sábado, agosto 25, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - O Corpo na Contemporaneidade

"O Corpo na Contemporaneidade" tem como objetivo "possibilitar ao aluno um olhar antropológico sobre as representações do corpo na contemporaneidade, estabelecendo a estreita relação entre corpo e cultura". Local: UniverCidade, unidade Ipanema. Docente: Bernardo Conde - Doutorando em Ciências Sociais da Universidade Estadual do
Rio de Janeiro e professor de Antropologia e Sociologia da Escola de Comunicação e Artes da UniverCidade. Início: 25 de agosto de 2007. Término: 24 de novembro de 2007. Horário: Sábados, das 9h às 13h. Carga horária: 40h/a Valor: 3x R$110.

Marcadores:

Tap Videos - Savion Glover

Um vídeo de Savion Glover com o cantor Stevie Wonder:

http://www.youtube.com/watch?v=99Eqv870mMo

Marcadores: ,

Cordeirópolis, SP - Festival da Primavera

O "Som, Luz e Dança 2007 - Festival da Primavera" será realizado de 28 a 30 de setembro de 2007 na cidade de Cordeirópolis (SP), com mostra competitiva para as categorias:

- Baby (04 a 06 anos)
- Infantil (07 a 10 anos)
- Infanto-juvenil (11 a 14 anos)
- Juvenil (15 a 18 anos)
- Adulto (a partir de 19 anos)
- Terceira-Idade (a partir dos 50 anos)

As modalidades serão:

- Balé Clássico, Repertório e Neoclássico
- Balé Contemporâneo e Moderno
- Estilo Livre
- Jazz
- Dança de Rua
- Sapateado
- Danças Folclóricas, Étnicas e Populares
- Dança do Ventre
- Dança Para a Terceira-Idade
- Dança Para Deficientes
- Dança de Salão

As inscrições estarão abertas até 24 de setembro de 2007. Informações: adilson@ramenzoni.com.br

Marcadores: , , ,

sexta-feira, agosto 24, 2007

Tap Videos - Bojangles

Mais um vídeo com Bojangles, este em cores:

http://www.youtube.com/watch?v=chK57jakWsg

Marcadores: ,

Belo Horizonte, MG - Em Novembro

Do site oficial da TEIA:

Arte Viva é o nome dado à Mostra artística da TEIA - o maior encontro da diversidade cultural no Brasil, que reunirá os Pontos de Cultura, participantes do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, em Belo Horizonte, entre 7 e 11 de novembro de 2007.

A Mostra abarcará manifestações artísticas oriundas dos Pontos de Cultura que hoje estão conveniados ao Programa Cultura Viva, com o caráter de estabelecer um diálogo entre as manifestações artísticas que representem a ampla diversidade cultural brasileira (...)


Leia mais aqui.

Marcadores:

Rio, RJ - Mídia - Discos de Tango e Flamenco

Matéria de Antônio Carlos Miguel publicada essa semana no Segundo Caderno de O Globo:

Novas vertentes para perenes ritmos
Tango e flamenco ganham sotaque atual nos discos do Bajofondo e da espanhola Buika

"Mar dulce" - Bajofondo Tango Club
Cotação Antônio Carlos Miguel: ***

"Mi niña Lola" - Buika
Cotação Antônio Carlos Miguel: ****


‘Você tem os sentimentos fundamentais para o tango, que são melancolia, tristeza e paixão". É com essas palavras que o produtor, compositor e guitarrista argentino Gustavo Santaolalla incentiva inglês Elvis Costello, num vídeo que documenta a sessão de gravação de "Fairly right", faixa sete de "Mar dulce" (Universal).

O novo disco do Bajofondo Tango Club -- com lançamento mundial previsto para a primeira semana de setembro -- mantém o encanto desse tango contemporâneo, revisto por um grupo de jovens argentinos e uruguaios que injeta eletrônica e batidas dance ao secular ritmo portenho. Enquanto isso, no outro lado do Atlântico, a jovem cantora compositora Buika faz algo similar pelo flamenco em "Mi niña Lola" (Warner), reafirmando a força do gênero espanhol.

Além de Costello -- o artista new wave que virou muitos outros, indo do jazz à música clássica em três décadas de rica carreira --, mais convidados mergulham em "Mar dulce", incluindo a cantora canadense (de origem portuguesa) Nelly Furtado, o bandoneonista japonês Ryota Komatsu e gente do rock argentino como Gustavo Cerati (do Soda Stereo) e Juan Subirá (do Bersuit Vergarabat). Se não voa tão alto quanto o revolucionário Astor Piazzolla e seu "tango nuevo", o Bajofondo, que estreou em disco em 2002, continua agradável e dançante.

Em relação ao primeiro CD do grupo e também ao projeto lançado há dois anos de um dos seus músicos, Luciano Supervielle, a sonoridade de "Mar dulce" está mais próxima de uma banda ao vivo, remetendo ao concerto que o Bajofondo fez no Canecão em maio passado, quando Santaolalla (compositor com dois prêmios Oscar na estante, pelas trilhas de "O segredo de Brokeback Mountain" e "Babel") participou do festival Música em Cena -- 1º Encontro Internacional de Música de Cinema.

Quem jogar "Mi niña Lola" no programa iTunes verá que, automaticamente, o disco dessa espanhola de 35 anos, nascida em Palma de Mallorca (mas com raízes africanas, família da Guiné Equatorial), será rotulado como "r&b". Mas, felizmente, a música de Concha Buika é flamenca -- com tinturas de bolero e rumba caribenhos e até um tango, "Nostalgias" --, distante, portanto, do insosso rh yth m‘n’ blu es atual. Buika é autora de seis das 11 faixas do álbum, que foi produzido pelo compositor e músico de flamenco Javier Limón.

Sim, um flamenco contemporâneo, que, instrumentalmente, estende ainda pontes com o jazz, graças ao acompanhamento de trompete, bateria, piano e violão -- este, nas mãos de outra nova estrela do gênero, Niño Josele, que, no início deste ano, lançou o ótimo disco "Paz", com versões pessoais do repertório do pianista de jazz Bill Evans.

Mas o destaque é Buika, com sua voz rouca -- e que, em algumas faixas, também cuida de programações, toca piano e baixo -- e suas composições, entre elas, pérolas de dor e superação como "A mi manera", "Loca" e "Jodida pero contenta".

Marcadores: ,

quinta-feira, agosto 23, 2007

Tap Brasil - Resumo do Programa 003

Foi ao ar nesta quinta, 23.08.2007, ao vivo e cheio de atrações, a terceira edição do programa Tap Brasil. Entre os diversos tópicos abordados:

- leia mais sobre Bill Bojangles Robinson, tema desta terceira edição da seção "Memória do Tap", na página especial do portal do Divulgando a respeito deste grande mestre precursor, clicando aqui, onde você encontra inclusive muitas fotos e os títulos dos filmes de Bojangles citados no programa de hoje.

- clicando aqui, um artigo do The New York Times sobre o filme "Bojangles", sobre a vida deste mito em cuja data de nascimento comemoramos o Dia Internacional do Sapateado, 25 de maio. Gregory Hines faz o papel-título. Trailer aqui.

- mais sobre o "Brasil Internacional Tap Festival" no post do Divulgando de 15.08.2007.

- sobre a apostila de sapateado da mestra Cíntia Martin, visite a TapWeb Cíntia Martin para saber como adquirir "Toques - Vivendo, Aprendendo e Ensinando o Sapateado" pelo correio, através de depósito bancário. Clique no botão "Apostila". O email de Cíntia é cintiatap@globo.com

- da mesma forma, na homepage de Flávio Salles você pode saber mais sobre como adquirir o livro "Tap - A Arte do Sapateado": visite o site da Academia do Tap. O email do Flávio é flaviotap@uol.com.br

Mande seu email para enviar sugestões e opiniões e não perca o programa da próxima quinta, 30.08.2007, na Rádio JD:

http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br

E se você perdeu por algum motivo esse terceiro programa, em breve estarão disponíveis, para ouvir pelo site da rádio, todas as edições. Aguarde.

Marcadores: , , , ,

Niterói, RJ - Amely Pacheco, Hoje

Com direção de Amely Pacheco (foto), o espetáculo "Shirlley Anne e suas Bibas" será apresentado hoje e amanhã, dias 23 e 24 de agosto de 2007, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.

O espetáculo, que intercala trabalhos coreográficos de jazz, sapateado, hip hop, dança flamenca, dança do ventre, tango, salsa e forró, apresenta como personagem principal Shirlley Anne, interpretada por Amely Pacheco, uma das drag queens que pontuam o show: segundo Amely Pacheco, todas são interpretadas por mulheres para quebrar o tabu de que somente atores/bailarinos do sexo masculino atuam na interpretação da caricata personagem.

Com irreverência e humor, este espetáculo mixa dança e teatro, com o objetivo de proporcionar ao público um momento de alegria e descontração: com coreografias baseadas em músicas da década de 70/80, "Shirlley Anne e suas Bibas" é um espetáculo de variedades, que tem como coreógrafos Amely Pacheco, Simone Fernandes, Rodrigo Pires, Elon Nascimento, Rafael Silveira, Lorenna Eunápio e Ana Lúcia Mouta.

[A confirmar] A mestra, sapateadora, coreógrafa e performer Cíntia Martin (foto) faz participação especial no espetáculo de 24.08.2007, que conta com produção de áudio de Luiz Alves, luz de Tadeu Freire e direção geral de Célia Holanda e Amely Pacheco.

Shirlley Anne e suas Bibas
Local: TPON (Teatro Popular Oscar Niemeyer)
Atrás do terminal rodoviário de Niterói
Dias: 23 e 24 de agosto de 2007
Hora: 19:30h
Informações: (21) 2721-0169.
Ingresso: R$ 10

Marcadores: , , , , ,

Artigos do NYTimes sobre Filmes com Gregory Hines

No programa Tap Brasil da última quinta-feira, 16.08.2007, o astro retratado na seção "Memória do Tap" foi o grande Gregory Hines. Aproveito para republicar, de um post aqui no Divulgando publicado um ano atrás, os endereços de artigos do The New York Times sobre seus filmes. Para visitar, clique no ano.

1984 - "The Cotton Club", com Gregory Hines, Richard Gere e grande elenco. Trailer aqui.

1985 - "O Sol da Meia Noite", com Gregory Hines e Mikhail Baryshnikov.

1989 - "Tap", com Gregory Hines e elenco de grandes sapateadores. Obrigatório. Trailer aqui.

2001 - "Bojangles", sobre a vida deste mito em cuja data de nascimento comemoramos o Dia Internacional do Sapateado, 25 de maio. Gregory Hines faz o papel-título. Trailer aqui.

Não percam hoje o programa, com mais um grande mestre da tap dance mundial retratado na seção "Memória do Tap".

Marcadores: , , , , ,

Rio, RJ - Off-Tap - Dia do Folclore

Hoje, 22 de agosto, é o Dia do Folclore, e até o domingo próximo o projeto CCBB Educativo vai promover o "I Festival do Folclore Brasileiro". No programa, apresentações de danças, cantores, poetas e contadores de causos, além de cursos de dança. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações no site

Marcadores:

Rádio JD - Nesta Quinta, Tap Brasil

Hoje tem ! Nesta quinta, 23.08.2007, vocês já sabem: o encontro marcado é com o "Tap Brasil", sapateado nas ondas da rede sempre às quintas, das 18h às 19h. Para assistir, basta entrar em um dos sites do Jornal da Dança e da Rádio JD:

http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br

Marcadores: , ,

Fortaleza, CE - Música e Jam

Nesta quinta-feira, 23.08.2007, às 21h, o Café Teatro das Marias convida para a apresentação musical de Cristina Malagueta e Felipe Castelo Branco. A informação é de Valéria Pinheiro, da Cia Vatá (CE), e o evento acontece na R. Senador Almino, 233A, Praia de Iracema. Informações: (85) 3265-6711 / 3219-4939/ 9111-8659 / 8895-8659 / valtaper@oi.com.br

Marcadores: , , , , ,

quarta-feira, agosto 22, 2007

Tap Fotos - Bojangles e Shirley Temple



Fonte: internet.

Marcadores: , , ,

Rio, RJ - Off-Tap - Espetáculos

O Jornal da Dança e a Rádio JD apresentam os espetáculos "Rio Oriente" (de 30 de agosto a 02 de setembro de 2007) e "Mostra Dança Rio" (de 06 a 09 de setembro de 2007:

Dias 30 de agosto a 02 de setembro
Dança do Ventre - Rio Oriente - Grupos Gaia e Kelimaski

Dias 06 e 07 de setembro
Grupo Gaúcho de Arte, Tradição e Folclore

Dias 08 e 09 de setembro
Movimento Versátil, Escola de Danças Casa Azul, Bete Spinelli, Luiz Kleb, Espaço X Stelinha Cardoso, Centro de Dança Rio e Stúdio de Ballet Bertha Rosanova

Direção: Edézio Paz e Rakel Lima
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Largo do Machado
Horário: 20h (domingo às 19h)
Ingressos: R$ 20
Antecipado: R$ 10
Informações: 2532-5658 / jornaldadanca@yahoo.com.br

Marcadores:

Rio, RJ - Off-Tap - Dança em Foco

Com entrada franca, continua acontecendo no Rio o "Dança em Foco — Festival Internacional de Dança e Vídeo", com curadoria de Paulo Caldas e Leonel Brum, exposição de fotografias, oficinas, mesas-redondas e palestras. Nesta quarta, 22.08.2007, às 19h30min, mesa-redonda com o tema "Videodança: (in)definições", com Silvina Szperling (Argentina), Tamara Cubas (Uruguai) e Alexandre Veras (Ceará). O evento acontece sempre no Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63, Flamengo, (21) 3131-3060) de terça a domingo das 11h às 20h até o dia 02 de setembro de 2007. Classificação livre.

Marcadores:

Rio, RJ - Off-Tap - Flamenco

A Companhia de Arte Flamenca apresenta um espetáculo de dança flamenca com linguagem contemporânea nesta quarta, 22.08.2007, na Casa Brasil Mestiço (Av. Mem de Sá, 61, Lapa, (21) 2059-7418) às 20h. Ingressos a R$ 12. Classificação livre.

Marcadores: ,

Rio, RJ - Off-Tap - Protesto no Municipal

Reportagem de Alessandro Soler em O Globo de ontem, 21.08.2007:

Protesto nas escadarias do Municipal
Servidores fazem manifestação na porta do teatro denunciando crise financeira

Um grupo de servidores do Teatro Municipal ocupou as escadarias do prédio, na hora do almoço de ontem, para um protesto. Segundo os organizadores do ato, cerca de 300 pessoas decidiram ir para a calçada denunciar a crise financeira que assola a fundação e exigir detalhes sobre a transferência do Municipal para a prefeitura. Os servidores pediram mais verbas para a manutenção da programação deste ano, que sofreu cortes, e cobraram promessas de campanha do governador Sérgio Cabral.

-- O governo continua totalmente omisso. Ninguém nos procurou desde que a crise financeira veio à tona. Parte importante da programação continua suspensa. E ainda fomos surpreendidos por essa transferência para a prefeitura. Queremos ser ouvidos -- disse João Fortunato de Carvalho, presidente da associação dos artistas do corpo de baile.

Os servidores voltaram a cobrar investimentos. De acordo com representantes de todas as associações de artistas, repasses insuficientes levaram à suspensão da programação de agosto e de parte das produções agendadas até o fim do ano. Durante a campanha, Sérgio Cabral prometeu investir pelo menos 1% do orçamento do estado em cultura.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Área Cultural (Sintac), João Carlos Dittert, disse que a proposta de transferência da administração da casa para o município foi feita "na calada da noite". Para ele, qualquer mudança deve ser precedida de discussão com os funcionários e a sociedade:

-- No passado já tinham tentado a transferência, que foi considerada inconstitucional. Não podem fazer assim, sem comunicar a ninguém.

Autor do projeto apresentado à Alerj autorizando a transferência, o deputado André Corrêa disse que, se ele for aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da casa, será debatido "longamente" em audiências públicas.

Segundo Corrêa, a prefeitura tem mais condições financeiras e técnicas para "recuperar as condições mínimas de operacionalidade do Municipal." A assessoria de imprensa do governador Sérgio Cabral voltou a confirmar a intenção dele de transferir o controle do Municipal para a prefeitura, anunciada na semana passada.

Os trâmites para isso já estariam em andamento, independentemente da lei proposta por Corrêa. A prefeitura demonstrou interesse em administrar o Municipal. Na assessoria de imprensa da Secretaria estadual de Cultura, ninguém foi encontrado.

Marcadores: ,

Rio, RJ - Off-Tap - Contemporâneo

Marcadores:

São Paulo, SP - Off-Tap - Dança-Teatro

O espetáculo "Por Um Triz", da Artista do Corpo Cia de Dança-Teatro, reestréia em São Paulo em curta temporada, de 24.08.2007 a 02.09.2007, baseado no poema "Espera", de Dinah Perry, que aborda a ansiedade presente no cotidiano das pessoas. Jairo Mattos assina a direção. Sexta e sábado às 21:30h e domingo às 20:30h. Duração: 60 minutos. Recomendação: 12 anos. Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia). No Teatro Fábrica São Paulo (Sala 1, 134 lugares), na Rua da Consolação, 1623 / www.fabricasaopaulo.com.br / (11) 3255-5922.

Marcadores:

terça-feira, agosto 21, 2007

Tap Videos - Gregory Hines

Fiquei devendo, no post sobre o Tap Brasil da última quinta-feira, 16.08.2007, o videoclip de Gregory Hines cantando (sim, cantando) "That Girl Wants To Dance With Me", música do LP "Gregory Hines" que apresentei no programa.

Vai então o link para o arquivo do Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=KByHC5UYe5I

Marcadores: ,

Rio, RJ - Off-Tap - Dança em Foco

Com entrada franca, o "Dança em Foco - Festival Internacional de Dança e Vídeo" continua acontecendo no Rio, apresentando 486 horas de vídeos de dança produzidos em mais de 30 países, com curadoria de Paulo Caldas e Leonel Brum. O evento conta ainda com exposição de fotografias, oficinas, mesas-redondas e palestras. Nesta terça, 21.08.2007, às 19h30min: encontros do II Fórum Latino-Americano de Videodança no Oi Futuro (R. Dois de Dezembro 63, Flamengo, (21) 3131-3060). O evento acontece das 11h às 20h até o dia 02 de setembro de 2007, com classificação livre. A fonte da informação é o jornal O Globo de hoje.

Marcadores:

Rádio JD - Programas da Terça

Nesta terça, 21.08.2007, a Rádio JD apresenta:

- de 10h às 11h, "Tablado Flamenco", com Estrella Bohadana e Ricardo Samel, um panorama geral sobre a Dança Flamenca.

- de 11h às 12h, "Rio Oriente", com Márcia Gaia e Samra Sanches, sobre Dança do Ventre.

- de 14h às 16h, "Assim é o Rio Grande", apresentado por Edemir Machado, sobre a cultura gaúcha.

No próximo dia 23.08.2007, vocês já sabem: o encontro marcado é com o "Tap Brasil", sapateado nas ondas da rede sempre às quintas, das 18h às 19h. Ainda na grade da rádio, não percam também os programas apresentados por Edézio Paz:

- "Platéia", segunda-feira, das 10h as 12h
- "Chamada Geral", sexta-feira, das 11h às 12h

Para assistir, basta entrar em um dos sites do Jornal da Dança e da Rádio JD:

http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br

Marcadores: , , , , ,

Mídia - Teatro Municipal do Rio

Matéria de Alessandra Duarte no Segundo Caderno de O Globo em 16.08.2007:

Lago das crises
Municipal sofre com falta de verba e déficit de 80 artistas

A menos de dois anos de seu centenário, que será comemorado em 2009, o Teatro Municipal do Rio está tendo de escolher entre pagar o vale-refeição dos funcionários ou a conta de luz do imóvel. Foi assim no mês passado, quando a administração da casa viu acabarem os recursos da Associação de Amigos do Municipal.

Era o dinheiro da associação, dizem funcionários do teatro, que estaria ajudando o espaço a se manter no primeiro semestre de um ano em que seu orçamento foi a menos da metade dos anos anteriores. A crise no Municipal abarca ainda um déficit de cerca de 80 artistas em seu corpo fixo, além de atraso de dois meses no pagamento dos salários dos funcionários terceirizados nos setores técnicos e administrativos, que corresponderiam a cerca de 70% desses setores.

O agravamento da situação da casa ocorre num momento em que há um vácuo de poder na Secretaria estadual de Cultura, já que o atual secretário, Luiz Paulo Conde, está de partida para Furnas, e o deputado federal Jorge Bittar (PT) ainda não disse se aceita ou não o convite para substituí-lo, feito pelo governador Sérgio Cabral. O governador disse ter sabido da situação do teatro pelo GLOBO e que se reunirá com o presidente da casa, Luiz Paulo Sampaio.

A diminuição do orçamento do teatro para este ano, de R$ 4 milhões para R$ 1,8 milhão (mesmo assim, há risco dessa quantia não chegar à Cinelândia até o fim do ano), fez a casa cancelar projetos que dependam de recursos próprios e não tenham obtido patrocínio, como o balé "QuebraNozes". A ópera "Carmen", programada para novembro, segundo a Secretaria de Cultura, também estaria na gangorra. Funcionários do teatro afirmam que, para se manter, a casa precisaria de cerca de R$ 400 mil por mês; hoje, o teatro não chegaria a ter R$ 200 mil por mês.

-- Os tíquetes-refeição de julho e agosto estão atrasados, assim como os vales-transporte de agosto -- diz José Rescala, diretor da Associação do Coro do Municipal.

-- Em julho, deixaram de pagar o vale-refeição para poder pagar a conta de luz -- completa Pedro Olivero, diretor do Sindicato dos Funcionários do Municipal e presidente da Associação do Coro da casa.

José Rescala acrescenta que, com a saída de Conde da Secretaria de Cultura, a situação piora: -- Sem a gente saber quem vai para o lugar dele, fica este vácuo.

Nem sabemos a quem recorrer.

-- A gente está no ar -- conclui o presidente da Associação do Corpo de Baile, João Carvalho.

Segundo a Secretaria estadual de Cultura, dos R$ 1,8 milhão do orçamento de 2007 do teatro, cerca de R$ 500 mil vêm do aluguel do teatro para eventos de fora da casa, como os prêmios TIM e Multishow, os maiores responsáveis por essa fonte de renda. Nos outros casos, como apresentações do Grupo Corpo, o teatro recebe de R$ 7,5 mil a R$ 15 mil (por projeto). Quem realiza o contrato desse tipo de aluguel é a Associação de Amigos do Municipal, que, além desses aluguéis, tem como fonte de renda as doações feitas ao teatro.

-- O dinheiro da Associação de Amigos estava cobrindo os buracos do primeiro semestre. Agora, como até esse dinheiro acabou, a coisa estourou -- diz uma pessoa próxima à administração do teatro.

O principal problema do teatro hoje, além da falta de verba, é a ausência de bailarinos e músicos, num déficit de cerca de 80 profissionais, segundo João Carvalho: o coro tem 90 coristas, mas precisa de mais 30; os instrumentistas hoje são 65, mas o ideal seria cem; e o corpo de baile, que idealmente deveria ter 120 bailarinos, trabalha com 107 (sendo que cerca de 70 deles estão dançando; os restantes têm outras funções, como ensaiador, por exemplo).

-- No último domingo, não houve Domingo no Municipal, pois os 16 instrumentistas contratados, que ajudavam a manter o corpo de músicos, não receberam, logo não foram -- completa José Rescala.

O último concurso para o corpo de artistas do Municipal ocorreu em 2002. De lá para cá, o teatro perdeu bailarinos com nome de peso, como Roberta Marques, Tiago Soares e André Valadão, que saíram do teatro (indo para o exterior) muito devido à inatividade do corpo fixo. Se o último concurso para artistas foi há cinco anos, o último para os setores administrativo e técnico ocorreu há mais de dez. O resultado é que, segundo um funcionário próximo à direção da casa, cerca de 70% dos técnicos e administrativos são terceirizados -- e justamente eles estão com salários atrasados há dois meses:

-- Se eles resolverem deixar de ir, o teatro nem abre.

A crise inclui ainda a gestão do teatro: diretores de associações do corpo de baile e do coro dizem que não estariam tendo acesso a dados sobre a destinação dos recursos recebidos pelos aluguéis do espaço.

-- Além da promessa de aumentar o orçamento da cultura para 1%, o governador havia nos prometido ainda que seríamos consultados na escolha da presidência do teatro, e não fomos -- afirma José Rescala.

A gestão do presidente do Municipal, Luiz Paulo Sampaio, sofreu desgaste também por conta do maestro Guilherme Bernstein, escolhido por ele para conduzir a orquestra.

-- Alguns músicos do teatro o consideram inexperiente, mas isso não é o sentimento geral da casa. O maestro tem feito muito para organizar o setor -- argumenta Jesuína Passaroto, presidente da Associação dos Músicos, que no entanto concorda com as queixas de falta de verba e pessoal. -- Precisamos de 12 violinistas, temos só seis.

O atual secretário de Cultura, Luiz Paulo Conde, reconhece que o teatro foi realmente o mais afetado pelos cortes do governo, mas diz que há uma programação sendo mantida.

-- Há o Cello Encounter. O Domingo no Municipal continua. "Carmen" será em novembro, e "A dama das camélias", em dezembro -- diz Conde, rebatendo as críticas quanto ao pouco número de récitas do corpo de baile. -- O teatro não pode ter só balé. Tem que ter Momix, Orquestra Petrobras, Yo-Yo Ma... O Municipal nunca esteve tão bem.

Marcadores: ,

segunda-feira, agosto 20, 2007

Rio, RJ - Off-Tap - Video-dança e Celulares

Do caderno de informática de O Globo desta segunda, 20.08.2007:

Junto ao Festival Internacional de Vídeo & Dança, que começa hoje no Oi Futuro, acontece um concurso para produção de obras de videodança de um minuto de duração com câmeras de celulares, ministrado pelo artista espanhol Daniel Miracle.

O celular usado no curso será o Motorola A1200i. Também ocorre a partir do dia 27 no Espaço Sesc, em Copacabana, um workshop de criação audiovisual com câmeras de celulares, dado pelo mesmo Miracle. A idéia é mostrar como, mesmo em baixa resolução, é possível obter imagens criativas.

Marcadores:

Tap Videos - Savion Glover

Savion no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=wjOiakroo0o

Marcadores: ,

Rio, RJ - Off-Tap - Oficinas Diversas

Marcadores:

Rádio JD - Programa Platéia, Nesta Segunda

Nesta segunda-feira, 20.08.2007, o Programa Platéia, na Rádio JD, com apresentação de Edézio Paz, estará recebendo Isolina Rabello, bailarina e maitre de ballet.

E no próximo dia 23.08.2007, vocês já sabem: o encontro marcado é com o "Tap Brasil", sapateado nas ondas da rede sempre às quintas, das 18h às 19h. Para assistir os programas da Rádio JD, basta entrar em um dos sites abaixo:

http://www.jornaldadanca.com.br
http://radiojd.com.br

Marcadores: , , , , ,

Salvador, BA - Workshops

De 20.08.2007 a 11.09.2007 acontecem os cursos da professora Juana Navarro (BA) em Salvador no Palco 4 (R. das Hortências, 764, Pituba):

Iniciante:
- segundas e quartas: 7h às 8h
- terças e quintas: 15:40h às 16:40h
- sextas: 17h às 18h

Avançado/Intermediário:
- ter/qui/sex: 11h às 12h / 20:30h às 21:30h

Preço: R$ 100

Informações: (71) 3494-4325 / palco4@palco4.com.br

Marcadores: , ,

domingo, agosto 19, 2007

Tap Videos - Bojangles

Com Shirley Temple:

http://www.youtube.com/watch?v=UkoT-I5cyVs

Marcadores: , ,

Diadema, SP - Off-Tap - Gala 07

Em sua sétima edição, "Gala 07", mostra não competitiva de dança, acontece nos dias 23 a 26 de agosto de 2007 na cidade de Diadema, SP, no Teatro Clara Nunes. Curadoria do evento: Ismael Guiser. Informações: (11) 3078-6912 / 9229-1279.

Marcadores:

Santos, SP - Bienal SESC de Dança 2007

A Bienal SESC de Dança 2007, "Memória que se inscreve" acontece de 14 a 18 de novembro de 2007, na unidade SESC Santos e em espaços públicos e históricos da cidade. Cada artista ou companhia é livre para propor um espaço de apresentação à sua escolha, de acordo com a lista dos espaços oferecidos pela Bienal SESC de Dança, como Praça das Bandeiras, Fonte do Sapo e Bolsa do Café

Para o regulamento, lista de espaços e inscrições, clique
aqui.

Marcadores: