sábado, dezembro 15, 2007
Brasília, DF - Final de Ano - Sá Pateia
Marcadores: Brasília, DF, Final de Ano, Samantha Lemes, Studio Sá Pateia
sexta-feira, dezembro 14, 2007
Dance Words - Expressão
É o ritmo da sua vida.
É a expressão em tempo e movimento,
em felicidade, alegria, tristeza e inveja."
(Jacques d’Amboise)
Marcadores: Dance Words
Salvador, BA - Final de Ano - Rachel Cavalcanti
Marcadores: BA, Final de Ano, Rachel Cavalcanti, Salvador
São Paulo, SP - Final de Ano - Alpha Tap
Marcadores: Final de Ano, São Paulo, SP
quinta-feira, dezembro 13, 2007
Dance Words - Hear The Music
são os que não conseguem ouvir a música..."
(George Carlin)
Marcadores: Dance Words
São Paulo, SP - Off-Tap - Dança de Rua
Grupos de dança de rua fazem apresentações gratuitas em São Paulo
SÃO PAULO - Acontece nesta quinta-feira, na Galeria Olido em São Paulo, o encerramento do projeto M.U. Dança Street Dance, com apresentações de grupos de dança de rua de São Paulo e a exibição inédita do "Tribute to Skeeter Rabbit" dos dançarinos do norte-americanos do Electric Boogaloos. Esse espetáculo, feito em homenagem ao lendário dançarino Skeeter Rabbit que faleceu em 2006, chega pela primeira vez ao Brasil depois de ser apresentado em diversos paises e de uma turnê de sucesso na Inglaterra.
Zumb Boys Crew, Die Hard Crew, 4 por 2, Freestyle Force, Chemical Funk, Ritmos Family, Funk Fanáticos e o Projeto Cidade Tiradentes fazem parte do show, que tem também Frank Ejara, o coreógrafo do Discípulos do Ritmo, apresentando seu solo "Som do movimento".
Além das apresentações gratuitas para o público, os grupos de dança de rua participaram de debates. A nova geração de street-dancers brasileiros luta para apresentar sua dança como arte. As discussões levaram os grupos a concluir que precisam se informar sobre todas as ferramentas de incentivos culturais para invadirem definitivamente a programação dos teatros e espaços dedicados à dança, seguindo os passos dos grupos de dança contemporênea.
M.U. Dança Street Dance
Quinta-feira, 13 de dezembro, 20 horas
Galeria Olido (Av São João 473 - Centro - São Paulo)
Informações: (11) 3331-8399.
Entrada franca. Retirar ingressos com 1h de antecedência.
Marcadores: Off-Tap-SP
S. J. Campos - Final de Ano - Cristina Cará
O evento acontece de 14 a 17 de dezembro de 2007 sempre às 20h, com coreografias de Jazz (Cristina Cará), Sapateado (Samanta Varela), Ballet (Fernanda Costa), Hip Hop (Nikolas Karps) e Teatro (Iara Vieira). Ingressos a R$ 18 (esgotados). Informações:
secretaria@academiacristinacara.com.br / (12) 3921-2820
Marcadores: Academia Cristina Cará, Final de Ano, S J Campos, Samanta Varela, SP
quarta-feira, dezembro 12, 2007
Tap Brasil - Resumo do Programa de 12.12.2007
- para acessar todos os eventos de academias em dezembro de 2007, clique no marcador "Final de Ano" deste blog.
- para acessar as notícias de cursos de férias em janeiro de 2008, clique no marcador "Curso de Férias" deste blog.
Se você ainda não mandou os dados de seu curso de férias, envie um email com informações, além de sugestões e opiniões sobre o blog ou sobre o programa, e não perca o programa da próxima quarta, 19.12.2007, na Rádio JD:
http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br
Marcadores: Ann Miller, Cursos de Férias, Final de Ano, Programa Tap Brasil, Rádio, Rádio JD
Off-Tap - Novo Balé
Trilha-sonora inacabada de Prokofiev estreará como balé
(Eduardo Fradkin)
RIO - Uma trilha-sonora incompleta e jamais executada do compositor russo Sergei Prokofiev (1891-1953), abandonada há 70 anos e esquecida, foi redescoberta em Londres e será apresentada pela primeira vez em público na forma de um balé dançado pela companhia Royal Ballet, no próximo ano. A obra começou a ser composta em 1936 e é uma trilha para uma versão cinematográfica do romance "Dama de espadas", de Pushkin (o mesmo que Tchaikovsky transformou em ópera), que seria dirigido pelo cineasta Mikhail Romm. Quando a produção foi abortada, Prokofiev interrompeu o trabalho e nunca mais o retomou.
Recentemente, o coreógrafo dinamarquês Kim Brandstrup leu um artigo que mencionava a existência dessa obra e encontrou uma cópia da partitura inacabada numa biblioteca da Universidade de Londres. Após examinar as páginas, Brandstrup concluiu que daria um bom balé. Ele contratou o compositor britânico Michael Berkeley para reunir os fragmentos da partitura e preencher quaisquer brechas que existam entre eles. Entre os integrantes do Royal Ballet que participarão da estréia munial da obra estariam os solistas Carlos Acosta, Zenaida Yanovsky e Alina Cojocaru.
Fonte: clique aqui.
Marcadores: Off-Tap
S. J. Campos, SP - Final de Ano - Regina Dell'Aquila
Marcadores: Final de Ano, S J Campos, SP
Rádio JD - Nesta Quarta, Tap Brasil
http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br
Marcadores: Programa Tap Brasil, Rádio, Rádio JD
terça-feira, dezembro 11, 2007
Niterói, RJ - Final de Ano - Amely Pacheco
Marcadores: Amely Pacheco, Final de Ano, Niterói, RJ
Rio, RJ - Cursos de Férias - Barra da Tijuca
- "Psicomotricidade aplicada à dança", com Rosana Fachada e Sheila Antonelli
- "Sapateado", com Adriana Salomão
- "Dança de Rua", com Diego White
- "Dança do Ventre e Cigana", com Eliza Oliver
Informações: (21) 2431-3026 / conservatoriodedancaltda@yahoo.com.br
Marcadores: Adriana Salomão, Cursos de Férias, Rio, RJ
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Fortaleza, CE - Final de Ano - Xênia Skeff
Marcadores: CE, Final de Ano, Fortaleza, Xênia Skeff
Ribeirão Preto, SP - Final de Ano - Studio Juliana Garcia
Marcadores: Final de Ano, Juliana Garcia, Ribeirão Preto, SP, Studio de Sapateado Juliana Garcia
Campinas, SP - Final de Ano - VC Dança
Marcadores: Campinas, Final de Ano, SP, Veridiana Capone
domingo, dezembro 09, 2007
Florianópolis, SC - Final de Ano - Perc Pé
Marcadores: Bia Mattar, Centro de Dança Laura Flores, Final de Ano, Florianópolis, Perc Pé, SC
São Paulo, SP - Final de Ano - Ballet Paula Castro
Agenda:
- "Divertissiment": dias 09 e 10 de dezembro de 2007.
- "Imagination - Uma viagem ao mundo dos sonhos": dias 09, 10 11 de dezembro de 2007.
Horários:
- dia 09 de dezembro: 19h
- dias 10 e 11 de dezembro: 20h30min.
Ingressos: R$ 40 (no Ballet Paula Castro).
Informações: (11) 3758-0017.
Marcadores: Ballet Paula Castro, Final de Ano, Luciana Polloni, São Paulo, SP
Rio, RJ - Off-Tap - Dançando Para Não Dançar
O espetáculo "Gabriela, ritmos amados" é inspirado na obra de Jorge Amado. O maestro Leandro Braga compôs as músicas especialmente para o balé. O projeto Dançando para Não Dançar é coordenado pela bailarina Thereza Aguilar que, ao lado do primeiro bailarino do Teatro Municipal e professor do projeto, Paulo Rodrigues, criou as coreografias do espetáculo.
Marcadores: Off-Tap-RJ
Exterior - Off-Tap - Ballet
Bailarino brasileiro brilha em produção do Royal Ballet
(da BBC Brasil)
O bailarino brasileiro Thiago Soares tem recebido elogios da crítica especializada britânica dançando um dos papéis principais em uma nova montagem do balé "Jewels", apresentado pela prestigiosa companhia britânica Royal Ballet.
Esta é a primeira vez que o Royal Ballet dança a famosa criação do coreógrafo russo George Balanchine, que teve sua première em Nova York, em 1967, e é considerada um grande desafio para qualquer companhia. Veja vídeo.
"Jewels" ("Jóias", em tradução livre) é dividido em três atos, inspirados em três pedras preciosas: a esmeralda, o rubi e o diamante.
No terceiro ato, inspirado no diamante, Balanchine homenageia a grande tradição do balé russo. E é neste momento que Thiago Soares, bailarino principal do Royal Ballet, entra em cena acompanhado da parceira, Marianella Nunez.
Na opinião do crítico do jornal britânico "Observer", o dueto de Soares com Nunez é o ponto alto do espetáculo.
"Eu queria muito fazer o papel, e esperava fazê-lo, já que tenho o tipo físico e as características ideais para ele", disse o bailarino.
Circo, capoeira e hip hop
O brasileiro começou a dançar balé clássico aos 16 anos. Antes disso, aprendeu técnicas de circo, praticava capoeira e dançava hip hop.
Depois de vencer competições internacionais em Paris e Moscou, Soares foi bailarino principal no Balé de Moscou, antes de ser admitido no Royal Ballet, em 2002.
"Não podemos esquecer que o Nureyev, o maior bailarino do mundo, começou a dançar aos 16 anos", disse o brasileiro. "Quando eu comecei, estava mais maduro e sabia o que queria", afirmou o bailarino.
"Meu corpo já estava trabalhado pela capoeira e, por causa disso, me machucava menos. Claro que tive de trabalhar duro na técnica, mas a diferença na formação é uma coisa muito relativa", disse o brasileiro.
Hoje, aos 26 anos, já protagonizou clássicos como "O Lago dos Cisnes", "Quebra Nozes" e "A Bela Adormecida", entre outros.
Segundo o mestre de balé do Royal Ballet, Christopher Saunders, a personalidade latina de Soares é uma grande aquisição para o Royal Ballet.
"É eletrizante", disse Saunders. "A dança latino-americana é empolgante e rítmica, e Thiago traz um pouco dessa empolgação", afirmou Saunders.
Fator latino
Soares admite que o temperamento latino é um fator importante no seu jeito de dançar.
"Nosso jeito de nos mover, de pensar um personagem, é diferente. Eu uso muito isso no meu trabalho, e funciona", disse o brasileiro.
"No Brasil, copiamos demais o que os estrangeiros fazem e esquecemos de copiar a nós mesmos. Temos uma riqueza cultural imensa e temos de aprender a tirar proveito disso", afirmou o bailarino.
O bailarino diz, no entanto, que aprendeu muito com o Royal Ballet.
"No Brasil, fazemos tudo o que eles fazem, mas damos demais o tempo todo. Os ingleses sabem quando reservar aquela energia e quando dar tudo", disse Soares. "Aqui, aprendi por que fazer um movimento e quando", afirmou o bailarino.
"Além disso, o Royal Ballet é a única companhia no mundo que consegue juntar teatro e dança", disse o brasileiro. "Você não está só dançando, como também interpretando um personagem. Isso sempre me atraiu na dança", afirmou.
Parceria
Os jornais britânicos têm dado atenção especial à parceria entre Thiago Soares e a bailarina Marianella Nunez.
Juntos, os dois já protagonizaram vários espetáculos do Royal Ballet. E fazem par romântico também na vida real: vão se casar em 2008.
Para o bailarino, poder trabalhar com a pessoa que ama é um privilégio. "Muita coisa ali não é interpretação", afirmou.
Ainda em dezembro, Thiago Soares se apresenta no Brasil. Ele vai dançar o "Quebra-Nozes" com o Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
"Tenho muito interesse em fazer um trabalho no Brasil, levar um pouco do que aprendi e ajudar a criar a nossa história", disse o bailarino.
Fonte: clique aqui.
Marcadores: Off-Tap-RJ