um Fred Astaire é pouco ? Nunca. Mas que venha um monte de Astaires pra ficar ainda melhor: "Puttin' On The Ritz".

http://br.youtube.com/watch?v=-_o9pXLZKtM

Marcadores: , ,

Rio, RJ - Final de Ano 2007 - Lyceu

Marcadores: , , ,

São Paulo, SP - Off-Tap - Os Produtores

Texto de Márcia Abos para o Globo Online publicado em 15.09.2007:

Juliana Paes estréia no teatro com o pé direito em 'Os produtores'

SÃO PAULO - Em sua estréia no teatro, Juliana Paes mostra que sabe cantar, não faz feio na hora de dançar e deve atrair um público que, via de regra, não costuma assistir a musicais. Desta vez, em "Os produtores", que estréia neste sábado em São Paulo, no Tom Brasil, há muitos bons motivos para se esperar a primeira cena da beldade, em que ela canta, com uma voz sexy, o refrão "se eu tenho, eu mostro" e prova aos personagens interpretados por Miguel Falabella e Vladimir Brichta que é digna de ser contratada.

A atriz prova também ao público ser merecedora da alcunha "avião" que o texto lhe dá. Mas seria injusto dizer que é só beleza o que Juliana esbanja em "Os produtores". Ela não só enfeita a montagem, como também mostra ter presença e talento à altura de Vladimir Brichta, seu par romântico, com quem divide a maior parte das cenas.

Juliana Paes fez o teste para o papel, originalmente de Daniele Winits, que deixou o elenco por estar grávida. Concorreu com atrizes como Manuela Araújo e Luciana Vendramini e foi escolhida pelo coreógrafo da Broadway Chet Walker, pelo diretor argentino Ricky Pashkus e pelo diretor musical e preparador vocal Gerardo Gadelin, também argentino.

Walker, que já coreografou quatro musicais de Bob Fosse, além de outros sucessos como "A gaiola das loucas" e "Chorus line", elogiou o elenco brasileiro.

- Eles fizeram um trabalho maravilhoso. Miguel e Vladimir são estrelas. Não há nada que eles não possam fazer. Juliana é maravilhosa e espere só até vê-la cantar. Os brasileiros se assustam quando ouvem falar em sapateado americano, mas aprendem facilmente - disse o coreógrafo.

Antes de fazer o teste para a peça, Juliana tinha planos de ir para os Estados Unidos. Tinha até algumas reuniões agendadas e uma proposta para participar de um seriado.

- Mas entre fazer esta viagem, em que coisas legais poderiam acontecer e realizar um sonho de infância, preferi a segunda opção - contou a atriz, antes de começar o ensaio.

Antes de começar o penúltimo ensaio, na quinta-feira, os 24 integrantes do elenco se juntaram no palco para fazer o aquecimento vocal, comandado pelo maestro e diretor musical residente, Felipe Senna. Juliana já estava maquiada e com a peruca loura de sua personagem, a sueca Ulla. Não havia colocado ainda o figurino. Abanava-se com as mãos, enquanto fazia os barulinhos necessários para aquecer as cordas vocais. O grupo cantou parabéns para um dos atores e pediram Juliana para que ela imitasse Marilyn Monroe.

Ao lado da mesa do cafezinho, uma placa lembrava ao elenco e aos técnicos a data, 13 de setembro de 2007. Era a contagem regressiva para a estréia neste sábado: "Faltam dois dias!". Logo abaixo, a resposta: "Nós sabemos muito bem!". O clima entre a equipe, de 90 pessoas, era de correria. Foram dois meses e meio de ensaios para colocar o espetáculo, que custou R$ 7 milhões, de pé.
Musical fala de um fracasso que virou sucesso

Além das estrelas Juliana Paes e Wladimir Brichta, o musical 'Os Produtores' tem no elenco outro astro, o ator Miguel Falabella. Ele é o protagonista e também assina a direção, adaptação e tradução do espetáculo. Falabella interpreta Max Bialystock, um decadente produtor da Broadway que explora velhotas depravadas para conseguir financiar suas peças. Ele conhece o contador frustrado Leo Bloom, personagem de Brichta, que sem querer lhe dá uma idéia brilhante: arrecadar o máximo para criar um musical que seja um grande fracasso. O fiasco sairia de cartaz logo após a estréia e, assim, os dois embolsariam o dinheiro dos investidores sem precisar prestar contas.

Sem ter muito a perder, a dupla coloca o plano mirabolante em prática. Procuram a pior peça já escrita, "Primavera para Hitler", e contratam o pior diretor para encená-la. No meio da preparação, bate à porta dos produtores a estonteante Ulla, personagem de Juliana Paes. Seus atributos físicos lhe garantem o cargo de secretária, o papel de protagonista e a admiração dos patrões. O que nenhum dos três esperava é que a peça, que tinha tudo para dar errado, acaba sendo um estrondoso sucesso.

A comédia musical conta com a participação de uma orquestra de 11 músicos. Para contar a história dos produtores vigaristas, são usados 11 cenários e mais de 300 figurinos. A produção foi feita em parceria com a Argentina, que realizou uma montagem bem-sucedida do espetáculo, que ficou em cartaz em Buenos Aires por um ano e meio.

- O que diferencia "Os produtores" dos demais musicais é o humor - conta Ariel Soliar, diretor artístico do espetáculo no Brasil e em Buenos Aires.

"Os produtores" fica em cartaz em São Paulo até março de 2008. Depois, a partir de junho, faz temporada de dois ou três meses no Rio de Janeiro. O local ainda não foi definido.


"Os produtores"
Estréia dia 15 de setembro - sábado - 22h.
De sexta a domingo. Sextas às 21h30,
sábados, às 17h e às 22h, domingos, às 18h.
Local: Tom Brasil - Nações Unidas.
Rua Bragança Paulista, 1281. Informações: 11 2163-2100.
Ingressos: de R$ 70 a R$ 200.

Marcadores: ,