sábado, setembro 01, 2007
sexta-feira, agosto 31, 2007
Rio, RJ - Off-Tap - Crescer e Viver
O grupo Crescer e Viver, que atende cerca de 300 pessoas entre 7 e 24 anos através de seus centros de atividades sócio-culturais de São Gonçalo e do Rio de Janeiro, encerra neste domingo a primeira temporada do espetáculo 'Vida de Artista', mistura de teatro, dança e números acrobáticos.
Local: Lona Crescer e Viver.
R. Benedito Hipólito, s/n, Praça 11 - (21) 3972-1391
Sexta e sábado, 19h, domingo às 16 e 19h. R$ 10.
Marcadores: Off-Tap-RJ
Tap Brasil - Videos do Programa 004
- "Jumpin Jive": Cab Calloway e The Nicholas Brothers, cena do filme "Stormy Weather" com Cab Calloway e sua orquestra:
http://www.youtube.com/watch?v=_8yGGtVKrD8
- Nicholas Brothers em "Stormy Weather": Fred Astaire disse certa vez que esta performance era "the greatest dance number ever filmed."...
http://www.youtube.com/watch?v=zBb9hTyLjfM
- Glenn Miller Orchestra e The Nicholas Brothers com Dorothy Dandridge em "Chattanooga Choo Choo" (1941):
http://www.youtube.com/watch?v=00giGIsauiQ
- The Nicholas Brothers em "Lucky Number":
http://www.youtube.com/watch?v=ifk9paFSyuk
Marcadores: Grandes Nomes, Programa Tap Brasil, The Nicholas Brothers, Videos
quinta-feira, agosto 30, 2007
Tap Brasil - Resumo do Programa 004
- leia mais sobre Cholly Atkins e Honi Coles, tema desta quarta edição da seção "Memória do Tap", na página especial do portal do Divulgando a respeito deste sgrandes mestres, clicando aqui para ler um boletim de 25.04.2003 sobre a vida de Mr. Atkins na época do seu falecimento.
- sobre Mr. Honi Coles, leia uma seção inteira sobre a sua vida e carreira na apostila de sapateado da mestra Cíntia Martin: visite a TapWeb Cíntia Martin para saber como adquirir "Toques - Vivendo, Aprendendo e Ensinando o Sapateado" pelo correio, através de depósito bancário. Clique no botão "Apostila". O email de Cíntia é cintiatap@globo.com
- mais sobre o "Brasil Internacional Tap Festival" no post do Divulgando de 15.08.2007.
- na homepage de Flávio Salles você pode saber mais sobre como adquirir o livro "Tap - A Arte do Sapateado": visite o site da Academia do Tap. O email do Flávio é flaviotap@uol.com.br
Mande seu email para enviar sugestões e opiniões e não perca o programa da próxima quinta, 06.09.2007, na Rádio JD:
http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br
E se você perdeu por algum motivo esse quarto programa, em breve estarão disponíveis, para ouvir pelo site da rádio, todas as edições. Aguarde.
Amanhã colocarei os links para os vídeos de todos as músicas apresentadas no programa.
Marcadores: Cholly Atkins, Grandes Nomes, Honi Coles, Programa Tap Brasil, Rádio, Rádio JD
Rio, RJ - Off-Tap - Cultura no Rio
A síndica do Municipal
Adriana Rattes assume Secretaria de Cultura, diz que administração está inchada e defende o teatro, "a menina dos olhos deste país"
O Teatro Municipal é, definitivamente, a estrela da nova secretária estadual de Cultura, a carioca Adriana Rattes, 43 anos, que, ontem, ressaltou seu carinho pela instituição durante sua posse, nos jardins do Palácio Guanabara. Em seus planos estão o saneamento e a reforma da casa para as comemorações do centenário, em 2009. Calcanhar-de-aquiles da gestão de Luiz Paulo Conde, ex-titular da pasta, a administração do teatro quase foi entregue à Prefeitura do Rio na semana passada. Sócia do grupo Estação e uma das organizadoras do Festival do Rio, Adriana faz a seleção de filmes para a mostra Première Brasil, cuja programação de 2007, em setembro, acaba de ser anunciada (leia abaixo).
- O projeto de transferência do teatro ao município está suspenso para que sua real situação seja estudada. Minha prioridade é resolver os problemas emergenciais, como a renovação dos contratos dos bailarinos. Mas, a médio prazo, redefinirei o papel da Secretaria de Cultura - disse Adriana, contando que não estaria tomando posse se não tivesse passado muitas tardes com a mãe no Municipal.
O carinho é recíproco. Durante a cerimônia, da qual participaram o governador Sérgio Cabral, o secretário municipal das Culturas, Ricardo Macieira, e personalidades como o fotógrafo e cineasta Walter Carvalho, o coro do teatro e alguns de seus instrumentistas executaram o Hino Nacional, as Bachianas nº5, de Villa-Lobos, e o tema do filme Cinema Paradiso, de Giuseppe Tornatore. A apresentação, uma iniciativa dos artistas, emocionou a secretária, que foi bailarina na adolescência.
Com um vestido preto até os joelhos e uma echarpe verde, que motivaram elogios do governador ("ela tem um charme doce"), Adriana expôs algumas de suas idéias, como a criação de um tíquete para democratizar o acesso à cultura, a instalação de núcleos de incentivo à arte nas escolas da rede estadual de ensino. Citou também a necessidade de parcerias com a iniciativa privada para a operação dos equipamentos culturais do Estado, a exemplo do que ocorre na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, onde o Estação explora três salas de cinema. Um suposto conflito de interesses devido à sua atuação no grupo Estação foi descartado.
- A empresa não concorrerá a qualquer benefício dado pelo governo no período em que eu estiver na Secretaria - disse. - Os pedidos de incentivo já encaminhados serão cancelados. Mas a parceria na Laura Alvim será mantida, já que é o Estação que paga ao governo. Acho hipócrita a idéia de transferir minhas cotas na empresa a um parente ou "laranja".
Filha do ex-prefeito de Petrópolis, Paulo Rattes, e da ex-deputada federal Ana Maria Rattes, Adriana foi criada na cidade serrana até o início dos anos 80, quando se mudou para o Rio para cursar a faculdade de Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com amigos cinéfilos, fundou, em 1986, o Cineclube Estação Botafogo, que, mesmo voltado para os chamados filmes de arte, viraria um dos maiores grupos de exibição de cinema do país. A secretária tem dois filhos e é separada.
Marcadores: Mídia, O Globo, Off-Tap-RJ
Rádio JD - Nesta Quinta, Tap Brasil
http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br
Marcadores: Programa Tap Brasil, Rádio, Rádio JD
Na TV - Off-Tap - Jazz
Especial explica jazz de Wynton Marsalis
Um dos mais conhecidos músicos da cena contemporânea do jazz, o trompetista norte-americano Wynton Marsalis, 45, não chega a ser uma unanimidade entre críticos e público. Se sua técnica e domínio do instrumento não são questionados, sua defesa intransigente do resgate e culto da tradição no jazz, e a conseqüente repulsa às linguagens mais experimentais, faz muita gente torcer o nariz para o músico e suas idéias.
Tendo como enfoque um de seus últimos trabalhos -o álbum "From the Plantation to the Penitentiary"-, o programa "Arts & Minds" dedicado ao famoso trompetista, que passa hoje à noite, prefere deixar de lado essas polêmicas.
O programa se inicia com um rápido panorama da carreira do músico para depois dar a palavra a Marsalis, que explica a idéia por trás de cada uma das sete composições presentes no disco, lançado em março deste ano.
Mais do que sobre música, Marsalis fala longamente sobre a condição do negro nos Estados Unidos, do período escravocrata aos dias atuais, e como essa questão serve de inspiração para sua obra. Além de trompetista e compositor, Marsalis também dá aulas e lidera a Lincoln Center Jazz Orchestra, com a qual se apresentou no Brasil em 2005.
ARTS & MINDS: WYNTON MARSALIS
Quando: hoje, às 21h - Onde: Film & Arts
Rio, RJ - Off-Tap - Teatro em Setembro
7 - A dupla Cláudio Botelho e Charles Möeller lança musical baseado em contos de fadas e lendas, com música de Ed Motta. Com 15 atores, que incluem Alessandra Maestrini, Ida Gomes, Zezé Motta e Cristiano Penna, e seis músicos, a montagem tem como cenário um Rio surpreendente. Segundo os autores, é "um tratado sobre a inveja". Teatro João Caetano, neste sábado.
Pequenos milagres - O Galpão de Belo Horizonte concentrou-se em quatro histórias selecionadas entre mais de 600 recebidas pelo grupo para compor a dramaturgia da montagem de Paulo de Moraes. São histórias sobre o homem comum e as tragédias do cotidiano. Teatro Sesc-Ginástico, dia 8.
Último drink - A falta de comunicação de um casal é o ponto de partida desta comédia de Regiana Antonini, dirigida por Marcelo Novello. Cia de Teatro Contemporâneo, neste sábado.
O homem provisório - Sob a inspiração de Grande sertão: veredas, Cacá Carvalho orquestra esta saga sertaneja com ambientação visual poética e rude, reunindo equipe brasileira e italiana. Espaço Sesc, dia 5.
Centenárias - Escrita por encomenda de Marieta Severo e Andréa Beltrão por Newton Moreno, o mesmo autor de delicado Agreste, a peça, utiliza o humor na história de duas carpideiras que tentam driblar a morte. Com direção de Aderbal Freire-Filho, as atrizes interpretam personagens que circulam pelo universo mítico do Nordeste. Teatro Poeira, dia 6.
O bem-amado - A peça de Dias Gomes, transformada em novela e seriado de televisão, foi adaptada por Guel Arraes e Cláudio Paiva para esta montagem, assinada por Enrique Diaz. No papel de Odorico Paraguaçu, Marco Nanini, e no elenco, a Cia dos Atores. Teatro das Artes, dia 7.
Anticlássico - Com o subtítulo de "Uma desconferência e o enigma vazio", esse texto de Alessandra Colasanti, que também é sua única intérprete e diretora, se define como uma "falsa palestra, com direito a coffe break e perguntas da platéia". Espaço Sesc, dia 7.
Dois perdidos numa noite suja - O "clássico" de Plínio Marcos volta com direção da dupla Joana Levy e Laila Garin, com Leonardo Ventura e Marcelo Valente, para registrar os 40 anos da estréia do texto no Rio. Mezanino Espaço Sesc, dia 11.
Nossa vida não vale um Chevrolet - O texto do paranaense Mário Bortolotto, que foi visto em versão do autor no riocenacontemporâneo, há três anos, volta em montagem assinada por Francis Mayer. Teatro Posto Seis, dia 14.
Marcadores: Off-Tap-RJ
quarta-feira, agosto 29, 2007
Rio, RJ - Fundição Progresso
Dança - Ballet clássico, Contemporâneo, Jazz, Moderno, Popular, Dança do Ventre, Dança de Rua, Dança de Salão, Sapateado, Samba no Pé, Oficina Rio Maracatu, Dança Afro, Capoeira, Dança Popular, Alongamento,
Interpretação - Teatro, TV e Cinema, Dança Teatro, Modelo e Manequim
Circo - Tecido, Contorção, Trapézio, Lira, Acrobacia de Solo
Música (Particular e Grupo) - Canto Lírico, Popular e Coral, Violão, Teclado, Cavaquinho, Guitarra, Saxofone, Contrabaixo, Harmonia e Improvisação
Informações: (21) 2533-5523 (Falar com Adriana)
Marcadores: Off-Tap-RJ
terça-feira, agosto 28, 2007
45 Mil
Marcadores: Estatísticas
Videos - Night of 100 Stars
É grande (mais de 8 minutos) mas vale a pena ver inteiro: tem o grande Honi Coles ! Ele entra em cena aos 06min25s, não perca. Logo depois tem Maurice Hines, Chita Rivera, Debbie Allen, Donald O'Connor, até Ginger Rogers ! Enfim... uma festa para olhos e ouvidos.
http://www.youtube.com/watch?v=24qPaopYrRg
Marcadores: Donald O'Connor, Ginger Rogers, Gregory Hines, Honi Coles, Maurice Hines, Videos
Rio, RJ - Off-Tap - O Mágico de Oz
Visto por mais de 1,5 de pessoas, musical 'O Mágico de Oz' estréia no Rio dia 28 de setembro
Um dos maiores sucessos da Broadway aporta pela primeira vez na cidade
Depois de passar por cidades como São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis e mais oito capitais, estréia dia 28 de setembro no Rio o espetáculo que já foi visto por mais de 1 milhão e quinhentas mil pessoas: 'O Mágico de Oz'. Eternizado nos cinemas através da atuação de Judy Garland, no papel da mocinha Dorothy, a história poderá ser vista pelos cariocas num megamusical. Esta será a segunda grande produção do gênero a chegar no Rio, que nunca via em seus palcos os espetáculos consagrados em SP. O primeiro foi Sweet Charity, com Cláudia Raia.
O espetáculo é baseado na obra de Lyman Frank Baum, lançada em 1900. Transportado para o palco com muito humor e encanto, ele conta a história de Dorothy e seu cãozinho Totó, que são levados por um terrível ciclone de uma fazenda no Kansas, nos Estados Unidos até a Terra de Oz. Uma terra mágica e distante, além do arco-íris.
A famosa aventura da garota Dorothy e seu cachorro Totó, uma das histórias mais lembradas no imaginário de adultos e crianças, atravessa uma forte onda de renascimento em todo o mundo. Provas deste revival são a notícia do investimento de mais de US$ 860 milhões na criação de um parque temático em Kansas/EUA e ainda a recente regravação da música-tema "Over the Rainbow" por artistas de peso como o guitarrista Eric Clapton.
Em cartaz desde 2003, a montagem já encantou quase 1,5 milhão de espectadores no Brasil e em outras tantas na Argentina, Chile e Peru. O musical tem os diálogos e as músicas cantadas em português, além de muitos efeitos especiais e de iluminação. Um exemplo é o vento produzido por ventiladores super potentes, que fazem os espectadores das poltronas mais próximas ao palco, se sentirem como a menina Dorothy dentro de um furacão. O espetáculo tem ainda recursos de gelo seco, telões em 3D, e equipamentos que fazem a platéia ter a sensação de explosões e cheiro das papoulas da floresta.
A produção do musical conta com 200 profissionais, entre eles 40 atores e músicos. O espetáculo conta ainda com mais de 180 figurinos, 35 trocas de cenários, 28 toneladas de equipamentos, muita pirotecnia e efeitos visuais deslumbrantes. Os diálogos e trilha sonora original da peça foram adaptados pelo músico Cláudio Botelho, com cuidados especiais com a dicção.
Vivo Rio. Av Infante Dom Henrique, 85. Aterro do Flamengo.
Dias 28, 29 e 30 de setembro, 6 e 7 de outubro de 2007.
De R$ 60 a R$ 120. Bilheteria: o horário de Atendimento é de segunda a sábado das 12h às 21h e domingo, e feriados das 12h às 20h. Compra por telefone: 2169-6600. Compra pela Internet (www.vivorio.com.br /www.ingressorapido.com.br). Crianças até 12 anos pagam meia-entrada.
Marcadores: Musicais no Brasil, O Mágico de Oz, Off-Tap-RJ
Fortaleza, CE - Pés Grandes
Marcadores: CE, Fortaleza, Heber Stalin, Mídia
segunda-feira, agosto 27, 2007
Tap Videos - Savion Glover
http://www.youtube.com/watch?v=5xpGGJIb3_I
Marcadores: Savion Glover, Videos
Belo Horizonte, MG - Off-Tap - Contemporâneo
Marcadores: Off-Tap-MG